No fechamento do 1º semestre, o varejo representou 51,82% dos 202.474 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil. A Fiat, com 15,52% de participação de mercado, manteve a liderança entre as montadoras com quase três pontos percentuais a mais do que a Chevrolet (12,53%). VW (11,38%), Toyota (10,89%) e Hyundai (8,61%) vieram na sequência.
E no ranking dos automóveis mais vendidos, os SUVs comandaram as ações: dos dez primeiros colocados, sete foram representantes da categoria. A liderança geral coube ao Hyundai Creta (4.666), que emplacou quase 80% de suas unidades na modalidade. Logo atrás do Chevrolet Onix (4.207), o Honda HR-V (3.936) superou os 90% de representatividade.
Além do Onix, apenas o Hyundai HB20 (3.399, 5º) e o VW Polo (3.378, 6º) se intrometeram na festa dos SUVs. 13º colocado, o Chevrolet Onix Plus (2.553) foi o sedã mais bem posicionado. Último colocado no top 50, o Porsche Cayenne teve todas as suas 324 unidades registradas no varejo – mais próximo do alemão em percentual, o BYD Dolphin Mini (1.296) superou os 98%.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUN.24 (A) |
1º |
HYUNDAI CRETA |
4.666 |
79,65% |
5.858 |
2º |
CHEVROLET ONIX |
4.207 |
47,53% |
8.852 |
3º |
HONDA HR-V |
3.936 |
91,56% |
4.299 |
4º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.572 |
84,27% |
4.239 |
5º |
HYUNDAI HB20 |
3.399 |
34,83% |
9.760 |
6º |
VW POLO |
3.378 |
34,89% |
9.683 |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
3.241 |
54,77% |
5.918 |
8º |
FIAT FASTBACK |
3.060 |
86,03% |
3.557 |
9º |
JEEP RENEGADE |
3.002 |
66,20% |
4.535 |
10º |
VW NIVUS |
2.923 |
54,54% |
5.359 |
11º |
VW T-CROSS |
2.893 |
48,74% |
5.936 |
12º |
NISSAN KICKS |
2.864 |
61,24% |
4.677 |
13º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.553 |
39,05% |
6.538 |
14º |
FIAT ARGO |
2.397 |
32,29% |
7.423 |
15º |
TOYOTA COROLLA |
2.369 |
74,29% |
3.189 |
16º |
JEEP COMPASS |
2.356 |
59,49% |
3.960 |
17º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
2.116 |
83,93% |
2.521 |
18º |
FIAT PULSE |
2.110 |
71,36% |
2.957 |
19º |
BYD SONG PLUS |
1.867 |
97,70% |
1.911 |
20º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
1.809 |
96,48% |
1.875 |
21º |
FIAT CRONOS |
1.520 |
44,71% |
3.400 |
22º |
BYD DOLPHIN |
1.462 |
96,57% |
1.514 |
23º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.419 |
60,74% |
2.336 |
24º |
BYD DOLPHIN MINI |
1.296 |
98,33% |
1.318 |
25º |
RENAULT KARDIAN |
1.292 |
73,70% |
1.753 |
26º |
TOYOTA SW4 |
1.286 |
88,45% |
1.454 |
27º |
FIAT MOBI |
1.233 |
20,53% |
6.007 |
28º |
PEUGEOT 208 |
1.116 |
47,13% |
2.368 |
29º |
HONDA CITY HATCH |
1.079 |
87,58% |
1.232 |
30º |
HONDA CITY |
1.061 |
79,00% |
1.343 |
31º |
VW VIRTUS |
1.032 |
40,31% |
2.560 |
32º |
CITROËN C3 |
955 |
48,11% |
1.985 |
33º |
VW TAOS |
949 |
50,19% |
1.891 |
34º |
HYUNDAI HB20S |
917 |
24,39% |
3.759 |
35º |
GWM HAVAL H6 |
850 |
39,48% |
2.153 |
36º |
CHEVROLET SPIN |
835 |
37,06% |
2.253 |
37º |
JEEP COMMANDER |
750 |
47,26% |
1.587 |
38º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
714 |
70,41% |
1.014 |
39º |
RENAULT DUSTER |
691 |
50,47% |
1.369 |
40º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
673 |
88,79% |
758 |
41º |
RENAULT KWID |
644 |
14,25% |
4.520 |
42º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
612 |
29,31% |
2.088 |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
531 |
94,15% |
564 |
44º |
BMW X1 |
509 |
91,71% |
555 |
45º |
GWM ORA 03 |
465 |
78,95% |
589 |
46º |
NISSAN VERSA |
453 |
35,53% |
1.275 |
47º |
BMW 320i |
393 |
92,69% |
424 |
48º |
NISSAN SENTRA |
362 |
73,28% |
494 |
49º |
HONDA ZR-V |
335 |
98,24% |
341 |
50º |
PORSCHE CAYENNE |
324 |
100,00% |
324 |
Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat emplacou uma dobradinha com Strada (3.334) e Toro (2.186). A Toyota Hilux (1.988) completou o pódio, desta vez com a Ford Ranger (1.694) bem mais próxima. Fechando o top 10, a VW Saveiro (268) teve mais de 90% de seus emplacamentos através de vendas diretas.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUN.24 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
3.334 |
44,15% |
7.551 |
2º |
FIAT TORO |
2.186 |
45,73% |
4.780 |
3º |
TOYOTA HILUX |
1.988 |
51,04% |
3.895 |
4º |
FORD RANGER |
1.694 |
55,98% |
3.026 |
5º |
CHEVROLET MONTANA |
1.107 |
47,13% |
2.349 |
6º |
RAM RAMPAGE |
964 |
48,98% |
1.968 |
7º |
CHEVROLET S10 |
917 |
41,74% |
2.197 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
415 |
53,07% |
782 |
9º |
FIAT FIORINO |
272 |
15,21% |
1.788 |
10º |
VW SAVEIRO |
268 |
8,42% |
3.182 |
11º |
FORD MAVERICK |
257 |
79,57% |
323 |
12º |
IVECO DAILY 30-130 |
196 |
100,00% |
196 |
13º |
RAM CLASSIC |
179 |
72,76% |
246 |
14º |
RENAULT OROCH |
149 |
17,31% |
861 |
15º |
RENAULT MASTER |
142 |
24,36% |
583 |
16º |
IVECO DAILY |
139 |
100,00% |
139 |
17º |
KIA K2500 |
136 |
97,14% |
140 |
18º |
RAM 1500 |
135 |
50,94% |
265 |
19º |
EFFA V21 |
120 |
100,00% |
120 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
110 |
100,00% |
110 |
21º |
NISSAN FRONTIER |
101 |
12,82% |
788 |
22º |
FORD TRANSIT |
87 |
29,19% |
298 |
23º |
VW / MAN EXPRESS |
87 |
57,62% |
151 |
24º |
CITROËN JUMPY |
84 |
68,85% |
122 |
25º |
FIAT TITANO |
82 |
12,11% |
677 |
26º |
RAM 3500 |
71 |
42,01% |
169 |
27º |
CHEVROLET SILVERADO |
57 |
83,82% |
68 |
28º |
PEUGEOT EXPERT |
57 |
40,14% |
142 |
29º |
HYUNDAI HR |
47 |
68,12% |
69 |
30º |
FIAT DUCATO |
46 |
42,99% |
107 |
31º |
FORD F150 |
41 |
100,00% |
41 |
32º |
FIAT SCUDO |
40 |
26,67% |
150 |
33º |
EFFA V22 |
39 |
100,00% |
39 |
34º |
PEUGEOT PARTNER |
35 |
71,43% |
49 |
35º |
RAM 2500 |
30 |
15,87% |
189 |
36º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 |
21 |
100,00% |
21 |
37º |
VW AMAROK |
16 |
2,28% |
702 |
38º |
IVECO DAILY 35-180 |
11 |
100,00% |
11 |
39º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 417 |
11 |
100,00% |
11 |
40º |
EFFA V25 |
9 |
100,00% |
9 |
41º |
PEUGEOT BOXER |
7 |
46,67% |
15 |
42º |
ARROW ONE |
5 |
100,00% |
5 |
43º |
MON PROTOTIPO |
5 |
100,00% |
5 |
44º |
CITROËN JUMPER |
4 |
80,00% |
5 |
45º |
HITECH ECOCARGO |
3 |
100,00% |
3 |
46º |
VW KOMBI |
3 |
100,00% |
3 |
47º |
GMC SIERRA |
2 |
100,00% |
2 |
48º |
JAC EJV5.5 |
2 |
100,00% |
2 |
49º |
JAC IEV330P |
2 |
100,00% |
2 |
50º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
2 |
100,00% |
2 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil