Ainda que a Stellantis ainda não tenha confirmado a chegada do Jeep Avenger para o mercado nacional, as pistas estão indicando que o grupo já está levando esta ideia mais a sério. O SUV de entrada da marca na Europa foi flagrado pela primeira em testes no Brasil, ainda sob pesadas camuflagens.
Mas o formato característico do Jeep Avenger acaba entregando o carro, principalmente pelas linhas de lanternas e faróis. O flagra foi feito pelo perfil 206 Projects e publicado também pelo jornalista João Anacleto no Instragram e o carro aparenta já estar com carroceria final, dadas suas proporções.
Flagra mostra Jeep Avenger no Brasil
O cenário para chegada do Avenger ao Brasil está posto, tendo em vista que a Jeep irá produzir por aqui uma nova geração do Renegade. Com essa mudança, o primeiro carro nacional da marca crescerá e também deverá ficar mais refinado. Em outras palavras, deve ficar mais caro, abrindo espaço para posicionar o Avenger em preço abaixo do Renegade.
O modelo deve receber algumas alterações em relação ao que é oferecido pela na Jeep na Europa desde o final de 2022, ainda mais considerando que o Avenger teria passado por clínicas com clientes brasileiros sem agradar muito pelo interior mais simples que o habitual para os padrões da Jeep no Brasil.
O Jeep Avenger deriva da mesma plataforma de modelos como Peugeot 2008 e Citroën C3 Aircross: a arquitetura CMP. Dessa forma, é possível que sua produção fique concentrada em Porto Real (RJ), hoje responsável por C3, C3 Aircross e, futuramente, Basalt. O Peugeot 2008 mudou de endereço e agora é fabricado na Argentina, o que abre espaço na linha de montagem para acomodar o que pode ser o primeiro Jeep fabricado fora de Goiana (PE). A fábrica pernambucana está concentrada em modelos com a plataforma Small Wide da Stellantis, enquanto Betim (MG) concentra a produção dos modelos de entrada, em sua maioria da Fiat.
Outra expectativa é de que o Jeep Avenger chegue ao Brasil já com algum tipo de eletrificação. Dada a estratégia da Stellantis neste momento, é mais provável que se utilize o conjunto corporativo da empresa para SUVs de entrada, formado pelo 1.0 turbo de 3 cilindros com até 130 cv de potência associado à transmissão automática CVT com 7 posições pré-programadas simulando marchas. Este conjunto é um dos que o grupo testa para utilizar sistema micro-híbrido, o modo mais simples de se eletrificar o propulsor.
Flagra mostra Jeep Avenger no Brasil
Ainda sem confirmação oficial para o mercado brasileiro, o Jeep Avenger tem 4,08 m de comprimento e um bagageiro de 380 litros, maior até que o do atual Renegade. Lá fora, já usa conjunto 1.2 turbo a gasolina com ajuda de sistema micro-híbrido, além de ter opção híbrida plug-in (4xe) que lhe confere tração integral. Uma variante 100% elétrica também é oferecida na Europa com bateria de 54 kWh (50 kWh efetivos) refrigerada a líquido, o bastante para um alcance de 408 km no ciclo de teste WLTP.
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