SUVs em agosto: Caoa Chery Tiggo 7 registra recorde de vendas
Toyota Corolla Cross supera Jeep Compass pelo 4º mês seguido
Com 28.663 unidades emplacadas – somando modelos de todas as categorias, incluindo premium -, os SUVs e crossovers avançaram em agosto na comparação com o mesmo período do ano passado (22.255). De acordo com os números oficiais da Fenabrave, o resultado é quase 29% superior. Responsável por 12,8% dos 223.196 veículos registrados no país, no entanto, o segmento recuou 6,3% frente a julho (30.601)
Entre os modelos médios, o Toyota Corolla Cross (4.318) completou quatro mês consecutivos no topo e reduziu para aproximadamente 500 unidades a sua desvantagem no acumulado em relação ao Compass (4.005), terceiro no mês passado. O Jeep, vale destacar, foi o único entre os dez primeiros a vender menos do que há um ano (-24,6%).
Toyota Corolla Cross XRX 2025
O grande destaque de agosto veio da Caoa Chery: com 4.016 unidades, seu novo recorde de vendas, o Tiggo 7 garantiu a vice-liderança com o melhor desempenho mensal para um modelo da marca. À frente do VW Taos (1.664) pelo 9º mês seguido, o GWM Haval H6 (2.112) emplacou pelo menos 2 mil unidades em cada um dos últimos três meses.
Em seu 1º mês cheio, o BYD Song Pro (1.042) ainda ficou atrás do BYD Song Plus (1.474). Novamente no top 10, o Ford Territory (469) quase quadruplicou as vendas de 2023. Mesmo avançando mais de 50% nas últimas semanas, o Honda ZR-V (324) ainda ficou atrás de um Chevrolet Equinox (364) em seus últimos momentos na atual geração.
SUVs médios
SUVs / Crossovers II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
31009 |
4318 |
4848 |
3247 |
20,19% |
21,21% |
-10,93% |
32,98% |
2º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
16936 |
4016 |
3471 |
693 |
18,78% |
15,19% |
15,70% |
479,51% |
3º |
JEEP COMPASS |
31522 |
4005 |
4727 |
5314 |
18,72% |
20,69% |
-15,27% |
-24,63% |
4º |
GWM HAVAL H6 |
13941 |
2112 |
2786 |
1452 |
9,87% |
12,19% |
-24,19% |
45,45% |
5º |
VW TAOS |
10753 |
1664 |
2076 |
1481 |
7,78% |
9,08% |
-19,85% |
12,36% |
6º |
BYD SONG PLUS |
13209 |
1474 |
1696 |
762 |
6,89% |
7,42% |
-13,09% |
93,44% |
7º |
BYD SONG PRO |
1484 |
1042 |
442 |
0 |
4,87% |
1,93% |
135,75% |
- |
8º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
5433 |
613 |
837 |
366 |
2,87% |
3,66% |
-26,76% |
67,49% |
9º |
FORD TERRITORY |
3315 |
469 |
508 |
126 |
2,19% |
2,22% |
-7,68% |
272,22% |
10º |
CHEVROLET EQUINOX |
1974 |
364 |
337 |
328 |
1,70% |
1,47% |
8,01% |
10,98% |
11º |
HONDA ZR-V |
3319 |
324 |
215 |
0 |
1,51% |
0,94% |
50,70% |
- |
12º |
FORD BRONCO SPORT |
1563 |
223 |
271 |
58 |
1,04% |
1,19% |
