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Revisão: esqueça a de férias e invista na preventiva

Não é uma revisão de última hora que vai te salvar de uma falha mecânica que só aguardava o pior momento para acontecer

Revisão de férias: o que olhar no seu carro?
Foto de: Thomas Tironi

Com o fim de ano, chegam também os recessos de trabalho e as férias escolares. É comum nesta época famílias pegarem a estrada rumo a outras cidades ou estados. É também nessa época em que ocorrem muitos acidentes e quebras em todas as rodovias do país.

Segundo o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa) e a Polícia Rodoviária Federal, os números de ocorrências durante a época das férias (período de dezembro a janeiro) aumentam em 20%, decorrente do maior número de veículos, imprudência e falta de manutenção.

Revisão de férias: o que olhar no seu carro?
Foto de: Thomas Tironi

Revisão de férias: o que olhar no seu carro?

Com tantos acidentes aparecendo nos jornais todos os dias, é comum vermos oficinas vendendo kits de ''revisão de férias'' para seus clientes, que nada mais são que itens de verificação preventiva, comuns em revisões de 5/10 mil quilômetros ou semestrais na maioria dos veículos disponíveis no mercado, e que incluem itens como verificação de freios, discos, pastilhas, o arrefecimento e itens lubrificantes como óleo do motor e do câmbio. São itens que devem ser sempre verificados, e são considerados de manutenção preventiva - ou seja, de forma a evitar futuros problemas. 

Se você segue o manual do seu carro ou verifica regularmente esses itens básicos, provavelmente não terá problemas, é o que indica Daniel Taniguti, dono da oficina Seiko Automotive, na região do Jaguaré, em São Paulo.

Já em casos de itens de manutenção corretiva - ou seja, quando o carro apresenta um defeito e a manutenção já foi negligenciada de alguma forma - os proprietários devem procurar as oficinais até a metade do mês de dezembro. E o principal motivo é a falta de itens de qualidade na reposição para reparar seu veículo, já que autopeças e distribuidores começam a entrar em recesso e também a não receber mais material de fora.

Revisão de férias: o que olhar no seu carro?
Foto de: Thomas Tironi

Por isso, o mecânico indica que proprietários evitem deixar seus veículos durante os últimos momentos do ano nas oficinas, já que há menos disponibilidade de peças e até de prestadores de serviço, que tem alta demanda e talvez não consigam dar a devida atenção à aquele veículo. Ainda segundo Daniel, os maiores casos de retorno acontecem durante esse período ''(..) já que a maioria das oficinas querem vender pacotes e produtos, fazer volume e precisam liberar esses carros.''

Revisão de férias: o que olhar no seu carro?
Foto de: Thomas Tironi

Manutenção preventiva é investimento

O dono da Seiko reafirmou a importância de seguir as manutenções preventivas do veículo - ou, como o mesmo chama, o investimento - já que o bem fica protegido e preserva sua funcionalidade de longo prazo. Quando a manutenção é corretiva, o prejuízo pode ser muito maior que uma revisão média, que poderia ter sido evitada. Há ainda os casos em que o mecânico não se atenta na segurança, e entre uma revisão preventiva e outra, podem ocorrer uma troca de pastilhas, ou troca de fluído de transmissão, que depende de quanto o veículo roda e não somente tempo para ser trocado.

Utilizando um Volkswagen Virtus como exemplo para as fotos desta reportagem, perguntamos ainda quais seriam os preços médios de uma revisão de férias para alguns dos modelos mais comuns do mercado em seus segmentos, como o Chevrolet Onix, que conta com duas motorizações, ambas com 3 cilindros, sendo uma aspirada e outra com turbo, o SUV Volkswagen T-Cross, também com 3 cilindros que compartilha o motor TSI com outros da marca alemã, a picape Fiat Toro flex, que compartilha motores com Jeep Renegade e Compass, e a linha Toyota Corolla e Corolla Cross, com motores flex. Em todos, os valores são para veículos com transmissão automática.

Revisão de férias: o que olhar no seu carro?

A intercambialidade de alguns modelos de marcas diferentes mas vendidos sob um mesmo grupo guarda-chuva, como a Stellantis, facilita a manutenção, mas é preciso se atentar aos preços de mão de obra, que podem ser diferentes dependendo da oficina que realizar o serviço. O mesmo ocorre na linha Volkswagen TSI, que traz itens comuns até em modelos de sua marca premium, a Audi.

Esse pacote inclui troca dos filtros, óleo, e kit de alinhamento e balanceamento, que pode incluir ainda rodízio caso esteja no momento de troca dos pneus. Além desse pacote, são verificados vazamentos, barulhos na suspensão, mas as eventuais trocas de itens como retentores ou bieletas irão acrescentar o valor da peça no valor da revisão.

MODELO 

Chevrolet Onix

(hatch e sedã)

Linha VW TSI (TCross/Nivus)

(Polo/Virtus)

Linha Fiat Toro/Jeep Compass/Renegade Toyota Corolla e Corolla Cross Flex
PREÇOS R$ 1675 R$ 1906 R$ 2520 R$ 2060

Apesar de não incluído no pacote, é Importante também é sempre olhar itens básicos em casa, como macaco, chave de roda e triângulo, itens obrigatórios e passíveis de multa (considerada gravíssima) no valor de R$ 191,54, além de calibrar corretamente os pneus (com carga, a calibragem deve ser ligeiramente maior). Com tudo em dia, a tranquilidade na viagem é garantida.

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