Apesar de ter sido desenvolvida com foco comercial voltado para mercados da América Latina, a reestilizada Volkswagen Amarok 2025 não chegará ao México. Após 14 anos seguidos de comercialização, a picape deixará de ser vendida por lá para ser substituída pela nova geração global baseada na plataforma da Ford Ranger. O lançamento local já foi confirmado e a chegada às lojas deverá acontecer nas próximas semanas.
Com isso, os mexicanos deixarão de lado a reestilizada Amarok produzida na Argentina e passarão a receber a nova linhagem fabricada na África do Sul. O México será praticamente o único mercado relevante da região a fazer a troca de gerações, já que em todos os demais países (Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e outros) será mantida a 'variante original' com facelift. A estratégia da Volkswagen será usar o modelo global para encarar rivais como Chevrolet Colorado, Toyota Tacoma e Nissan Frontier V6.
Para os mexicanos, a Amarok global será vendida nas versões Life, Style, Panamericana e Aventura. Entre as configurações, são alterados elementos como design das rodas – que podem variar de 17” a 20” – e de peças externas específicas, como o acabamento da grade. Ao todo, a Amarok de nova geração mede 5,35 metros de comprimento, o que representa 9,3 cm a mais do que o modelo anterior. Vale destacar ainda a distância entre-eixos de 3,27 metros (aumento de 17,3 cm).
Entre os equipamentos, as diferentes versões oferecem painel de instrumentos digital de 12,3", sistema de entretenimento com tela vertical de 12 polegadas (herança da Ranger), carregador sem fios para smartphones, bancos dianteiros com regulagem eléctrica, câmara de visão 360º, assistências múltiplas à condução, som Harman Kardon, entre outros.
Sob o capô, são oferecidas três opções de motorização. As versões de entrada contam com propulsor 2.0 TDI turbodiesel com 170 cv e 41,2 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas. Logo acima, são ofertados motores 2.0 TDI biturbo com 206 cv e 50,8 kgfm de força e 2.3 TSI a gasolina com 297 cv e 46,1 kgfm. Ambos são acoplados à transmissão automática de 10 marchas. Em todos os casos a tração é integral 4Motion com reduzida e bloqueio do diferencial.
No Brasil, a Amarok original de 2010 foi repaginada e deverá seguir em linha por mais alguns anos. A nova geração não chegou por aqui por falta de entendimento entre a Volkswagen e a Ford quanto à produção na Argentina.
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