-17,71% |
284,48% |
13º |
BYD YUAN PLUS |
1690 |
208 |
151 |
132 |
0,97% |
0,66% |
37,75% |
57,58% |
14º |
TOYOTA RAV4 |
1621 |
199 |
143 |
99 |
0,93% |
0,63% |
39,16% |
101,01% |
15º |
KIA SPORTAGE |
788 |
112 |
88 |
122 |
0,52% |
0,39% |
27,27% |
-8,20% |
16º |
HONDA CR-V |
888 |
110 |
125 |
0 |
0,51% |
0,55% |
-12,00% |
- |
17º |
KIA NIRO |
426 |
50 |
47 |
37 |
0,23% |
0,21% |
6,38% |
35,14% |
18º |
RENAULT MEGANE E-TECH |
214 |
50 |
68 |
12 |
0,23% |
0,30% |
-26,47% |
316,67% |
19º |
HYUNDAI KONA |
129 |
22 |
3 |
44 |
0,10% |
0,01% |
633,33% |
-50,00% |
20º |
HYUNDAI TUCSON |
109 |
9 |
7 |
14 |
0,04% |
0,03% |
28,57% |
-35,71% |
21º |
JAC E-JS4 |
13 |
3 |
0 |
5 |
0,01% |
0,00% |
- |
-40,00% |
22º |
PEUGEOT 3008 |
100 |
3 |
6 |
42 |
0,01% |
0,03% |
-50,00% |
-92,86% |
|
|
140436 |
21390 |
22852 |
14334 |
100,00% |
100,00% |
-6,40% |
49,23% |
Avaliação Jeep Commander Overland 1.3 T270 AT6 4x2
Já entre os modelos maiores, o Jeep Commander (1.673) chegou ao 4º mês no topo e encurtou para menos de 60 unidades a sua desvantagem no ano para o Toyota SW4 (1.361). Embora perdendo mais da metade dos compradores de 2023, o Caoa Chery Tiggo 8 (599) completou o pódio avançando forte em relação a julho, possivelmente pelo efeito dos primeiros emplacamentos da linha 2025 reestilizada. Será interessante acompanhar o desempenho comercial do modelo nos próximos meses.
SUVs grandes
SUVs / Crossovers III |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
JEEP COMMANDER |
10445 |
1673 |
1696 |
1922 |
38,38% |
39,03% |
-1,36% |
-12,96% |
2º |
TOYOTA SW4 |
10502 |
1361 |
1510 |
1491 |
31,22% |
34,75% |
-9,87% |
-8,72% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
5286 |
599 |
356 |
1290 |
13,74% |
8,19% |
68,26% |
-53,57% |
4º |
MITSUBISHI PAJERO |
1718 |
322 |
345 |
207 |
7,39% |
7,94% |
-6,67% |
55,56% |
5º |
VW TIGUAN |
2280 |
214 |
256 |
0 |
4,91% |
5,89% |
-16,41% |
- |
6º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
1163 |
176 |
173 |
109 |
4,04% |
3,98% |
1,73% |
61,47% |
7º |
JEEP WRANGLER |
73 |
8 |
3 |
13 |
0,18% |
0,07% |
166,67% |
-38,46% |
8º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
78 |
6 |
6 |
1 |
0,14% |
0,14% |
0,00% |
500,00% |
|
|
31545 |
4359 |
4345 |
5033 |
100,00% |
100,00% |
0,32% |
-13,39% |
BMW X1 M35i xDrive
Na disputa entre os modelos premium de entrada, o Volvo EX30 (314) assegurou a sua 3ª liderança nos últimos quatro meses. Preferido em julho, o BMW X1 (199) também foi superado pelo Audi Q3 (210) ao registrar seu desempenho mais fraco desde fevereiro de 2023 (41). Agosto marcou ainda os primeiros emplacamentos do EV5 (2), aposta da Kia entre os elétricos.
