Pequeno cinquentão: Em 1975, VW lançava o Polo
Comemorando meio século do seu compacto global, alemã fará exibição de modelos de sua coleção nos próximos meses; conheça história
O que fazer quando você tem um produto que é aceito em todos os mercados há décadas mas precisa de um substituto a altura? Esse foi o dilema da Volkswagen nos anos 70, quando seu então modelo mais popular, o Fusca, já começava a mostrar sinais de idade, principalmente diante de concorrentes bem mais modernos, com motor arrefecido à agua e tração dianteira.
Ainda no fim dos anos 60 a marca já estudava maneiras de modernizar seu portfólio com um modelo que é pouco conhecido no mundo: o K70, um sedã de quatro portas originado de sua parceria com a NSU Motorenwerke AG. O modelo durou cerca de 5 anos, tendo cerca de 211.127 unidades vendidas entre 1970 e 1975 e foi a virada de chave que permitiu motores do tipo na marca alemã, que ainda insistia nos motores a ar pelo mundo.
Sedã da NSU virou o primeiro VW com motor dianteiro refrigerado a água
Sendo um modelo grande, era necessário algo menor e mais prático para substituir o Fusca. E assim, em 1973, surge o primeiro Volkswagen Passat, derivado do Audi 80. Na época, o presidente do grupo alemão queria redução máxima de custos e desta forma toda uma família de modelos VW e Audi foram feitos na mesma base, com motor longitudinal e desenho partindo das mesmas pranchetas do designer Giorgetto Giugiaro. Era praticamente uma MQB da época.
Com a necessidade de carros ainda menores para mais mercados, outros modelos foram nascendo, como o Golf, que chegou um ano depois, em 1974, e em 1975 chegou o Polo. Criava-se uma família de carros com tração dianteira.
1ª geração do Polo
Audi 50, o avô do A1 e A3
1º Polo era um Audi
Lembra-se quando a atual geração do Polo foi lançada no Brasil e era anunciada como mini-Golf? Alguns acharam um exagero do marketing na época. Mas e se disséssemos que a origem do Polo, há cinquenta anos, vem de um Audi? Pois é: Bem antes do A1 e do A3, a Audi já teve seu compacto de entrada, chamado na época apenas de 50.
Durante os anos 1970, ainda em um momento de reorganização pós Auto Union, a Audi não tinha o status premium que adquiriu em décadas mais recentes. No processo de aquisição total pela Volkswagen, o modelo, um hatchback de 3 portas bastante despojado, com cerca de 3,50 metros de comprimento e 2,33 m de entre eixos, ganhou companhia do Polo apenas um ano depois de ser lançado.
Única diferença no interior entre o Polo e o 50 era o emblema no volante
Com o sucesso do seu irmão mais barato, que vendeu cerca de 500 mil unidades contra 180 mil do Audi, fez com que o primo mais nobre perdesse o sentido de existir, saindo de linha em 1978, já que eram basicamente o mesmo carro com emblemas diferentes.
2ª geração do Polo tinha duas carrocerias
2ª geração tinha dupla personalidade
A cada geração, o Polo foi se desenvolvendo e virando referencia em sua categoria. No Polo II, de 1981, que agora tinha 3,66 metros (mas mantendo os 2,33 m de entre-eixos do original), havia dois formatos de carroceria: um mais ''quadradão'', chamada de Hatchback, e outra com inspiração no cupê Scirocco, e que lembrava um certo modelo da subsidiária brasileira da marca, o Gol.
Polo Coupé de 2ª geração já com o facelift de 1990: lembra alguém?
No fim dos anos 80, a versão esportiva, chamada de GT, ganhou um compressor volumétrico no motor 1.3 de quatro cilindros, que era responsável por comprimir o ar para o interior da câmara de combustão, gerando cerca de 115 cv. Em 1990 frente mais quadrada seguindo os VW da época, como o Passat B3, além de começar a chegar também a injeção eletrônica monoponto.
