A Mercedes-Benz acaba de anunciar a chegada ao mercado do Classe E 2025 com novidades. Vendido no Brasil desde o início do ano em versão única E300 Exclusive, o modelo passa por reposicionamento no pacote de equipamentos e perde itens para ficar mais competitivo diante do rival BMW Série 5. Até então tabelado em R$ 639.900, o sedã agora custa a partir de R$ 578.900 (redução de R$ 61.000).
Para justificar o novo preço, a Mercedes-Benz mexeu na lista de equipamentos e retirou de oferta alguns itens. É o caso do sistema de eixo traseiro direcional, que gira as rodas de trás em 4,5 graus no sentido contrário para ajudar em manobras, especialmente balizas. Além disso, o Classe E perdeu painel de instrumentos em 3D e o conjunto de suspensão adaptativa com molas a ar Airmatic, que mantém a altura livre do solo constante independentemente da carga.
Mercedes-Benz Classe E E300 2025 (Avaliação)
Ainda assim, segue oferecendo itens como iluminação ambiente de 64 cores, Burmester Surround Sound System 4D com 17 alto-falantes e 730W de potência, integração com Apple CarPlay e Android Auto, navegação com realidade aumentada e Head-up display, Wireless Charging, faróis full LED com faróis altos adaptativos, teto solar panorâmico, acabamento interno em black piano, banco elétricos (inclui lombar) e memória, entre outros.
Dentro do pacote de recursos de assistência à condução, destaque para assistente ativo de distância, assistente de frenagem, assistente de manutenção de faixa, assistente de ponto cego, suporte para manobras evasivas, sistema de proteção de pedestres, assistente ativo de estacionamento com ParkTronic e câmera 360°. O status e a atividade dos sistemas de assistência à condução são mostrados em uma visualização em tela cheia no modo assistência do painel de instrumentos do condutor.
Sob o capô, o motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina entrega 258 cv a 5.800 rpm e 40,7 kgfm de torque entre 3.200 e 4.000 rpm. O diferencial fica por conta do sistema micro-híbrido de 48V associado, sendo capaz de apoiar o motor de combustão interna com até 23 cv de potência e 20,9 kgfm de torque extras em determinadas situações de aceleração. Todo o sistema é instalado diretamente com transmissão automática 9G-TRONIC para economizar espaço.
Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h. Dados do Inmetro revelam consumo de 8,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, sempre com gasolina. Ao todo, o Classe E 2025 mede 4,94 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,47 m de altura, além de 2,93 metros de entre-eixos. O porta-malas leva 540 litros.