Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Para atingir o feito, loja de Curitiba (PR) cumpriu uma série de exigências socio-ambientais
Uma das presentes na segunda edição brasileira do Electric Days, a Renault reforçou seu posicionamento frente à responsabilidade socio-ambiental da indústria automotiva brasileira. Durante o evento, a marca anunciou a contemplação do primeiro Selo Ouro de ESG para uma concessionária brasileira. O prêmio foi dado à Renault Barigüi - Parque, em Curitiba (PR).
Para ter direito a ter o Selo Ouro, nível mais alto e de maior exigência da marca, a concessionária precisou tomar uma série de atitudes. O objetivo da Renault é que, até 2030, todas as lojas no Brasil sejam certificadas. Hoje, 40% dos grupos de revendedores usam energia limpa, 13 trabalham com captação de água de chuva, 47 têm estrutura E-TECH de atendimento a veículos elétricos (incluindo carregador) e 67% já usam o conceito de Pós-Venda 4.0. Os processos são certificados pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).
Para chegar ao Selo Bronze, a loja precisa cumprir com 9 exigências, cada uma com pontuação, sendo necessário atingir 30 pontos. as exigências são:
- Energia limpa e renovável (1 ponto)
- Plano de saúde (CLT) (1 ponto)
- Programa Jovem Aprendiz (1 ponto)
- 20% de mulheres na loja (1 ponto)
- Estrutura E-TECH para atender veículos elétricos (2 pontos)
- Treinamento anticorrupção (2 pontos)
- Código de ética com divulgação ampla e recorrente (2 pontos)
- Compromisso público Princípios ESG (1 ponto)
- Produtos da Associação Borda Viva e Supera em exposição e venda (2 pontos)
Um acima, o Selo Prata demanda mais 2 exigências específicas e que a concessionária atinja um mínimo de 40 pontos no total:
Critérios Bronze+
- 25% de mulheres na loja (2 pontos)
- Certificação aterro zero ou lixo zero (2 pontos ), ou carbono neutro (escopo 1 e 2)
O Selo Ouro, é o mais exigente:
Critérios Bronze + Prata +
- 100% de energia lima e renovável
- 30% de mulheres na loja (3 pontos)
- Carbono Zero (3 pontos)
- Aterro zero (3 pontos)
Renault Kardian - São José dos Pinhais (PR)
Renault exige das lojas o que já cumpre na fábrica
As exigências que a filial brasileira cobra de sua rede de concessionárias são altas, mas refletem a atitude da própria montadora com a sua produção local. A linha de montagem da Renault em São José dos Pinhais (PR). O Complexo Ayrton Senna mantém em seu terreno 40% do espaço coberto por mata preservada. Toda a energia elétrica da fábrica vem de fonte fotovoltáica (solar). Entre 2022 e 2023, atingiu-se a redução de 5% no consumo de energia e mantém-se um inventário carbono neutro.
Renault - Concessionária 100% feminina
Já em maio do ano passado, a Renault também abriu sua primeira concessionária com 100% do quadro de funcionários formado por mulheres. Batizada de Women@RPoint, a unidade conta com área de 548 m² e fica localizada no bairro da Casa Verde, em São Paulo (SP). O espaço é completo e conta com showroom, área de entrega de veículos e oficina.
Desde o atendimento de vendas até a oficina mecânica, todo o quadro de funcionários da loja é feminino. A equipe conta com vendedoras, entregadoras de veículos, consultoras técnicas, mecânicas, além da gerente de vendas e da gerente de serviços pós-venda. As funcionárias foram formadas pelo centro de treinamento Renault Academy e as mecânicas também receberam a capacitação do Senai.
PARTICIPE DO ELECTRIC DAYS 2024 - INGRESSOS PARA LEITORES DO MOTOR1.COM
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
ACOMPANHE AO VIVO O ELECTRIC DAYS 2024
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novos SUVs da Renault terão 'menos cara de SUV' a partir de 2028; entenda
Calmon: GAC vai acirrar rivalidade com BYD e GWM no Brasil
Renault volta atrás e garante que Clio terá nova geração; veja projeção
Semana Motor1.com: Ranger no Latin NCAP, a mentira do novo Celta e mais
Ausente desde 2021, Renault relança o Kwid na Argentina
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Renault Stepway, Sandero e Logan recebem nota zero em teste de segurança