SUVs premium
SUVs / Crossovers Premium I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VOLVO EX30 |
1795 |
314 |
317 |
0 |
29,73% |
21,98% |
-0,95% |
- |
2º |
AUDI Q3/RSQ3 |
1617 |
210 |
256 |
142 |
19,89% |
17,75% |
-17,97% |
47,89% |
3º |
BMW X1 |
3050 |
199 |
415 |
385 |
18,84% |
28,78% |
-52,05% |
-48,31% |
4º |
MERCEDES-BENZ GLA |
595 |
97 |
104 |
9 |
9,19% |
7,21% |
-6,73% |
977,78% |
5º |
VOLVO C40 |
583 |
71 |
102 |
46 |
6,72% |
7,07% |
-30,39% |
54,35% |
6º |
MINI COOPER COUNTRYMAN |
406 |
42 |
63 |
33 |
3,98% |
4,37% |
-33,33% |
27,27% |
7º |
LAND ROVER EVOQUE |
434 |
38 |
47 |
62 |
3,60% |
3,26% |
-19,15% |
-38,71% |
8º |
VOLVO XC40 |
640 |
30 |
36 |
62 |
2,84% |
2,50% |
-16,67% |
-51,61% |
9º |
BMW X2 |
88 |
24 |
58 |
0 |
2,27% |
4,02% |
-58,62% |
- |
10º |
BMW IX1 |
272 |
14 |
24 |
0 |
1,33% |
1,66% |
-41,67% |
- |
11º |
LEXUS UX |
130 |
10 |
12 |
22 |
0,95% |
0,83% |
-16,67% |
-54,55% |
12º |
MERCEDES-BENZ EQA |
25 |
5 |
8 |
8 |
0,47% |
0,55% |
-37,50% |
-37,50% |
13º |
KIA EV5 |
2 |
2 |
0 |
0 |
0,19% |
0,00% |
- |
- |
|
|
9637 |
1056 |
1442 |
769 |
100,00% |
100,00% |
-26,77% |
37,32% |
Volvo XC60 2024
Embora registrando retração de pouco mais de 20% frente a 2023, o Volvo XC60 (326) liderou o ranking dos modelos intermediários novamente, com boa margem em relação a um BMW X3 (179) em 5º mês seguido emplacando mais de 150 unidades – o alemão, vale ressaltar, foi o único entre os sete primeiros a avançar na comparação com o ano anterior. Sexto em julho, o Audi A5 (124) voltou ao pódio com apenas 3 unidades a mais do que o BMW X4 (121).
SUVs premium médios
SUVs / Crossovers Premium II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VOLVO XC60 |
2030 |
326 |
256 |
412 |
25,73% |
21,39% |
27,34% |
-20,87% |
2º |
BMW X3 |
1057 |
179 |
151 |
74 |
14,13% |
12,61% |
18,54% |
141,89% |
3º |
AUDI Q5/SQ5 |
964 |
124 |
89 |
129 |
9,79% |
7,44% |
39,33% |
-3,88% |
4º |
BMW X4 |
750 |
121 |
75 |
140 |
9,55% |
6,27% |
61,33% |
-13,57% |
5º |
LAND ROVER DEFENDER |
558 |
93 |
115 |
97 |
7,34% |
9,61% |
-19,13% |
-4,12% |
6º |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
689 |
88 |
106 |
125 |
6,95% |
8,86% |
-16,98% |
-29,60% |
7º |
PORSCHE MACAN |
800 |
88 |
119 |
110 |
6,95% |
9,94% |
-26,05% |
-20,00% |
8º |
MERCEDES-BENZ GLC |
529 |
70 |
47 |
35 |
5,52% |
3,93% |
48,94% |
100,00% |
9º |
LEXUS NX |
347 |
56 |
66 |
74 |
4,42% |
5,51% |
-15,15% |
-24,32% |
10º |
MERCEDES-BENZ GLB |
375 |
42 |
68 |
61 |
3,31% |
5,68% |
-38,24% |
-31,15% |
11º |
FORD MUSTANG MACH E |
102 |
37 |
6 |
0 |
2,92% |
0,50% |
516,67% |
- |
12º |
BYD TAN |
163 |
14 |
19 |
19 |
1,10% |
1,59% |
-26,32% |
-26,32% |
13º |
LAND ROVER VELAR |
238 |
11 |
41 |
37 |
0,87% |
3,43% |
-73,17% |
-70,27% |
14º |
BMW IX3 |
109 |
10 |
17 |
20 |
0,79% |
1,42% |
-41,18% |
-50,00% |
15º |
JAGUAR F-PACE |
135 |
7 |
19 |
22 |
0,55% |
1,59% |
-63,16% |
-68,18% |
16º |
MERCEDES-BENZ EQB |
15 |
1 |
3 |
9 |
0,08% |
0,25% |
-66,67% |
-88,89% |
|
|
8861 |
1267 |
1197 |
1364 |
100,00% |
100,00% |
5,85% |
-7,11% |
Porsche Cayenne S 2024
Em alta superior a 50%, o Porsche Cayenne (155) comandou a lista dos modelos mais sofisticados novamente, mas desta vez com vantagem um pouco menor em relação ao Volvo XC90 (106). Após registrar seu melhor momento em 2024 no mês anterior, o BMW X6 (59) perdeu força nas últimas semanas e foi superado pelo Range Rover na disputa pelo 3º lugar.
