Depois de curtir o Natal em família, quem agora planeja pegar a estrada para passar a virada do ano longe de casa precisa tomar cuidados fundamentais no tocante à segurança. Coordenador técnico da Total Lubrificantes, Fábio Silva afirma que realizar um check-list tradicional é importante, mas que os cuidados com o carro devem ir além da verificação de apenas componentes básicos. “Alguns itens devem ser vistos pelo mecânico de confiança, como o freio e a suspensão, por exemplo", explica. Confira abaixo 5 cuidados importantes que devem ser tomados antes de curtir o feriadão.

Leia também:

Jeep Compass x Honda Civic

1 - Óleo e filtro

Devem ser trocados de tempos em tempos, conforme recomendação do fabricante do veículo, ou quando atingir a quilometragem recomendada para troca. Porém, é importante estar atento para que as substituições sigam as mesmas especificações da montadora.

Comparativo VW Polo x Fiat Argo x Honda Fit x Peugeot 208

2 - Pneus

É necessário calibrá-los, bem como o estepe, e avaliá-los se há diferenças de pressão no veículo carregado e vazio, desde que não estejam gastos.  A avaliação do desgaste é feita de forma simples pelo TWI (Tire Wear Indicator – Indicador de Desgaste do Pneu), que são saliências que ficam entre as ranhuras do pneu.

3 - Suspensão, bateria e palhetas

Devem ser revistas a cada 10 mil quilômetros, incluindo a geometria e o balanceamento. Além disso, é fundamental avaliar o desgaste de amortecedores, molas, buchas e batentes, inclusive a bateria. Já as palhetas não podem estar tortas, nem com a borracha ressecada.

Comparativo VW Polo x Fiat Argo x Honda Fit x Peugeot 208

4 - Painel e lâmpadas

Representam as condições do veículo, por isso, em caso de dúvida sobre o significado das luzes, consulte o manual do carro. Nunca viaje com alguma lâmpada queimada, pois é perigoso e ainda pode render multas ao motorista.

Comparativo VW Polo x Fiat Argo x Honda Fit x Peugeot 208

5 - Itens de Emergência

Antes de pegar a estrada, verifique se todos os componentes básicos de segurança estão no lugar. Entre eles, não podem faltar o triângulo, a chave de roda, o macaco, o estepe e o extintor, que precisa estar dentro do prazo de validade.

Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com

Envie seu flagra! flagra@motor1.com