Fiat Toro Ranch 2.0 turbodiesel: Prós e Contras
Versão aposta no visual "country" para se aproximar das picapes maiores por R$ 200 mil
Volte no tempo, mais ou menos anos 1990 e 2000, e relembre das versões mais caras de Chevrolet S10 e Ford Ranger por exemplo. Ou nem isso, basta lembrar a quantidade de acessórios como santantonio e estribos cromados que eram oferecidos para estas e outras picapes no aftermarket. Cromados eram sinônimo de picape e vida no campo. Goste ou não, era uma realidade.
A Fiat olhou para este estilo "country" para fazer a Toro Ranch. Nascida como versão especial da picape, acabou ficando mesmo depois da reestilização, feita em 2021, como uma das topo com o motor 2.0 turbodiesel - tem a Toro Ultra, para um público mais urbano. Mas vale a pena pagar os R$ 205.390 pedidos pela versão lotada de cromados e acessórios?
Prós
Consumo e autonomia do 2.0 turbodiesel
Mesmo com a chegada do 1.3 turbo, a Fiat manteve a Toro com a opção do 2.0 turbodiesel. Com 170 cv e 35,7 kgfm de torque, segue como opção aos clientes que farão o uso principalmente em rodovias, por exemplo, pela autonomia do diesel. Em nossos testes, a Toro 2.0 TD marcou 15 km/litro neste regime, ou uma autonomia de 900 km com seus 60 litros de capacidade do tanque.
É a picape diesel e 4x4 mais barata
A Toro pode ser a menor picape a diesel e com tração nas 4 rodas do nosso mercado, mas é a mais barata. Mesmo sua versão Freedom, de R$ 149.190, já tem o mesmo conjunto mecânico. A Ranch ultrapassa os R$ 200 mil, mas as médias já estão bem acima desta faixa em suas versões de entrada. A quem não precisa da caçamba maior ou não tem um uso tão extremo fora-de-estrada, a Toro se encaixa.
Pacote completo de equipamentos
Como uma versão topo, a Toro Ranch tem um pacote de equipamentos bem completo. Destaque para os faróis fullLEDs, sistema multimídia com tela de 10,1" vertical (como as Ram) com espelhamento sem fios, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída de faixas, farol-alto automático, 7 airbags, sistema de tração integral automática, ar-condicionado de 2 zonas, banco do motorista elétrico e painel digital de 7".
Contras
Visual exagerado?
Pode ser uma questão de gosto pessoal, mas a Toro Ranch é um pouco exagerada. Tudo bem que é seu atrativo, mas a quantidade de cromados chega a ser pesado no visual da picape - que nesta cor azul até deu uma disfarçada. Por dentro, bancos em marrom e um acabamento imitando madeira no painel que mais remetem a um piso de casa não agradaram uma boa parte das pessoas que a viram. Precisava pesar a mão assim, Fiat?
Vai usar apenas na cidade? Fique com a 1.3 turbo
A Toro com o 2.0 turbodiesel é uma boa para quem irá pegar bastante estrada ou um uso leve na terra, principalmente pela tração integral - é incrível a diferença que o sistema faz na estrada, principalmente na chuva. Com o câmbio de 9 marchas, a conversa é boa nessas situações, mas se você vai usar na cidade, fique com a 1.3 turbo. Mesmo a versão Volcano totalmente equipada, custa R$ 174.930, uma boa diferença para a Ranch, com um bom desempenho mesmo assim.
Espaço interno menor que de SUVs
A Toro se baseia em SUVs como os Jeep Compass e Renegade em diversos pontos, como a plataforma e motores. Mas se você precisa de espaço interno, fique com um deles, principalmente no banco traseiro. A Toro é maior em comprimento, mas sua prioridade foi a caçamba, como a maioria das picapes de cabine dupla.
Fiat Toro 2.0TD Ranch | |
---|---|
Motor | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.956 cm3, turbo e intercooler, diesel |
Potência e torque | 170 cv @ 3.750 rpm; 35,7 kgfm @ 1.750 rpm |
Transmissão | câmbio automático de 9 marchas, tração integral automática |
Suspensão | McPherson na dianteira e multilink na traseira; rodas de liga-leve de 18" com pneus 225/60 R18 |
Peso | 1.918 kg em ordem de marcha |
Comprimento e entre-eixos | 4.945 mm; 2.990 mm |
Largura | 1.845 mm |
Altura | 1.734 mm |
Capacidade de carga | 1.000 kg |
Capacidades | caçamba, 937 litros; tanque 60 litros |
Ângulo de entrada | 25º |
Ângulo de saída | 28,4º |
Altura do solo | 236,6 mm |
Preço como testado | R$ 205.390 (Ranch) |
Aceleração | 0 a 60 km/h: 4,4 s; 0 a 80 km/h: 7,2 s; 0 a 100 km/h: 11,2 s |
Retomada | 40 a 100 km/h (D): 8,6 s; 80 a 120 km/h (D): 8,1 s |
Frenagem | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira - 100 km/h a 0: 42,8 m; 80 km/h a 0: 26,0 m; 60 km/h a 0: 14,5 m |
Consumo de combustível | cidade: 9,5 km/l; estrada: 15,0 km/l |
Bombando
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