O BMW X3 muda totalmente na linha 2025. Com a designação G45, a quarta geração faz sua estreia exatamente 20 anos depois que a primeira chegou ao mercado.
Um dos SUVs mais populares do segmento D, o novo X3 é mais espaçoso, tecnológico e ainda está disponível com motores a diesel, incluindo os de seis cilindros em linha a partir de meados de 2025, mas não tem mais uma versão 100% elétrica, que retornará nos próximos anos usando a inédita plataforma Neue Klasse da empresa.
Começando, como sempre, pelo exterior, como já dissemos, a nova geração do BMW X3 cresceu ligeiramente em tamanho. Em comparação com o modelo anterior, o X3 2025 é 3,4 cm mais longo, totalizando 4,76 m, e 2,9 cm mais largo, medindo 1,92 m.
Junto com essas medidas, o volume de carga também aumentou em 20 litros, chegando a 570 litros para as versões micro-híbridas e 460 litros para as versões híbridas plug-in, naturalmente em uma configuração de cinco lugares (anteriormente 550 litros e 440 litros, respectivamente). A única medida que diminui, no entanto, é a altura, que cai para 1,66 metros (- 2,5 cm).
BMW X3 (2024) | Dimensões |
Comprimento | 4.755 mm |
Largura | 1.920 mm |
Altura | 1.660 mm |
Distância entre eixos | 2.865 mm |
Distância do solo | 216 mm |
Capacidade do porta-malas | 570 - 1.700 litros (460 - 1.600 com 30e xDrive) |
Em termos de design, a parte dianteira do novo BMW X3 é, obviamente, completamente nova e caracterizada por um estilo diferente de qualquer um dos modelos atuais da fabricante bávara.
Pela primeira vez, de fato, os novos faróis totalmente em LED fazem sua estreia, que opcionalmente também podem ser adaptativos com farol alto automático ou com um interior M Shadow Line polido, em todos os casos com uma assinatura de luz em forma de L duplo.
Os conjuntos de luzes, de acordo com a tradição da empresa, também podem ser combinados com uma nova grade dianteira de tamanho generoso, iluminada como opcional, que incorpora faixas oblíquas inéditas.
Mas os novos recursos não param por aí. De fato, olhando o novo X3 de perfil, fica claro que os projetistas trabalharam duro para torná-lo maior na traseira, dando mais espaço aos ocupantes.
Enquanto a parte dianteira mantém proporções semelhantes às do modelo anterior, as maiores mudanças podem ser vistas na traseira, onde o perfil do porta-malas é menos inclinado do que no passado e incorpora um spoiler de tamanho bastante generoso na parte superior.
O mesmo acontece na parte inferior, onde o novo X3 2025 é projetado, mais uma vez, muito mais quadrado do que o modelo anterior e onde o que falta, pela primeira vez no modelo, são os tubos de escape, integrados atrás do para-choque como os carros mais recentes da empresa, em todos os motores, com exceção da versão esportiva M50 xDrive.
E por falar em "esportivo", o novo X3 também conta com o pacote esportivo MSport, uma das configurações mais populares da geração anterior e, como é tradição, disponível na longa lista de opcionais.
Ele apresenta rodas de liga leve de 19 polegadas dedicadas e para-choques e saias específicos. A versão MSport Pro acrescenta iluminação ambiente Iconic Glow e o sistema de freios esportivos M com pinças pintadas de vermelho.
Voltando ao interior, em geral a cabine do novo BMW X3 se assemelha muito à do novo Série 5, como é tradição para o modelo.
A verdadeira estrela do novo painel de instrumentos é, obviamente, a "tela curva", que - ao contrário dos modelos menores vistos recentemente - ainda tem uma roda giratória central para controlar todas as funções mais importantes, um recurso que é muito querido pelos clientes dos carros maiores da marca.
Para entrar em mais detalhes, o sistema apresenta a versão mais recente do BMW iDrive com o BMW Operating System 9 e QuickSelect, este último permitindo que as principais funções sejam chamadas diretamente sem ter que passar por um submenu.
Os serviços BMW Digital Premium também estão disponíveis como opção, permitindo que aplicativos específicos do país sejam usados diretamente na tela do carro por uma taxa de assinatura. Além do streaming de música, há vários serviços de streaming de vídeo e integração de smartphone com Apple CarPlay e Android Auto (este último de série).
Assim como no Série 5, também não faltam elementos de luz contrastantes no console central e nos painéis das portas, agora típicos dos BMWs mais recentes e personalizáveis em cores.
Uma novidade importante, no entanto, é o fato de que a frente das portas do motorista e do passageiro agora apresenta novos elementos de design que incorporam botões para operar as saídas de ar, as memórias dos bancos e a abertura das portas.
A linha de motores do novo BMW X3, assim como na geração anterior, já nesse estágio inicial consiste em uma ampla gama de variantes suficientes para cobrir as necessidades de quase todos os clientes.
A lista, em particular, começa na parte inferior com um motor a gasolina micro-híbrido de 48 volts menos potente, usado na versão X3 20 xDrive equipado, com o 2.0 turbo a gasolina com um total de 208 cv, um número suficiente para permitir que ele acelere de zero a 100 km/h em 7,8 segundos.
Imediatamente acima dele está o primeiro micro-híbrido a diesel da linha, o X3 20d xDrive com 197 cv, nesse caso suficiente para acelerar de zero a 100 km/h em 7,7 segundos. Conforme previsto, o motor diesel de seis cilindros em linha mais potente será adicionado à linha em meados de 2025.
Acima das duas versões mencionadas, então, vem a primeira e única variante híbrida plug-in disponível até o momento, ou seja, o X3 30e xDrive, ainda alimentado pelo motor a gasolina 2.0 turbo de quatro cilindros, mas combinado com um motor elétrico integrado na transmissão automática ZF Steptronic de 8 marchas (padrão para todos).
Graças a esse motor de 299 cv e a uma bateria com capacidade ainda não especificada pelo fabricante, o novo X3 é capaz de percorrer cerca de 90 km em modo 100% elétrico (WLTP), com recarga em corrente alternada com potência de 11 kW.
Até a eventual chegada de uma verdadeira versão M, talvez até mesmo uma versão M Competition, no topo da gama está o novo X3 M50 xDrive, equipado com o 3.0 a gasolina de seis cilindros mais potente já usado em um carro M Performance.
Novamente, o motor é equipado com um sistema micro-híbrido de 48 volts, uma combinação que permite liberar até 398 cv de potência, novamente por meio da tração integral xDrive e da transmissão automática Steptronic de 8 marchas. O 0 a 100 km/h leva somente 4,6 segundos.
Além do motor, essa última versão também é muito especial em termos dos acessórios disponíveis, incluindo, como de costume para os carros da BMW, suspensão esportiva M (também adaptável como segunda opção), direção esportiva variável (VSS), sistema de freios esportivos M, rodas de liga leve de até 20 polegadas e diferencial esportivo M.
Motores | BMW X3 2025 |
X3 20 xDrive | 208 cv |
X3 20d xDrive | 197 cv |
X3 30e xDrive | 299 cv |
X3 M50 xDrive | 398 cv |
A lista de equipamentos de série do BMW X3 2025 já é rica e oferece ar-condicionado automático de três zonas, vidros acústicos, chave presencial, tampa do porta-malas e espelhos externos elétricos, alarme, BMW Live Cockpit Plus, que inclui o sistema de navegação baseado em nuvem BMW Maps, iluminação ambiente multicolorida, carregamento sem fio para smartphones, quatro portas USB-C e uma tomada de 12 volts no console central e no porta-malas como padrão.
Os extras opcionais incluem uma série de acessórios importantes, como um teto de vidro panorâmico fixo (não mais abrível) com uma grande superfície transparente não interrompida por pilares transversais; aquecimento do volante; isolamento térmico e vidro escuro na traseira e aquecimento auxiliar do veículo.
O lançamento no mercado do novo BMW X3 está programado para novembro de 2024. Na Alemanha, a versão 20 xDrive partirá de 57.900 euros (R$ 339.978), apenas 2.000 euros (R$ 11.743) a mais do que o modelo atual. A BMW ainda não comenta sobre a sua chegada no Brasil.
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