Nascido como um carro-conceito que ganhou as ruas, o Evoque parecia ser o máximo de ousadia que a Land Rover seria capaz. Mas o sucesso do modelo fez com que os designers voassem mais alto e apresentassem nada menos que uma versão conversível do SUV? SUV sem capota? Isso mesmo! Está aí a grande sacada do novo membro da família 4x4 inglesa. Um SUV capaz de unir capacidade off-road com a liberdade de dirigir ao ar livre, como nos tempos dos velhos Jeep Willys, mas com toda a tecnologia, luxo e performance dos dias atuais.

 

 

Para apimentar a história, a Land Rover do Brasil trouxe o modelo numa edição limitadíssima de 45 unidades. E ainda tascou-lhe uma pintura laranja "para tudo" em conjunto com rodas aro 20" pretas para o carro de imprensa. Se um Evoque "comum" já chama a atenção, imagine esse. Nós passamos uns dias com ele, indo inclusive para a praia em 4 pessoas - sim, ele oferece espaço pra isso e ainda tem um porta-malas de 251 litros, bem maior que o da maioria dos conversíveis. 

Apesar de perder a capota, o Evoque Cabrio recebe reforços para manter a carroceria rígida mesmo com o teto aberto. Ele ganhou um pouco mais de peso, mas o motor 2.0 turbo de 240 cv ainda dá conta do recado facilmente. E o câmbio automático de 9 marchas garante passeios suaves sem gastar muito combustível - pode passar dos 10 km/l na estrada se não tivermos pressa. 

 

Range Rover Evoque Cabrio BR

 

Como um verdadeiro Land Rover, usa sistema de tração integral adaptativa com modos de condução selecionáveis conforme o ambiente (Terrain Response). Ou seja, mesmo sendo um modelo com visual urbano, segura a bronca na hora de colocar suas rodas na terra. Mas quem vai coragem de fazer isso com um brinquedão de R$ 292.500?

 

 

Vídeo: Paulo Trindade

Fotos: Mario Villaescusa

 

MEDIÇÕES MOTOR1 BR 
    Evoque Cabrio
Aceleração  
  0 a 60 km/h 3,8 s
  0 a 80 km/h 6,0 s
  0 a 100 km/h 8,7 s
Retomada  
  40 a 100 km/h em S 6,7 s
  80 a 120 km/h em S 6,6 s
Frenagem  
  100 km/h a 0 40,2 m
  80 km/h a 0 24,6 m
  60 km/h a 0 13,8 m
Consumo  
  Ciclo cidade 5,5 km/l
  Ciclo estrada 9,2 km/l

Galeria: Range Rover Evoque Cabrio BR

Envie seu flagra! flagra@motor1.com