page ad skin

BMW X4 caminha para sair de linha sem ganhar nova geração; entenda

Crossover teve terceira geração cancelada e terá espaço preenchido no portfólio pelo irmão menor X2

BMW X4 M Competition 2021

Especulado desde meados de 2022, o fim de linha do crossover X4 acaba de ser praticamente oficializado pela BMW. Fora da lista de prioridades da marca bávara para lançamentos futuros, o modelo será descontinuado nos próximos anos e não terá direito nem mesmo à uma nova geração. A despedida das lojas deverá acontecer entre 2025 e 2026 e o espaço no portfólio acabará sendo preenchido pelas versões mais caras e potentes do irmão menor X2.

A diferença entre os dois modelos é considerável, mas a BMW parece acreditar que a substituição será possível. Para efeito de comparação, o X4 mede 4,75 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,62 m de altura e 2,86 metros de entre-eixos. Por sua vez, o X2 possui 4,55 metros, 1,84 m, 1,59 m e 2,69 metros, respectivamente. Além disso, o X3 acaba de ser totalmente renovado e também ajudará a suprir a ausência do irmão.

BMW X4 M Competition 2021

Com o X3, a BMW optou por uma nova geração mais tecnológica e ainda equipada com motores tradicionais a combustão. Já no caso do X4, a marca deverá pular essa etapa e migrar o modelo direto para eletrificação total, neste caso lançando o iX4. Elétrico do tipo dedicado (ou seja, desenvolvido desde o princípio para ser um modelo totalmente EV), o próximo X4 chegará ao mercado desde 2026 e já será construído sobre a plataforma Neue Klasse.

Segundo especulações, o novato adotará baterias do tipo Gen6 e chegará com a promessa de ter autonomia e velocidade de carregamento 30% superiores na comparação com as células atuais. São baterias bastante promissoras, aproximadamente 20% mais leves que as convencionais e com custos de produção reduzidos pela metade.

BMW X4 2021

Ao pular uma geração, a BMW também levou em conta o desempenho comercial do X4. Investir em uma nova linhagem baseada no recém-revelado X3 2025 não seria financeiramente rentável. Na Europa, levando em conta os números acumulados de janeiro a maio deste ano, o X4 foi apenas o terceiro mais vendido do segmento, com 6.760 unidades emplacadas. A categoria foi liderada pelo Mercedes-Benz GLC Coupé, com 10.713 unidades, seguido pelo Audi Q5 Sportback com 7.128 exemplares.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários