Novo BMW M5 chega aos 727 cv com V8 biturbo e eletrificação
E para a alegria do mundo, terá o M5 Touring, mas só em agosto
Por algum tempo, as pessoas especularam como loucas e a própria BMW alimentou ainda mais essa chama ao confirmar que existiria um M5 Touring em nova geração. Em partes, a espera acabou, pois aqui está o novo BMW M5 (G90) em sua forma de sedã - a perua fica para os próximos meses.
O que vemos é um afastamento flagrante de tudo o que caracterizou um M5 até o momento. Vemos uma vantagem absoluta que eliminou qualquer restrição no design. Somado a isso, temos a primeira eletrificação do lendário sedã de alto desempenho e, como resultado, um peso que provavelmente trará lágrimas aos olhos de entusiastas e fãs em todo o mundo. Já tivemos a oportunidade de conhecê-lo ao vivo e contaremos o que esperar.
Galeria: Novo BMW M5 (2024)
Ao volante
Além do memorável peso de combate, que ultrapassa a marca de 2,5 toneladas com o motorista, o novo trem-de-força híbrido plug-in está, obviamente, causando muita discussão. Os fãs do M já estão familiarizados com a poderosa combinação do V8 biturbo 4.4 e do motor elétrico síncrono permanentemente excitado do mega SUV XM. No caso do novo M5, o motor de combustão de 585 cv e o motor elétrico de 197 cv proporcionam um sistema de 727 cv e 1.000 Nm de torque - ou 102 kgfm (!).
E por que todo esse esforço, incluindo a dolorosa desvantagem de peso? Afinal de contas, o novo BMW M5 é apenas 500 kg mais pesado que seu antecessor. Bem, o que eu ouço repetidamente dos engenheiros: com um motor de combustão pura, você teria sido significativamente mais fraco do que no último M5 devido aos regulamentos de emissões e você não consegue explicar isso para a maioria dos clientes.
E acrescento: imagine se um novo Mercedes-AMG E 63 e o próximo Audi RS 7 com motores PHEV de 700 cv aparecessem em algum momento. A BMW pareceria um poodle com 585 cv. Isso não é atraente em muitos aspectos, mas é assim que o mercado funciona.
Seja como for, o desempenho ao dirigir é, obviamente, brutal, apesar da eletrificação. Mas a verdade é que o antecessor teve um desempenho melhor. O M5 plug-in faz de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. O antigo M5 Competition precisou de 3,3 segundos, o M5 CS precisou de apenas 3. A marca de 200 km/h é atingida em 10,9 segundos, sendo que o M5 CS também é meio segundo mais rápido. A velocidade máxima é de 250 km/h e, opcionalmente, pode ser aumentada para 305 km/h.
A potência é transmitida para as quatro rodas por meio de uma caixa de câmbio automática de 8 marchas. O modo 4WD Sport também está disponível na nova era eletrônica, na qual a tração nas quatro rodas é mais pesada na traseira. Há também o conhecido modo 2WD, que permite a tração traseira pura e desvios esfumaçados quando o ESP é desativado.
Galeria: BMW M5 (2024) - Protótipo
O principal responsável pelo peso extra tem uma capacidade líquida de 18,6 kWh e fica plano na parte inferior da carroceria - vantagens de ter um elétrico na família de plataforma. A autonomia puramente elétrica é de no máximo 69 quilômetros. O carregamento é feito com até 7,4 kW. É será possível carregar com 11 kW no futuro. Tudo isso pode ser atualizado.
A empresa sediada em Munique implantou até cinco modos de operação em seu novo carro-chefe híbrido. Híbrido, Elétrico e o modo eControl, que mantém o estado de carga, são padrão. Os modos Dynamic e Dynamic Plus para as pistas de corrida também estão disponíveis como opcionais. Aqui, o sistema de resfriamento e o desempenho do sistema são condicionados de acordo. Constante por mais tempo no Dynamic, máximo por um curto período no Dynamic Plus.
Dinâmica de direção
Como já é familiar em vários veículos M, o novo M5 também tem um enorme arsenal de suportes adicionais e painéis de cisalhamento para aumentar a rigidez torcional. A conexão mais rígida do chassi com a carroceria e a direção, que é rigidamente aparafusada ao suporte do eixo dianteiro, também contribuem para isso.
O G90 vem com um suspensão de braço duplo na dianteira e multi-link na traseira. Ambos com braços de controle especialmente projetados, rolamentos mais rígidos e cinemática de eixo mais focada. Ao olhar as fotos, você deve ter notado que ele passou por um treinamento maciço nos ombros em comparação com o Série 5 normal. Sim, a BMW optou pela construção de carrocerias largas pela primeira vez e isso se reflete naturalmente em caixas mais largas.
Uma suspensão M adaptável e, pela primeira vez em um M5, eixo traseiro direcional na traseira com um ângulo de direção de até 1,5 grau são itens de série. Essa última, é claro, também ajuda a reduzir um pouco o tamanho da limusine de desempenho, agora bastante extensa.
Um sistema de freio de aço com pinças de seis pistões na dianteira e pinças flutuantes de pistão único na traseira é instalado de fábrica. Os tamanhos dos discos são 410 e 398 milímetros. Por um custo extra, a empresa sediada em Munique fornece freios de carbono-cerâmica com discos de 420 mm na dianteira, que economizam um total de 25 quilos de peso.
Exterior
Como você pode ver, os dias de subestimação sóbria finalmente acabaram para o M5. O novo carro abre novos caminhos e é visualmente impressionante. Suspeito que o design não será do agrado de todos, mas vou me arriscar e dar os parabéns à equipe de design. Ele realmente se destaca. Especialmente na nova cor metálica Frozen Deep Grey.
BMW M5 (2024)
Acredite ou não, o novo sedã M5 tem 5,09 metros de comprimento e 1,97 metros de largura. Em comparação com o Série 5 convencional, o carro é 78 milímetros mais largo na frente e 45 milímetros mais largo na traseira. Os quadris sensuais não são colocados de forma grosseira, mas sim, bem, "sutilmente" desenhados na chapa metálica. A grade do radiador é preta brilhante e quase completamente fechada.
Os parachoques também são impressionantes. Na frente, com uma entrada de ar central muito grande e deslocada em preto, na traseira, com um verdadeiro monstro de difusor, que - também deslocado em preto - se projeta muito ampla e vividamente. A própria BMW fala de um design monolítico. Acho que você pode deixar por isso mesmo.
As rodas padrão medem 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira. O tamanho dos pneus é 285/40 ZR20 na dianteira e 295/35 ZR21 na traseira. Bastante incomum para um sedã esportivo: um teto de vidro panorâmico é padrão, um teto de carbono 30 quilos mais leve (!) está disponível por um custo extra no pacote de carbono. Se você marcar todas as opções de leveza, o peso do M5 será reduzido em cerca de 60 quilos. Os quatro tubos de escape medem 100 milímetros de diâmetro cada.
Interior
Uma olhada no interior mostra. Se desejado, as coisas podem ser bastante ousadas e extrovertidas aqui. Nas fotos, é possível ver o couro metálico com um leve efeito de brilho, disponível pela primeira vez, na parte superior dos assentos e nas portas. O interior preto é padrão. Três variantes bicolores estão disponíveis como opção. Em 2025, mais duas versões bicolores serão adicionadas.
O novo volante é achatado na parte inferior e, naturalmente, apresenta os botões M vermelhos, que podem ser usados para chamar configurações pré-configuradas do modo de direção. As alavancas de câmbio são pretas com detalhes em vermelho.
O pacote de equipamentos padrão inclui ar-condicionado automático de 4 zonas, ar-condicionado estacionário e um sistema de som Bowers Wilkins com 18 alto-falantes. O novo M5 é operado por meio do chamado Sistema Operacional 8.5. O conhecido display curvo, composto por um display de instrumentos de 12,3 polegadas e uma tela de infotainment de 14,9 polegadas, apresenta gráficos e displays específicos do M, assim como o head-up display.
A produção do BMW M5 terá início na fábrica de Dingolfing em julho. O lançamento no mercado será em novembro de 2024, ao mesmo tempo que o M5 Touring, que não poderemos mostrar em toda a sua glória até meados de agosto na Alemanha.
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