Painel da 2ª geração era minimalista
No interior, tanto a versão Hatchback quanto o Coupé seguiam o minimalismo de linhas vistos nos modelos da VW dos anos 80, tendo os comando bem próximos ao volante.
3ª geração ganhou versão GTI, irmãos Seat e passaporte latino
Em 1994, chegava um Polo bem mais arredondado, inspirado nas linhas que eram moda nos anos 90, e com a nova geração do modelo chegavam também aprimoramentos técnicos importantes. Foi nessa geração que o compacto ganhou pela primeira vez opção de quatro portas e uma perua - que geraria ainda irmãos Seat, como o Ibiza, Cordoba e Vario.
Seat Ibiza virou primo espanhol do Polo
O sedã abandonava o nome Derby para virar Polo Classic e ganhar o mundo, sendo vendido como sucessor da primeira geração do Voyage em mercados sul-americanos, como Brasil e Argentina, que perderam a disputa de um derivado do Gol de segunda geração em prol de um Polo sedã importado do país hermano.
Interior do Polo começou a ganhar mais refinamento e segurança, com opção de airbags frontais e laterais
Seu tamanho também aumentou, passando a 3,71 m (+5 cm) de comprimento e 2,40 m(+7 cm) de entre-eixos na versão hatch. Em 1998, apareceu pela primeira vez o GTI, com motor 1.6 16v e 120cv.
VW Polo Sedan 2003
4ª geração foi primeiro nacional e nasceu com faróis...de Mercedes-Benz?
Por volta dos anos 2000 a Volkswagen Brasil e Europa passavam por um processo de reaproximação, novos modelos começaram a chegar ao país, já que tínhamos voltado a receber carros importados nos anos 90, e o sucesso do Golf possibilitou uma nova fábrica em conjunto com a Audi, em São José dos Pinhais, no Paraná. Era um momento de modernização.
Nessa época o Gol, nossa versão brasileira do Polo, já começa a apresentar sinais de cansaço, e a marca queria apostar em um novo carro para substituí-lo por aqui. A receita seria global: o Polo de quarta geração, recém apresentado na Alemanha, em 2001, e agora feito na base PQ26. Com bom entre eixos (ao menos para um compacto da época) de 2,46 m e 3,89 m de comprimento, tinha tudo para ser um bom substituto para o carro mais vendido do país. Só tinha um problema: o preço.
Mais refinado que nunca, Polo MK4 era caro demais para ser substituto do Gol nos anos 2000
O Polo nunca foi exatamente barato, e a quarta geração havia chegado mais refinada do que nunca, com opção de motorização 1.6 de 101 cv e 2.0 de 116 cv, o modelo logo ganhou uma versão 1.0 - que nasceu com ajuda das mudanças do IPI - mas vendeu tão pouco que é como se não tivesse existido.
Ainda sim, o compacto conseguiu seu lugar ao sol e praticamente foi o precursor de um segmento que começaria a se expandir durante os anos 2000: o dos compactos premium. Lá fora, ganhou uma reestilização em 2005, perdendo os polêmicos faróis redondos - que logo foram associados a outra marca alemã, a Mercedes-Benz - ganhando ainda uma versão aventureira, o CrossPolo. Em essência, um Crossfox de terno e gravata.
Volkswagen CrossPolo era o primo rico do CrossFox
Voltando ao Brasil, a reestilização do Polo MK4 chegou em 2007, cerca de dois anos depois da Europa. Na propaganda de lançamento, destaque para o modelo hatchback em várias paisagens pelo mundo, com seus respectivos donos falando sobre as novidades do carro e, no fim, o anúncio do locutor: ''Novo Polo, o mundo inteiro dirige o mesmo carro.''
Foi nesta época também que foi importada ao país a versão GTI, única a contar com a carroceria de duas portas, e vendida somente em 30 unidades, sendo 10 na cor Vermelho Flash e 20 na cor Prata Sirius. Seus bancos eram em tecido do tipo xadrez, e a motorização era a mesma 1.8 turbo utilizada no Golf GTI e no A3, mas com calibração para 150 cv e 22,4 kgfm de torque.
