Primeiras Impressões: Mini Clubman e Countryman John Cooper Works, a dupla dinâmica

Procurando esportividade em família? Há duas novas opções no mercado

Mini Countryman John Cooper Works Mini Countryman John Cooper Works

Se os modelos da Mini já têm uma pegada esportiva de nascença, a linha assinada pela divisão John Cooper Works amplia consideravelmente esta genética. A linha esportiva, que já contava com o hatch e o cabrio no Brasil, agora foi ampliada com a chegada do Countryman (crossover) e Clubman (perua) na linha 2020.

Os dois modelos fazem a estreia do novo motor 2.0 turbo do grupo BMW, com 306 cv - o mesmo que está no novo BMW M135i, a nova geração do hatch. Em comparação com o 2.0 turbo dos demais membros da linha, são 75 cv e 13,3 kgfm a mais, além do sistema de tração integral. O câmbio automático é o mesmo, com 8 marchas. 

O que são?

A linha JCW usa o mesmo motor 2.0 turbo das versões S, o B48. Mas, para ter potência extra, pistões e virabrequim são forjados, o turbo é maior e todo o sistema de gerenciamento de combustível e turbo foi reconfigurado. Mantém o turbo de duplo fluxo e o sistema de variador de fase nos dois comandos, além do variador de abertura na admissão. Há dois radiadores de óleo, radiador de arrefecimento maior e um intercooler de maior capacidade. 

Não adianta ter mais potência e esses cavalos não chegarem ao chão. Molas e amortecedores recebem calibragem mais firme, além do Countryman ter amortecedores adaptativos com seletor de condução - o modo Sport "trava" o curso para diminuir ainda mais a rolagem da carroceria. O sistema de freios traz discos de 335 mm na dianteira com pinças com 4 pistões cada e sistema de ventilação reforçado para aguentar os passeios, digamos, mais animados. 

A dupla é a única da linha JCW que tem sistema de tração integral ALL4, com diferencial dianteiro mecânico e um central eletrônico, que pode distribuir até 100% do torque em um dos eixos, chegando a 50/50 se necessário. Em condições normais, são 80% na dianteira e 20% na traseira. 

Componentes visuais também são exclusivos e assinados pela JCW. O para-choque dianteiro tem aberturas maiores para suprir a demanda para os radiadores, além de extrator traseiro e aerofólio funcionais para reduzir o arrasto aerodinâmico. O mesmo objetivo permeou as capas dos retrovisores e os apliques de para-lamas, com defletores de ar. 

Como andam?

Conhecemos os novos Mini Countryman e Clubman John Cooper Works no Autódromo da Fazenda Capuava, uma pista travada e bastante técnica feita justamente para carros mais dinâmicos do que rápidos. Apesar dos mais de 4 metros de comprimento de ambos, eles são compactos ao lado de outros modelos de seus segmentos - aliás, a Mini coloca o Clubman entre os sportbacks, apesar de estar muito mais para uma perua. 

Começamos pelo Clubman. Dos dois, é o que mais se aproxima do hatch por não ter a altura do solo elevada. Ao lado do crossover, tem o mesmo entre-eixos de 2,67 m, mas o comprimento cerca de 7 cm menor. Como todo Mini, traz a posição de dirigir facilmente ajustável e ainda nos brinda com bancos semi-concha exclusivos da JCW. Pode não ter regulagens elétricas, mas abraça o corpo como poucos. 

Olhe para a ficha técnica e observe que as faixas de rotações de potência e torque praticamente se cruzam. O 2.0 turbo é elástico e, trabalhando com o eficiente câmbio de 8 marchas, faz o Clubman ganhar velocidade facilmente. A Mini fala em 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, o mais rápido da marca até então, inclusive com Launch Control (controle de largada). 

Na pista, é como se ele ignorasse que é maior que o hatch. A direção direta e suspensão firme fazem com que o Clubman entre nas curvas sem reclamar, com a ajuda da tração integral. O câmbio faz as trocas rapidamente, seja por conta própria, seja pelas aletas no volante. Sempre no modo Sport, o ronco do motor ganha força e gera animados estalos nas trocas. 

Passando para o crossover Countryman, a posição de dirigir é a mesma, a não ser pela visão mais alta dada pela natural altura elevada do solo. Maior, mais alto e mais pesado, é lógico que não tem a mesma desenvoltura do Clubman na pista, porém não ache que estamos diante de um SUV sem emoção e personalidade.

Ele inclina mais a carroceria nas curvas, mas os amortecedores adaptativos seguram isso o máximo possível. Pela maior massa, principalmente pela altura, pede um pouco mais de atenção e sai mais facilmente de frente, mas o Clubman não consegue "escapar" muito da visão. Os 50 kg a mais são quase ignorados pelos 306 cv, com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, segundo a Mini. 

Quanto custam?

O Mini Clubman JCW sai por R$ 219.990 com itens como sistema multimídia com Apple CarPlay via Bluetooth, ar-condicionado de duas zonas, faróis de LEDs adaptativos, seletor de modos de condução (Normal, Green e Sport), luzes ambientes, teto-solar, Head Up Display e sistema de som da Harman/Kardon. Como opcional, há apenas o sistema de estacionamento automático, ficando devendo itens como piloto automático adaptativo e assistente de faixas, uma "exigência" desta faixa de preços. O Countryman JCW custa R$ 239.990, com os mesmos equipamentos. 

A dupla se torna interessante para quem procura um esportivo, mas precisa de mais espaço que um hatch. Se fosse para escolher um, levaria o Clubman. Mas como os SUVs/crossovers estão na moda, sabemos que a maioria levará o Countryman... 

 

Ficha técnica: Mini Countryman John Cooper Works

MOTOR dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.998 cc, 16 válvulas, comandos de admissão e escape, com variador de fase em ambos e de abertura na admissão, turbo de duplo fluxo, injeção direta, gasolina
POTÊNCIA/TORQUE 306 cv de 5.000 a 6.250 rpm; 45,9 kgfm de 1.750 a 4.500 rpm
TRANSMISSÃO automático de 8 marchas; tração integral automática
SUSPENSÃO independente McPherson na dianteira e multilink na traseira
RODAS E PNEUS  alumínio aro 19" com pneus 225/45 R19
FREIOS discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS
PESO 1.600 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES comprimento 4.299 mm, largura 1.822 mm, altura 1.557 mm, entre-eixos 2.670 mm
CAPACIDADES tanque 51 litros; porta-malas 450 litros
PREÇO R$ 239.990

 

Ficha técnica: Mini Clubman John Cooper Works

MOTOR dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.998 cc, 16 válvulas, comandos de admissão e escape, com variador de fase em ambos e de abertura na admissão, turbo de duplo fluxo, injeção direta, gasolina
POTÊNCIA/TORQUE 306 cv de 5.000 a 6.250 rpm; 45,9 kgfm de 1.750 a 4.500 rpm
TRANSMISSÃO automático de 8 marchas; tração integral automática
SUSPENSÃO independente McPherson na dianteira e multilink na traseira
RODAS E PNEUS  alumínio aro 18" com pneus 225/40 R18
FREIOS discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS
PESO 1.550 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES comprimento 4.226 mm, largura 1.800 mm, altura 1.441 mm, entre-eixos 2.670 mm
CAPACIDADES tanque 48 litros; porta-malas 360 litros
PREÇO R$ 219.990

 

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