Enquanto a Toyota está guardando as novidades que apresentará em 2025, nós lhe contamos sobre as que poderão estrear nos próximos meses, incluindo o tão aguardado mini Land Cruiser, um SUV pequeno que pode rivalizar com o Suzuki Jimny.
São esperados também novidades para o Corolla sedã, a nova geração do RAV4 e a chegada do Yaris Cross, com possibilidades ainda de uma versão ainda mais esportiva do Supra, a reestilização do Camry e a versão micro-híbrida da picape Hilux. Confira.
Ainda sem nome oficial, o SUV foi apresentado ao mundo pelo protótipo Compact Cruiser EV em setembro e pode usar a plataforma da Hilux Champ, uma picape menor e simplificada comparada com a picape média que conhecemos.
Também se fala que ele poderia usar o motor turbodiesel da Hilux, um bloco de 2,8 litros com eletrificação leve, embora com essas informações devamos ser bastante cautelosos e aguardar os desenvolvimentos.
Há rumores de que o modelo se chame Land Cruiser FJ e que a produção começará em novembro na Tailândia para que as vendas comecem entre o final deste ano e o início de 2025. De qualquer forma, a questão principal é se esse carro chegará ou não ao Brasil - esperamos que a resposta seja sim.
Nome | Toyota mini Land Cruiser 2025 |
Carroceria | SUV compacto |
Motores | Diesel com eletrificação leve (não confirmado) |
Data de chegada | Início de 2025 (mercados internacionais) |
Preços | N.D. |
Toyota RAV4 2025
O grande "mistério" da Toyota para o próximo ano é se ela apresentará ou não a nova geração do RAV4. Ela certamente deve fazer sua estreia, porque o modelo atual está no mercado desde 2019 no Brasil, tendo estreado em 2018 em outras regiões, e não passou por nenhuma grande atualização ao longo dos anos (embora certamente também não tenha precisado delas).
Como não foram capturadas fotos de espionagem do veículo, não sabemos se o carro será parecido com o C-HR, se será um Land Cruiser em escala reduzida ou se seguirá caminho próprio no design, então teremos que esperar para ver.
Também não sabemos nada sobre os motores, mas é fácil apostar na continuidade dos atuais motores híbrido e híbrido plug-in, ainda mais potente e com eficiência otimizada.
Também prevemos dimensões maiores (o RAV4 atual tem 4,60 metros de comprimento) e, portanto, ainda mais espaço e porta-malas. No Brasil, a geração atual do RAV4 é vendida nas versões SX Connect Hybrid e XSE Plug-in Hybrid, com preços de R$ 349.290 e R$ 402.420, respectivamente.
Nome | Toyota RAV4 |
Estilo da carroceria | SUV de tamanho médio |
Motores | Híbrido e híbrido plug-in |
Data de chegada | N.D. |
Preço | N.D. |
Toyota Camry 2025
Embora não esteja à venda atualmente no Brasil, o sedã híbrido ainda é comercializado em outros territórios com um design renovado. Observe os grupos de luzes em forma de C, seguindo o padrão já visto no novo Prius. Há ainda novas rodas (de até 18") e o spoiler integrado à tampa do porta-malas.
No interior, há um ambiente mais tecnológico graças a várias adições, como o carregador por indução, o sistema de áudio JBL Premium com nove alto-falantes e a chave digital.
Caso retorne ao país, o sedã grande deve continuar utilizando o motor 2,5L híbrido com 178 cv a 5.700 rpm e 22,5 kgfm de torque a 3.600 rpm atrelado a outros três motores elétricos, que geram mais 120 cv e 20,6 kgfm. O Camry acelera de 0 a 100 em 7,2 segundos, atinge uma velocidade máxima (autolimitada) de 180 km/h e registra um consumo médio de combustível de 4,8 litros por 100 km (cerca de 20,8 km/l). A grande questão é o preço, seu principal concorrente no mercado, o Honda Accord Híbrido, parte de salgados R$ 332.400.
Nome | Toyota Camry 2025 |
Estilo da carroceria | Sedã grande |
Motores | Híbrido |
Data de chegada | N.D. |
Preços | N.D. |
Toyota Yaris Cross 2025
O Toyota Yaris Cross deverá ficar posicionado abaixo do Corolla Cross, com motor híbrido flex e produção em Sorocaba (SP). Após revelar que o lançamento estava previsto para o final do ano que vem, Rafael Chang, presidente da marca no país, afirmou que a produção está programada para começar em dezembro de 2024.
Apresentado na Ásia em maio, o Yaris Cross tem porte de Volkswagen T-Cross e utiliza a plataforma DNGA, uma variante da TNGA usada pelo Corolla para modelos mais baratos desenvolvida pela Daihatsu. No mercado global, é equipado com um motor 1.5 aspirado de 106 cv e 14 kgfm para as versões de entrada, e um 1.5 híbrido que combina um propulsor a combustão de 80 cv e um elétrico de 90 cv. Seus preços devem ficar na mesma faixa da concorrência, na casa dos R$ 130 a 180 mil.
Nome | Toyota Yaris Cross |
Estilo da carroceria | SUV Compacto |
Motores | A combustão e híbrido-flex |
Data de chegada | 2025 |
Preços | N.D. |
Toyota Corolla GR-Sport 2.0 2024
Em termos visuais, não são esperadas mudanças. A versão sedã do Corolla, que atualmente é único sedã médio fabricado no país, recebeu novidades visuais na linha 2024, onde ganhou nova grande dianteira e novas rodas para as versões XEI e Altis.
O modelo deve receber mudanças no seu sistema de piloto automático, recebendo tecnologia Stop & Go, a exemplo do que já ocorreu no SUV Corolla Cross.
Na versão 2024, o piloto automático do sedã é desativado automaticamente quando em velocidade inferior à 25 km/h, enquanto o sistema já presente no Corolla Cross permite que o carro acompanhe o tráfego, freando completamente quando o veículo à frente parar e retome a movimentação assim que o trânsito voltar a fluir.
Atualmente, o Corolla é vendido nas versões GLI, XEI e Altis, com opção de motorização aspirada 2,0L flex de 169/175 cv e 21,3 kgfm de torque (gasolina/etanol) atrelado ao câmbio CVT que pode simular até dez marchas. Na configuração híbrida, o modelo conta com motor 1.8L aspirado atrelado a um motor elétrico de 122 cv.
Nome | Toyota Corolla 2025 |
Carroceria | Sedã Médio |
Motores | Aspirado e híbrido-flex |
Data de chegada | 2025 |
Preços | N.D. |
Toyota Hilux Hybrid 48 V
Toyota Hilux Hybrid 48 V
Referência no segmento, a Toyota apresentou no mês de outubro na Itália a picape Hilux com sistema micro-híbrido de 48V. A versão adota eletrificação associada ao atual motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e promete ganhos importantes em aspectos como aceleração, potência e eficiência.
O motor aciona o motor-gerador elétrico (uma unidade síncrona de ímã permanente), que, por sua vez, carrega a bateria híbrida. Quando carregada, a bateria híbrida alimenta o motor-gerador que pode entregar até 16,3 cv de potência adicional e 6,62 kgfm de torque ao trem de força durante a aceleração.
O sistema micro-híbrido da Hilux Hybrid 48V também oferece função de frenagem regenerativa que, combinada com a frenagem do motor, é capaz de economizar combustível e tornar a condução mais suave.
Toyota Hilux Hybrid 48 V
A Hilux Hybrid 48V é a primeira Hilux equipada com o Multi-Terrain Select. Há seis configurações: Areia, Lama, Rocha, Terra, Neve e Auto. No modo Auto, sensores posicionados ao redor do veículo avaliam as condições da estrada e aplicam as configurações de controle apropriadas. Os modos Areia, Lama, Rocha e Auto podem ser ativados quando a Hilux está no modo L4 (4x4 reduzida); Terra, Lama, Neve e Auto podem ser usados no modo (4x4 sem redução). O novo display multifuncional mostra um fundo diferente para cada modo.
Ainda não há definição de preços nem confirmação se a versão micro-híbrida da picape chegará para o Brasil, mas com as novas regras de emissões do Proconve L8, a chegada das picapes eletrificadas BYD Shark e a futura GWM Poer, a chance da versão com sistema híbrido da picape chegar por aqui é grande.
Nome | Toyota Hilux Hybrid 48v |
Carroceria | Picape média |
Motores | Turbo-diesel micro-híbrido 48v |
Data de chegada | N.D. |
Preços | N.D. |
Toyota Supra GRMN 2025
A versão topo de linha do esportivo GR Supra atenderia ao nosso desejo de esportividade e diversão e ajudaria a mudar percepção dos consumidores sobre o conservadorismo da Toyota no país, algo que a japonesa já faz com o Corolla GR hatchback atualmente.
Quando os rumores de um Supra GRMN surgiram, falou-se em usar o motor seis em linha de 3 litros twin-turbo do BMW M2, M3 e M4 para o carro esportivo asiático, que produziria cerca de 500 cv. Atualmente, o GR Supra mais potente tem 340 cv (também com um motor de origem BMW).
Caso realmente veja a luz do dia, o esportivo deve ganhar um visual ligeiramente diferente e um ajuste específico, com menor distância do solo e suspensão mais firme, além de freios mais potentes. Torcemos para que esse projeto se torne realidade.
Nome | Toyota Supra GRMN 2025 |
Carroceria | Carro esportivo |
Motores | Gasolina |
Data de chegada | N.D. |
Preços | N.D. |
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