Para quem ainda queria um Polo com um algo a mais mas não tinha como bancar - ou não foi um dos 30 felizardos que achou um GTI para comprar - a marca investiu na versão GT, com visual mais esportivo, mas utilizando o mesmo motor 2.0 de 116 cv das versões mais completas do hatch de 4 portas e câmbio manual, que foi vendido entre 2009 e 2012.
Polo GTI MK4 teve só 30 unidades no Brasil
A partir de 2009, o mundo ganhou uma nova geração, enquanto o modelo brasileiro continuou na quarta, ganhando uma reestilização em 2012, baseada no Polo Vivo sul-africano. Por lá, a quarta geração do hatch teve a responsabilidade de substituir o Citi Golf, um Golf de segunda geração vendido de 1984 a 2009 como modelo de entrada da marca.
De 2012 a 2015, pequenas novidades estéticas, como para-choques, rodas e retrovisores vinham do Polo Vivo
Interior mudava pouco, ganhando somente o volante padrão da marca na época
De 2012 a 2015, permanecemos com pequenas alterações externas e internas, como rodas, retrovisores e rádios. No ano seguinte, o Polo sai temporariamente de linha, deixando para o Fox o papel de compacto mais refinado da marca.
Polo MK5 inspirou reestilizações de Gol e Fox na década de 2010
5ª geração inspirou Gol e Fox
Como mencionado acima, em 2009, o ''carro que o mundo inteiro dirigia'' deixava de ser igual. Agora com 3,95 m de comprimento e 2,47 m de entre eixos, o modelo estava bem maior e mais tecnológico.
Nesta encarnação, seu GTI usava o motor 1.4 TSI e câmbio DSG, chegando a 180 cv e 25,5 kgfm de torque, mesma configuração vista no seu equivalente da Audi, o A1 - esse sim, vendido no Brasil. Novamente, depois de mais de trinta anos, as duas marcas alemãs tinham dois compactos com configurações parecidas em plataforma e motorização, mas agora o modelo das quatro argolas focava também no status.
O New Santana (2012-2022) tinha plataforma do Polo MK5 e causou furor quando foi lançado
Bônus: O Santana do Polo
Entre 2012 e 2016, se você fosse ligado ao mundo dos carros, provavelmente deve ter ouvido - ou lido - sobre uma nova geração do Santana que chegaria ao Brasil para concorrer com os sedãs compactos meio médios da época, como Chevrolet Cobalt/Sonic e o Honda City.
Pois bem, o sedã dourado das fotos acima é o tal sedã que tanto se falou na época - e que nada tinha com o Santana original. Na verdade, era um sedã do Polo MK5, o que não tivemos, mas simplificado para mercados emergentes, como a China.
Volkswagen Vento era sedã oficial do Polo MK5 e durou até 2022
A Volkswagen até tinha outro sedã compacto mais refinado nessa época, que também era sedã do Polo, mas esse era chamado de Vento em alguns mercados, com Índia e Rússia, e durou mais até que a versão hatch, sendo vendido até 2022, quando começou a ser substituído pelo Virtus, a versão sedã do Polo de 6ª geração, já baseada na atual plataforma utilizada pela Volkswagen, a MQB.
6ª geração vira substituto do Gol
Volkswagen Polo MK6
Quando a Volkswagen anunciou que focaria no uso da base MQB - e suas variações, como a A0 - parecia o fim dos modelos mais antigos da linha, como Gol e Fox. Com a chegada do sexta geração do Polo praticamente ao mesmo tempo de sua estreia no mercado europeu, ficou ainda mais claro que os velhos compactos estavam com os dias contados. Agora maior do que nunca, o hatch tinha 4,05 m de comprimento e entre-eixos de 2,56 m, medidas que o aproximavam do Golf MK4.
