Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Encomendas estão sendo suspensas e primeiras entregas acontecerão agora apenas na metade de 2025
Apresentado no último mês de junho como grande aposta de renovação da Fiat, o Grande Panda não deverá chegar às lojas dentro do cronograma previsto. Em países como França e Holanda, onde o compacto já foi anunciado, novas encomendas estão sendo suspensas e o prazo para entrega das unidades já reservadas está sendo revisto. Ao que tudo indica, os primeiros compradores receberão o modelo apenas na metade de 2025 (e não mais no início do ano).
A razão para o atraso do Grande Panda supostamente vem de problemas identificados no software, especificamente no funcionamento dos sistemas de assistência ao motorista. Detalhes sobre as avarias ainda são desconhecidos e tudo indica que a Fiat só reabrirá as encomendas depois de sanar totalmente as falhas. Além disso, a produção em série na Sérvia demorou mais tempo que o previsto para ser iniciada por conta do processo de modernização das instalações.
Fiat Grande Panda 2024
Tanto no mercado holandês quanto no francês, a Fiat optou por começar a ofertar o Grande Panda apenas na variante EV e, assim, atiçar o interesse do público pela eletrificação. No entanto, a versão elétrica agora atrasada acabará por retardar ainda mais a chegada às lojas das configurações híbridas (justamente as mais vendidas). Até regularizar a situação, a marca será representada no segmento pelo velho Panda ainda em linha.
Essa fase de transição vivida pelo portfólio é apontada como uma das principais razões para o declínio da Fiat em diversos mercados da Europa. A marca está se despedindo de veículos comercialmente importantes e ainda não iniciou a comercialização plena de modelos novos. Na Itália, por exemplo, a montadora corre sério risco de ser superada pela Toyota no fechamento do ano, perdendo posição de liderança histórica em seu próprio país.
Novo Panda no Brasil?
O Panda nunca foi vendido oficialmente no Brasil, mas sempre guardou semelhança técnica e estética com um dos principais produtos nacionais da Fiat: o Uno. Agora, com a nova geração, tudo indica que a similaridade poderá ser transferida para o Argo. No ano passado, a Fiat declarou que deverá unificar as linhas da Europa e do Brasil como forma de melhorar os índices de rentabilidade e acabar com o atual regionalismo.
Nas palavras do CEO Olivier François, “não há como a Fiat se tornar regularmente lucrativa se não fundirmos nossas linhas europeias e sul-americana”. Diante disso, fica a possibilidade de que o Panda vire opção para o nosso mercado como inspiração para o sucessor do Argo, a exemplo do que aconteceu em 2010 com o Uno.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Motor.es
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Panda, primo do Uno, terá produção suspensa diante das baixas vendas
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Stellantis cogita vender Fiat Grande Panda 2025 nos Estados Unidos
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
Novo Uno Mille? Fiat Grande Panda 2025 é flagrado na versão básica
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
Fiat Grande Panda tem interior revelado com painel de telas integradas