Hyundai Creta comanda domínio dos SUVs no varejo em junho
Entre os comerciais, Fiat garante dobradinha
No fechamento do 1º semestre, o varejo representou 51,82% dos 202.474 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil. A Fiat, com 15,52% de participação de mercado, manteve a liderança entre as montadoras com quase três pontos percentuais a mais do que a Chevrolet (12,53%). VW (11,38%), Toyota (10,89%) e Hyundai (8,61%) vieram na sequência.
E no ranking dos automóveis mais vendidos, os SUVs comandaram as ações: dos dez primeiros colocados, sete foram representantes da categoria. A liderança geral coube ao Hyundai Creta (4.666), que emplacou quase 80% de suas unidades na modalidade. Logo atrás do Chevrolet Onix (4.207), o Honda HR-V (3.936) superou os 90% de representatividade.
Além do Onix, apenas o Hyundai HB20 (3.399, 5º) e o VW Polo (3.378, 6º) se intrometeram na festa dos SUVs. 13º colocado, o Chevrolet Onix Plus (2.553) foi o sedã mais bem posicionado. Último colocado no top 50, o Porsche Cayenne teve todas as suas 324 unidades registradas no varejo – mais próximo do alemão em percentual, o BYD Dolphin Mini (1.296) superou os 98%.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUN.24 (A) |
1º |
HYUNDAI CRETA |
4.666 |
79,65% |
5.858 |
2º |
CHEVROLET ONIX |
4.207 |
47,53% |
8.852 |
3º |
HONDA HR-V |
3.936 |
91,56% |
4.299 |
4º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.572 |
84,27% |
4.239 |
5º |
HYUNDAI HB20 |
3.399 |
34,83% |
9.760 |
6º |
VW POLO |
3.378 |
34,89% |
9.683 |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
3.241 |
54,77% |
5.918 |
8º |
FIAT FASTBACK |
3.060 |
86,03% |
3.557 |
9º |
JEEP RENEGADE |
3.002 |
66,20% |
4.535 |
10º |
VW NIVUS |
2.923 |
54,54% |
5.359 |
11º |
VW T-CROSS |
2.893 |
48,74% |
5.936 |
12º |
NISSAN KICKS |
2.864 |
61,24% |
4.677 |
13º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.553 |
39,05% |
6.538 |
14º |
FIAT ARGO |
2.397 |
32,29% |
7.423 |
15º |
TOYOTA COROLLA |
2.369 |
74,29% |
3.189 |
16º |
JEEP COMPASS |
2.356 |
59,49% |
3.960 |
17º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
2.116 |
83,93% |
2.521 |
18º |
FIAT PULSE |
2.110 |
71,36% |
2.957 |
19º |
BYD SONG PLUS |
1.867 |
97,70% |
1.911 |
20º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
1.809 |
96,48% |
1.875 |
21º |
FIAT CRONOS |
1.520 |
44,71% |
3.400 |
22º |
BYD DOLPHIN |
1.462 |
96,57% |
1.514 |
23º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.419 |
60,74% |
2.336 |
24º |
BYD DOLPHIN MINI |
1.296 |
98,33% |
1.318 |
25º |
RENAULT KARDIAN |
1.292 |
73,70% |
1.753 |
26º |
TOYOTA SW4 |
1.286 |
88,45% |
1.454 |
27º |
FIAT MOBI |
1.233 |
20,53% |
6.007 |
28º |
PEUGEOT 208 |
1.116 |
47,13% |
2.368 |
29º |
HONDA CITY HATCH |
1.079 |
87,58% |
1.232 |
30º |
HONDA CITY |
1.061 |
79,00% |
1.343 |
31º |
VW VIRTUS |
1.032 |
40,31% |
2.560 |
32º |
CITROËN C3 |
955 |
48,11% |
1.985 |
33º |
VW TAOS |
949 |
50,19% |
1.891 |
34º |
HYUNDAI HB20S |
917 |
24,39% |
3.759 |
35º |
GWM HAVAL H6 |
850 |
39,48% |
2.153 |
36º |
CHEVROLET SPIN |
835 |
37,06% |
2.253 |
37º |
JEEP COMMANDER |
750 |
47,26% |
1.587 |
38º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
714 |
70,41% |
1.014 |
39º |
RENAULT DUSTER |
691 |
50,47% |
1.369 |
40º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
673 |
88,79% |
