No fim do mês passado, anunciamos algumas das novidades da Toyota para o mercado brasileiro e região, como a futura chegada do Yaris Cross, já confirmada inclusive pela própria marca japonesa. Mas um dos modelos tradicionais da empresa que não está nesses planos é o Yaris Sedan.
Já faz algum tempo que os rumores apontavam o fim do compacto de acesso da Toyota por aqui. Agora, quem traz novas informações sobre o assunto são os concessionários da marca no país argentino, que importava a versão sedã do Brasil. Segundo fontes ouvidas pelo Motor1.com Argentina, o modelo já deixou de ser oferecido por lá e o motivo é sua descontinuação no Brasil.
O corte na gama de versões do Yaris também inclui o fim da produção das versões hatchback com câmbio manual. No Brasil, vale lembrar, o Yaris só é oferecido com câmbio CVT desde 2020 e os dotados de câmbio manual eram destinado à exportação. A partir de agora, todos os Yaris fabricados no Brasil e vendidos na Argentina virão apenas com carroceria hatchback e somente com o câmbio automático CVT.
Em resposta a uma consulta dos nossos colegas do Motor1.com Argentina do país vizinho, a Toyota Argentina confirmou a notícia oficialmente, com a seguinte declaração.
"A partir de novembro, a Toyota deixará de produzir o Yaris Sedan e as opções de transmissão manual. Além disso, as variantes XLS e XLS Pack serão unificadas em uma alternativa chamada XLS. Dessa forma, a linha Yaris em nosso país é composta pelas versões hatchback XS, XLS e S, todas equipadas com transmissão automática".
Como dissemos mais acima, a descontinuação do Yaris Sedan não é exatamente uma novidade. Ele faz parte do realinhamento da gama da Toyota na região, enquanto se aguarda a chegada de um novo modelo, o Yaris Cross. Trata-se de um novo SUV compacto que irá concorrer com T-Cross e o futuro WR-V e que já teria iniciado a produção em pré-série no Brasil e será lançado também Argentina durante o ano de 2025.
No mercado global, o Yaris Cross é equipado com um motor 1.5 aspirado de 106 cv e 14 kgfm para as versões de entrada, e um 1.5 híbrido que combina um propulsor a combustão de 80 cv e um elétrico de 90 cv. Seus preços devem ficar na mesma faixa da concorrência, na casa dos R$ 130 a 180 mil, mas não nos surpreenderíamos se o Corolla sedã e sua versão Cross ganhem reajustes para encaixar o novo SUV no catálogo da marca.
Vale lembrar que a japonesa irá inaugurar ainda uma nova fábrica em Sorocaba, no interior de SP. Iniciativa que terá aporte de de R$ 11 bilhões até 2030. De acordo com a empresa, a nova linha de montagem expandirá a capacidade produtiva de veículos e motores. Além disso, a nova planta no interior paulista será responsável por introduzir dois novos modelos híbridos flex da Toyota.
"Ambos os modelos vão ajudar a democratizar a tecnologia híbrida flex, reconhecida por ser prática, acessível e sustentável", disse a empresa em comunicado
O novo parque fabril será responsável pela fabricação de um novo veículo compacto híbrido flex, com produção confirmada a partir de 2025, além da fabricação de um modelo inédito equipado com a mesma tecnologia e desenvolvido especialmente para o Brasil. Dessa forma, o Yaris Cross nacional deve trazer a tecnologia híbrida flex também, com adaptações para aceitar etanol.
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