No fechamento do 1º semestre, o varejo representou 51,82% dos 202.474 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil. A Fiat, com 15,52% de participação de mercado, manteve a liderança entre as montadoras com quase três pontos percentuais a mais do que a Chevrolet (12,53%). VW (11,38%), Toyota (10,89%) e Hyundai (8,61%) vieram na sequência.

E no ranking dos automóveis mais vendidos, os SUVs comandaram as ações: dos dez primeiros colocados, sete foram representantes da categoria. A liderança geral coube ao Hyundai Creta (4.666), que emplacou quase 80% de suas unidades na modalidade. Logo atrás do Chevrolet Onix (4.207), o Honda HR-V (3.936) superou os 90% de representatividade.

Hyundai Creta N-Line Avaliação
Comparativo VW Polo Highline vs. Chevrolet Onix Premier vs. Hyundai HB20 Platinum Plus vs. Honda City Hatch Touring
Honda HR-V Touring (Jason)

Além do Onix, apenas o Hyundai HB20 (3.399, 5º) e o VW Polo (3.378, 6º) se intrometeram na festa dos SUVs. 13º colocado, o Chevrolet Onix Plus (2.553) foi o sedã mais bem posicionado. Último colocado no top 50, o Porsche Cayenne teve todas as suas 324 unidades registradas no varejo – mais próximo do alemão em percentual, o BYD Dolphin Mini (1.296) superou os 98%.

POS.

MODELO

VAREJO

% TOTAL

JUN.24 (A)