758 |
41º |
RENAULT KWID |
644 |
14,25% |
4.520 |
42º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
612 |
29,31% |
2.088 |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
531 |
94,15% |
564 |
44º |
BMW X1 |
509 |
91,71% |
555 |
45º |
GWM ORA 03 |
465 |
78,95% |
589 |
46º |
NISSAN VERSA |
453 |
35,53% |
1.275 |
47º |
BMW 320i |
393 |
92,69% |
424 |
48º |
NISSAN SENTRA |
362 |
73,28% |
494 |
49º |
HONDA ZR-V |
335 |
98,24% |
341 |
50º |
PORSCHE CAYENNE |
324 |
100,00% |
324 |
Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat emplacou uma dobradinha com Strada (3.334) e Toro (2.186). A Toyota Hilux (1.988) completou o pódio, desta vez com a Ford Ranger (1.694) bem mais próxima. Fechando o top 10, a VW Saveiro (268) teve mais de 90% de seus emplacamentos através de vendas diretas.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUN.24 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
3.334 |
44,15% |
7.551 |
2º |
FIAT TORO |
2.186 |
45,73% |
4.780 |
3º |
TOYOTA HILUX |
1.988 |
51,04% |
3.895 |
4º |
FORD RANGER |
1.694 |
55,98% |
3.026 |
5º |
CHEVROLET MONTANA |
1.107 |
47,13% |
2.349 |
6º |
RAM RAMPAGE |
964 |
48,98% |
1.968 |
7º |
CHEVROLET S10 |
917 |
41,74% |
2.197 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
415 |
53,07% |
782 |
9º |
FIAT FIORINO |
272 |
15,21% |
1.788 |
10º |
VW SAVEIRO |
268 |
8,42% |
3.182 |
11º |
FORD MAVERICK |
257 |
79,57% |
323 |
12º |
IVECO DAILY 30-130 |
196 |
100,00% |
196 |
13º |
RAM CLASSIC |
179 |
72,76% |
246 |
14º |
RENAULT OROCH |
149 |
17,31% |
861 |
15º |
RENAULT MASTER |
142 |
24,36% |
583 |
16º |
IVECO DAILY |
139 |
100,00% |
139 |
17º |
KIA K2500 |
136 |
97,14% |
140 |
18º |
RAM 1500 |
135 |
50,94% |
265 |
19º |
EFFA V21 |
120 |
100,00% |
120 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
110 |
100,00% |
110 |
21º |
NISSAN FRONTIER |
101 |
12,82% |
788 |
22º |
FORD TRANSIT |
87 |
29,19% |
298 |
23º |
VW / MAN EXPRESS |
87 |
57,62% |
151 |
24º |
CITROËN JUMPY |
84 |
68,85% |
122 |
25º |
FIAT TITANO |
82 |
12,11% |
677 |
26º |
RAM 3500 |
71 |
42,01% |
169 |
27º |
CHEVROLET SILVERADO |
57 |
83,82% |
68 |
28º |
PEUGEOT EXPERT |
57 |
40,14% |
142 |
29º |
HYUNDAI HR |
47 |
68,12% |
69 |
30º |
FIAT DUCATO |
46 |
42,99% |
107 |
31º |
FORD F150 |
41 |
100,00% |
41 |
32º |
FIAT SCUDO |
40 |
26,67% |
150 |
33º |
EFFA V22 |
39 |
100,00% |
39 |
34º |
PEUGEOT PARTNER |
35 |
71,43% |
49 |
35º |
RAM 2500 |
30 |
15,87% |
189 |
36º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 |
21 |
100,00% |
21 |
37º |
VW AMAROK |
16 |
2,28% |
702 |
38º |
IVECO DAILY 35-180 |
11 |
100,00% |
11 |
39º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 417 |
11 |
100,00% |
11 |
40º |
EFFA V25 |
9 |
100,00% |
9 |
41º |
PEUGEOT BOXER |
7 |
46,67% |
15 |
42º |
ARROW ONE |
5 |
100,00% |
5 |
43º |
MON PROTOTIPO |
5 |
100,00% |
5 |
44º |
CITROËN JUMPER |
4 |
80,00% |
5 |
45º |
HITECH ECOCARGO |
3 |
100,00% |
3 |
46º |
VW KOMBI |
3 |
100,00% |
3 |
47º |
GMC SIERRA |
2 |
100,00% |
2 |
48º |
JAC EJV5.5 |
2 |
100,00% |
2 |
49º |
JAC IEV330P |
2 |
100,00% |
2 |
50º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
2 |
100,00% |
2 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
México: Hyundai Creta supera Nissan Kicks e entra no top 10
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã