Apresentada na Ásia em meados de 2023, a nova geração do Honda WR-V não deve demorar para ser lançada também no Brasil. Prova disso são as imagens deste flagra, que pela primeira vez revelam a nova linhagem sendo testada em solo nacional. O protótipo, bastante camuflado, estava rodando nos arredores de Palmas (TO) e testava componentes mecânicos sob um calor de mais de 40º, conforme relatado pelo leitor Ragner Medeiros.
Segundo Medeiros, também foi possível identificar que o piloto de testes abasteceu o modelo com etanol (ou seja, o protótipo provavelmente estava equipado com o motor 1.5 i-VTEC flex de 126 cv). O lançamento brasileiro da nova geração do WR-V já era bastante especulado e o início dos testes de rua só indicam que o projeto de nacionalização do modelo está sendo tocado a todo vapor.
Novo Honda WR-V - Flagra no Brasil
Com design completamente reformulado e agora totalmente independente (sem relação direta com o Fit, como na geração passada), o novo WR-V mede 4.312 mm de comprimento, 1.790 mm de largura, 1.650 mm de altura e 2.650 mm de distância entre-eixos. Além disso, acomoda 458 litros de bagagem no porta-malas e possui 220 mm de distância do solo. O modelo anterior, para efeito de comparação, possuía 4.068 mm, 1.734 mm, 1.599 mm e 2.555 mm, respectivamente. O bagageiro acomodava 363 litros.
O lançamento nacional é aguardado para a segunda metade de 2025 e toda produção será concentrada na fábrica de Itirapina (SP). O WR-V será o primeiro fruto do investimento de R$ 4,2 bilhões que a Honda confirmou que aplicará no Brasil de 2024 até 2030. Além do SUV compacto, o montante financiará a chegada de novo modelo híbrido flex e o aumento do volume de produção, com consequente geração de empregos.
A própria marca já adiantou que contratará mais 1.700 funcionários para além dos 3.500 que já desempenham atividades na planta.
Quando chegar ao mercado nacional, o novo WR-V preencherá a lacuna existente hoje entre City Hatch e HR-V, reforçando a presença da Honda no concorrido segmento de SUVs compactos. Na prática, repetirá estratégia da Volkswagen ao ter dois modelos na mesma categoria (neste caso, Nivus e T-Cross).
Na Índia e no Japão, onde já é vendido, o WR-V oferece equipamentos como sistema de frenagem de mitigação de colisão, aviso de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de manutenção de faixa, aviso de saída de estrada e assistência automática de farol alto, além de carregamento sem fio para smartphones, integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Flagra: Ragner Medeiros