Volkswagen Polo MK6 trouxe painel digital para segmento dos compactos de entrada
Diferente de 2002, quando foi fabricado aqui pela primeira vez, a atual geração chegou com tecnologias até então inéditas para a categoria - como o painel de instrumentos digital com possibilidade de visualização da rota de GPS - mas também simplificações, como faróis halógenos, somente 4 airbags (na Europa são 6), sem teto solar ou abertura do porta-malas pelo logotipo (como no Golf e no Fox), dentre outros. Entre ganhos e perdas, o conjunto do Polo estava mais equilibrado, trazendo diversas opções de motores, que iam desde o 1.0 MPI do UP! até o 1.0 TSI com câmbio automático AISIN de 6 marchas.
Volkswagen Virtus 2023
Inicialmente exclusivo do Brasil, o Polo logo ganhou companhia do sedã Virtus, agora um sedã esticado com ares de Jetta, tendo entre eixos bem maior (2,56 m no hatch x 2,6 5m no sedã) que seu modelo original. É vendido em vários mercados, como México, Índia e China (onde substituiu o New Santana, de 2012).
Polo nacional manteve desenho da linha MK6 com leves alterações
Reestilização europeia seguiu caminho diferente, ganhando ares de Golf
Reestilização Meio Brasil/Meio Europa
Em seu primeiro tapa nesta geração, o Polo assumiu de vez o papel de carro de entrada da marca no país. Agora com companhia de mais um irmão, o SUV-cupê Nivus, o Polo ganhou uma versão de entrada para ficar exatamente onde o Gol se posicionava quando saiu de linha, em 2022. Esta versão, chamada de Track, foi responsável por transformá-lo no carro mais vendido do país.
Entretanto, na Europa, o Polo seguiu caminho diferente e, como acontece a cada mudança visual ou de geração, ganhou mais refinamento e tecnologia. É o caso da nova traseira, que não foi adotada por aqui na reestilização de 2022. Por lá, segue oferecendo ainda a esportiva GTI, com o motor 2.0 TSI, que nele rende 204 cv e 32,63 kgfm de torque, sempre aliado ao câmbio DSG de 7 velocidades.
VW Polo GTS é meio termo entre os 1.0 TSI e o GTI europeu
Já por aqui, a VW adotou uma solução própria ainda antes da reestilização: Como o Polo GTI seria muito caro, a opção a ele é o Polo GTS, com mecânica 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, associada ao AISIN de 6 marchas. Ainda uma opção interessante.
Novo Volkswagen Polo 2026 para Europa - Projeção
E o futuro?
Após após idas e vindas motivadas pelas discussões em torno das leis de proteção ambiental, a Volkswagen parece estar decidida sobre o futuro do Polo. A programação era aposentar o modelo e substituí-lo por um inédito equivalente elétrico, mas os planos mudaram e o compacto como conhecemos - com motores a combustão - ganhará novidades para seguir atualizado diante da concorrência.
As mudanças ainda são desconhecidas, mas é certo que serão apresentadas nos próximos anos, entre 2026 e 2027, e passarão por alterações principalmente no design. Nesse sentido, tudo indica que o facelift será inspirado nos mais recentes lançamentos globais da Volkswagen e resultará em novidades tanto no conjunto frontal quanto na traseira. Até lá, veremos se os planos não mudam e o compacto, que acaba de se tornar cinquentão, resistirá as mudanças do grupo.
Volkswagen celebra 50 anos do Polo
VW AG irá celebrar aniversário
Em comemoração ao meio século do compacto, que ocorrerá durante o ano de 2025, a Volkswagen prepara uma celebração especial: Reunirá diversos modelos de seu acervo pessoal, na Alemanha, incluindo modelos da primeira leva, de 1975 e 1977.
Os carros devem ficar em exposição no Bremen Classic Motorshow, cuja 23ª edição ocorrerá nos 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025. Para quem quiser acessar mais sobre a história do modelo, o Volkswagen Newsroom disponibiliza em seu acervo material sobre todas as gerações do Polo (além de outros carros da marca), como você pode conferir aqui.
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