SUVs premium grandes
SUVs / Crossovers Premium III |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
PORSCHE CAYENNE |
1170 |
155 |
175 |
100 |
26,23% |
22,88% |
-11,43% |
55,00% |
2º |
VOLVO XC90 |
783 |
106 |
119 |
127 |
17,94% |
15,56% |
-10,92% |
-16,54% |
3º |
LAND ROVER RANGE ROVER / SPORT |
599 |
74 |
87 |
73 |
12,52% |
11,37% |
-14,94% |
1,37% |
4º |
BMW X6 |
618 |
59 |
115 |
81 |
9,98% |
15,03% |
-48,70% |
-27,16% |
5º |
BMW IX |
128 |
42 |
10 |
29 |
7,11% |
1,31% |
320,00% |
44,83% |
6º |
MERCEDES-BENZ GLE |
573 |
39 |
91 |
26 |
6,60% |
11,90% |
-57,14% |
50,00% |
7º |
LAND ROVER DISCOVERY |
418 |
36 |
44 |
77 |
6,09% |
5,75% |
-18,18% |
-53,25% |
8º |
AUDI Q8 |
143 |
26 |
26 |
23 |
4,40% |
3,40% |
0,00% |
13,04% |
9º |
BMW X5 |
424 |
26 |
66 |
193 |
4,40% |
8,63% |
-60,61% |
-86,53% |
10º |
BMW X7 |
109 |
11 |
15 |
1 |
1,86% |
1,96% |
-26,67% |
1000,00% |
11º |
AUDI Q7 |
70 |
7 |
5 |
4 |
1,18% |
0,65% |
40,00% |
75,00% |
12º |
MERCEDES-BENZ GLS |
34 |
4 |
3 |
3 |
0,68% |
0,39% |
33,33% |
33,33% |
13º |
MERCEDES-BENZ CLASSE G |
116 |
2 |
6 |
12 |
0,34% |
0,78% |
-66,67% |
-83,33% |
14º |
MERCEDES-BENZ EQE SUV |
15 |
2 |
1 |
1 |
0,34% |
0,13% |
100,00% |
100,00% |
15º |
KIA EV9 |
1 |
1 |
0 |
0 |
0,17% |
0,00% |
- |
- |
16º |
LAMBORGHINI URUS |
17 |
1 |
2 |
5 |
0,17% |
0,26% |
-50,00% |
-80,00% |
5218 |
591 |
765 |
755 |
100,00% |
100,00% |
-22,75% |
-21,72% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CAOA Chery sobe preço do Tiggo 7 Sport, que chega aos R$ 144.990
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
CAOA Chery Tiggo 7 Sport tem aumento de preço e custa agora R$ 139.990
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
CAOA Chery reajusta preços dos modelos Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8
O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
Flagra: Caoa Chery Tiggo 7 PHEV aparece no Brasil pronto para estreia