Nissan Frontier aparece com novo visual, mas deve ficar longe do Brasil; híbrida tomará seu lugar
Imagens supostamente vazadas na Ásia indicam que geração atual vai ganhar reestilização com cara de Kicks
Enquanto prepara a chegada da nova Frontier Pro híbrida desenvolvida na China para mercados latino-americanos, a Nissan deve fazer mais uma atualização na atual geração da picape com motor turbodiesel, que segue em produção no México. Imagens que circulam há alguns dias em páginas do Oriente Médio e da Ásia supostamente mostram uma reestilização pesada da atual Navara, nome usado pela Frontier em diferentes mercados.
As fotos apresentam a conhecida carroceria da geração D23 com uma dianteira completamente redesenhada, numa transformação semelhante à realizada pela Chevrolet na última renovação da S10. A origem do material, porém, ainda não foi confirmada, e não se descarta a possibilidade de montagem ou criação por inteligência artificial.
Frontier com cara de Kicks
Caso as imagens sejam autênticas, a Nissan teria conservado praticamente toda a estrutura central da Frontier atual. Cabine, portas, linha dos vidros, teto, retrovisores e boa parte da caçamba repetem o desenho da picape lançada globalmente em 2014 e atualizada pela última vez na virada da década.
A dianteira, por outro lado, mudaria quase por completo, com os faróis convencionais usados hoje dando lugar a um conjunto dividido, formado por uma faixa estreita junto ao capô e três elementos horizontais posicionados nas laterais de uma grade bem maior. A solução lembra a dianteira do novo Kicks Rock Creek, configuração aventureira lançada recentemente lá fora.
Na parte superior da grade aparecem outras três aberturas horizontais, numa referência semelhante à usada pela própria Nissan na Frontier Pro para recordar a antiga D21 Hardbody. Capô, para-choque e para-lamas dianteiros também teriam sido redesenhados para acomodar o novo conjunto. Ao menos por enquanto, não há imagens que permitam saber se o interior e a traseira também mudariam.
Imagens reais ou trabalho de IA?
A presença de diferentes ângulos e de duas configurações com o mesmo desenho frontal dá alguma coerência ao suposto vazamento. Proporções, recortes da carroceria e pontos de união entre as peças também fazem sentido caso a Nissan realmente esteja trabalhando em uma atualização da geração atual sem mudar de plataforma.
Isso, porém, ainda não prova que os carros existam. As fotos originais têm baixa resolução, não mostram documentos, placas de identificação ou qualquer elemento que permita localizar a fábrica. O perfil @ar_cars_jp, cuja marca aparece nas imagens que você vê aqui, também publica tanto flagras quanto projeções de modelos futuros.
O material passou por páginas tailandesas, pelo fórum vietnamita Auto Daily e pelo Autocar Philippines, mas ainda não foi ligado diretamente a uma fábrica, fornecedor ou apresentação reservada da Nissan. Até que apareça uma origem verificável, o mais correto é tratá-lo como um suposto vazamento, sem descartar que as imagens sejam apenas projeções.
Nissan pode repetir a fórmula da S10
A estratégia de aplicar uma identidade visual mais atual sobre uma base antiga não é novidade entre as picapes, como mostrou a Chevrolet na reestilização da S10 lançada em 2024. A marca manteve a plataforma e todo o miolo do modelo, mas redesenhou praticamente toda a dianteira, modernizou o interior e atualizou os equipamentos para prolongar a vida comercial do projeto.
A Frontier pode acabar seguindo pelo mesmo caminho enquanto a Nissan reorganiza sua família de picapes ao redor do mundo. Uma apuração publicada pelo AutoPapo, citando informações obtidas pelo aponta que a D23 retornaria ao Brasil no início de 2027, agora importada do México.
Essa picape manteria o chassi atual e poderia adotar duas configurações de suspensão traseira. As versões mais caras continuariam com o conjunto multilink e molas helicoidais, enquanto uma opção voltada ao trabalho recorreria ao eixo rígido com feixe de molas para reduzir custos e aumentar a capacidade de carga.
Frontier híbrida será a resposta, sem diesel
Para o nosso mercado, a vinda da Frontier diesel foi descartada pelo Presidente e Diretor Geral da Nissan do Brasil, Rircardo Gondo. Para cá, o foco ficará na Frontier Pro, desenvolvida pela Zhengzhou Nissan, sociedade da fabricante japonesa com a chinesa Dongfeng, e já começou sua expansão internacional.
A Nissan confirmou que a versão chinesa será oferecida na América Latina, no Oriente Médio, no Sudeste Asiático e na Oceania, com motores definidos de acordo com cada região. Os mercados latino-americanos receberão a configuração híbrida plug-in, enquanto a versão apenas a combustão ficará inicialmente concentrada no Oriente Médio.
A mecânica da possível Frontier reestilizada permanece desconhecida, mas a manutenção do 2.3 turbodiesel usado pela geração D23 parece o caminho mais provável. No Brasil, a picape vendida até o início de 2026 trazia a configuração biturbo de 190 cv e 45,9 kgfm, combinada ao câmbio automático de sete marchas, mas novas regras de emissões complicariam sua vida em nosso mercado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan Frontier Pro: picape híbrida chinesa estreia no México e mira o Brasil
Fiat completa meio século e com nove modelos que foram pioneiros
Sentra de tiozão? Nissan transforma sedã em esportivo de 300 cv com peças do GT-R
Prometido para 2026, BYD Song Plus nacional não tem data para chegar
Nissan corrige falha do Kicks e mantém cinco estrelas no Latin NCAP
Tesla faz dobradinha histórica na Europa; Jaecoo 7 surpreende
Depois de fechar fábrica, Nissan agora abandona operação própria na Argentina