HYUNDAI CRETA

4.666

79,65%

5.858

CHEVROLET ONIX

4.207

47,53%

8.852

HONDA HR-V

3.936

91,56%

4.299

TOYOTA COROLLA CROSS

3.572

84,27%

4.239

HYUNDAI HB20

3.399

34,83%

9.760

VW POLO

3.378

34,89%

9.683

CHEVROLET TRACKER

3.241

54,77%

5.918

FIAT FASTBACK

3.060

86,03%

3.557

JEEP RENEGADE

3.002

66,20%

4.535

10º

VW NIVUS

2.923

54,54%

5.359

11º

VW T-CROSS

2.893

48,74%

5.936

12º

NISSAN KICKS

2.864

61,24%

4.677

13º

CHEVROLET ONIX PLUS

2.553

39,05%

6.538

14º

FIAT ARGO

2.397

32,29%

7.423

15º

TOYOTA COROLLA

2.369

74,29%

3.189

16º

JEEP COMPASS

2.356

59,49%

3.960

17º

CAOA CHERY TIGGO 5X

2.116

83,93%

2.521

18º

FIAT PULSE

2.110

71,36%

2.957

19º

BYD SONG PLUS

1.867

97,70%

1.911

20º

CAOA CHERY TIGGO 7

1.809

96,48%

1.875

21º

FIAT CRONOS

1.520

44,71%

3.400

22º

BYD DOLPHIN

1.462

96,57%

1.514

23º

TOYOTA YARIS HATCH

1.419

60,74%

2.336

24º

BYD DOLPHIN MINI

1.296

98,33%

1.318

25º

RENAULT KARDIAN

1.292

73,70%

1.753

26º

TOYOTA SW4

1.286

88,45%

1.454

27º

FIAT MOBI

1.233

20,53%

6.007

28º

PEUGEOT 208

1.116

47,13%

2.368

29º

HONDA CITY HATCH

1.079

87,58%

1.232

30º

HONDA CITY

1.061

79,00%

1.343

31º

VW VIRTUS

1.032

40,31%

2.560

32º

CITROËN C3

955

48,11%

1.985

33º

VW TAOS

949

50,19%

1.891

34º

HYUNDAI HB20S

917

24,39%

3.759

35º

GWM HAVAL H6

850

39,48%

2.153

36º

CHEVROLET SPIN

835

37,06%

2.253

37º

JEEP COMMANDER

750

47,26%

1.587

38º

CITROËN C3 AIRCROSS

714

70,41%

1.014

39º

RENAULT DUSTER

691

50,47%

1.369

40º

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS

673

88,79%

758

41º

RENAULT KWID

644

14,25%

4.520

42º

TOYOTA YARIS SEDAN

612

29,31%

2.088

43º

CAOA CHERY TIGGO 8

531

94,15%

564

44º

BMW X1

509

91,71%

555

45º

GWM ORA 03

465

78,95%

589

46º

NISSAN VERSA

453

35,53%

1.275

47º

BMW 320i

393

92,69%

424

48º

NISSAN SENTRA

362

73,28%

494

49º

HONDA ZR-V

335

98,24%

341

50º

PORSCHE CAYENNE

324

100,00%

324

Fiat Strada Ultra T200 Cabine Dupla 2024
Fiat Toro Volcano T270 2024
Toyota Hilux SRX Plus 2024 - Teste

Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat emplacou uma dobradinha com Strada (3.334) e Toro (2.186). A Toyota Hilux (1.988) completou o pódio, desta vez com a Ford Ranger (1.694) bem mais próxima. Fechando o top 10, a VW Saveiro (268) teve mais de 90% de seus emplacamentos através de vendas diretas.

POS.

MODELO

VAREJO

% TOTAL

JUN.24 (A)

FIAT STRADA

3.334

44,15%

7.551

FIAT TORO

2.186

45,73%

4.780

TOYOTA HILUX

1.988

51,04%

3.895

FORD RANGER

1.694

55,98%

3.026

CHEVROLET MONTANA

1.107

47,13%

2.349

RAM RAMPAGE

964

48,98%

1.968

CHEVROLET S10

917

41,74%

2.197

MITSUBISHI L200

415

53,07%

782

FIAT FIORINO

272

15,21%

1.788

10º

VW SAVEIRO

268

8,42%

3.182

11º

FORD MAVERICK

257

79,57%

323

12º

IVECO DAILY 30-130

196

100,00%

196

13º

RAM CLASSIC

179

72,76%

246

14º

RENAULT OROCH

149

17,31%

861

15º

RENAULT MASTER

142

24,36%

583

16º

IVECO DAILY

139

100,00%

139

17º

KIA K2500

136

97,14%

140

18º

RAM 1500

135

50,94%

265

19º

EFFA V21

120

100,00%

120

20º

MERCEDES-BENZ SPRINTER 315

110

100,00%

110

21º

NISSAN FRONTIER

101

12,82%

788

22º

FORD TRANSIT

87

29,19%

298

23º

VW / MAN EXPRESS

87

57,62%

151

24º

CITROËN JUMPY

84

68,85%

122

25º

FIAT TITANO

82

12,11%

677

26º

RAM 3500

71

42,01%

169

27º

CHEVROLET SILVERADO

57

83,82%

68

28º

PEUGEOT EXPERT

57

40,14%

142

29º

HYUNDAI HR

47

68,12%

69

30º

FIAT DUCATO

46

42,99%

107

31º

FORD F150

41

100,00%

41

32º

FIAT SCUDO

40

26,67%

150

33º

EFFA V22

39

100,00%

39

34º

PEUGEOT PARTNER

35

71,43%

49

35º

RAM 2500

30

15,87%

189

36º

MERCEDES-BENZ SPRINTER 517

21

100,00%

21

37º

VW AMAROK

16

2,28%

702

38º

IVECO DAILY 35-180

11

100,00%

11

39º

MERCEDES-BENZ SPRINTER 417

11

100,00%

11

40º

EFFA V25

9

100,00%

9

41º

PEUGEOT BOXER

7

46,67%

15

42º

ARROW ONE

5

100,00%

5

43º

MON PROTOTIPO

5

100,00%

5

44º

CITROËN JUMPER

4

80,00%

5

45º

HITECH ECOCARGO

3

100,00%

3

46º

VW KOMBI

3

100,00%

3

47º

GMC SIERRA

2

100,00%

2

48º

JAC EJV5.5

2

100,00%

2

49º

JAC IEV330P

2

100,00%

2

50º

MERCEDES-BENZ SPRINTER

2

100,00%

2

Envie seu flagra! flagra@motor1.com