SUVs em maio: T-Cross lidera em mês que Kicks disparou nas vendas
Confira o ranking de vendas do último mês para o segmento de SUVs, que segue como um dos maiores do mercado
O setor automotivo segue em alta, apesar de o mercado brasileiro ter passado por uma queda nas vendas em maio na comparação com abril. Os emplacamentos recuaram 11,95% em comparação com abril, alcançando a marca de 183.214 carros e comerciais leves registrados no mês, o que ainda é um número melhor do que em 2023, quando 166.322 veículos foram vendidos.
Isto reduziu a vantagem do acumulado do ano. Se em abril a indústria registrava 17,49% mais carros emplacados desde o início de 2024 em comparação com 2023, agora o mercado está 15,87% acima, com 874.570 veículos. Ainda está acima da projeção da Fenabrave, que prevê que o mercado chegará a 2,44 milhões de automóveis e comerciais leves emplacados, um crescimento de 12% ante 2023.
O segmento de SUVs em maio continuou sendo um dos principais do mercado, principalmente com a categoria compacta acumulando os maiores volumes. Nesse segmento, fica o destaque para o Volvo EX30, modelo elétrico mais barato da marca em nosso mercado e que já emplacou 468 unidades no mês em que finalmente começou a desembarcar no Brasil.
Lançamento: Volkswagen T-Cross Comfortline 2025
SUV compactos em maio
Na categoria de SUVs compactos, o Volkswagen T-Cross liderou com 6.501 unidades vendidas, representando um aumento de 4,5% em relação ao mês anterior. O modelo conseguiu manter a liderança apesar de ter passado por mudanças para a linha 2025 em maio. Em segundo lugar ficou o Nissan Kicks, com 5.910 unidades e um notável crescimento de 29% na comparação com abril. O Hyundai Creta ficou em terceiro lugar com 5.739 unidades vendidas, um aumento de 7,6%.
Em quarto, o Chevrolet Tracker registrou 4.613 unidades, uma queda de 18,6%. Fechando o top 5, o Volkswagen Nivus vendeu 4.546 unidades, uma diminuição de 13,6%. O maior perdedor foi o Peugeot 2008, com uma queda de 62,4%, vendendo apenas 92 unidades e ficando na 17ª posição. O SUV trocará de geração em breve, passando a ser importado da argentina
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (MAIO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2024 |
1º | Volkswagen T-Cross | 6.501 | 4,5% | 25.583 |
2º | Nissan Kicks | 5.910 | 29,0% | 23.506 |
3º | Hyundai Creta | 5.739 | 7,6% | 24.674 |
4º | Chevrolet Tracker | 4.613 | -18,6% | 22.948 |
5º | Volkswagen Nivus | 4.546 | -13,6% | 20.508 |
6º | Jeep Renegade | 4.173 | -4,8% | 18.957 |
7º | Honda HR-V | 3.660 | -14,6% | 17.651 |
8º | Fiat Fastback | 3.589 | -7,6% | 18.178 |
9º | Fiat Pulse | 3.084 | -12,9% | 15.146 |
10º | Caoa Chery Tiggo 5X | 2.446 | -10,4% | 11.611 |
11º | Renault Kardian | 1.203 | -23,9% | 3.438 |
12º | Renault Duster | 1.189 | -42,6% | 8.805 |
13º | Volvo EX30 | 468 | 1409,7% | 499 |
14º | BMW X1 | 439 | 29,5% | 1.896 |
15º | Audi Q3 | 179 | -16,7% | 939 |
16º | Land Rover Discovery Sport | 93 | 27,4% | 409 |
17º | Peugeot 2008 | 92 | -62,4% | 1.037 |
18º | Kia Stonic | 88 | -40,1% | 442 |
19º | Mercedes-Benz GLA | 74 | -5,1% | 303 |
20º | Citroën C4 Cactus | 64 | -47,1% | 648 |
21º | Suzuki Jimny Sierra | 62 | 12,7% | 242 |
22º | Volvo XC40 | 56 | -15,2% | 479 |
23º | Land Rover Evoque | 52 | -16,1% | 286 |
24º | Volvo C40 | 47 | -6,0% | 336 |
25º | Kia Niro | 39 | -25,0% | 280 |
26º | Mini Cooper Countryman | 36 | -7,7% | 271 |
27º | BMW iX1 | 34 | -19,0% | 194 |
28º | Lexus UX | 18 | -28,0% | 91 |
29º | Hyundai Kona | 0 | -100,0% | 103 |
30º | Jaguar E-Pace | 0 | -100,0% | 3 |
31º | Mercedes-Benz EQA | 0 | --------- | 0 |
Jeep Compass Blackhawk 2025 com motor Hurricane 2.0 turbo
SUVs médios
Na categoria de SUVs médios, o Toyota Corolla Cross liderou com 4.565 unidades vendidas, um crescimento de 21,6%. O Jeep Compass ficou em segundo lugar com 3.282 unidades, uma queda de 16,1%. Ambos passaram por mudanças recentemente. O Caoa Chery Tiggo 7 vendeu 1.694 unidades, representando uma diminuição significativa de 44,0%, e ficou em terceiro lugar.
A participação dos modelos híbridos tem crescido entre os SUVs médios. Em quarto lugar no ranking, o BYD Song Plus registrou 1.560 unidades vendidas, uma queda de 8,2% em relação a abril. Em quinto lugar, o GWM Haval H6 vendeu 1.438 unidades, uma queda de 10,6%. Ambas as montadoras estão com problemas para importar seus carros, devido à greve do Ibama nos portos.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (MAIO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2024 |
1º | Toyota Corolla Cross | 4.565 | 21,6% | 17.606 |
2º | Jeep Compass | 3.282 | -16,1% | 18.832 |
3º | Caoa Chery Tiggo 7 | 1.694 | -44,0% | 7.574 |
4º | BYD Song Plus | 1.560 | -8,2% | 8.129 |
5º | GWM Haval H6 | 1.438 | -10,6% | 6.890 |
6º | Volkswagen Taos | 1.235 | 55,3% | 5.122 |
7º | Mitsubishi Eclipse Cross | 734 | 1,5% | 3.225 |
8º | Honda ZR-V | 491 | -9,7% | 2.440 |
9º | Ford Territory | 435 | 0,9% | 2.049 |
10º | Toyota RAV4 | 357 | 66,0% | 1.081 |
11º | Volkswagen Tiguan | 313 | -10,3% | 1.574 |
12º | Volvo XC60 | 267 | 30,9% | 1.204 |
13º | BYD Yuan Plus | 193 | -1,5% | 1.112 |
14º | BMW X3 | 171 | -10,9% | 543 |
15º | Chevrolet Equinox | 163 | -30,0% | 1.010 |
16º | Ford Bronco Sport | 154 | -12,0% | 908 |
17º | Honda CR-V | 149 | -8,6% | 504 |
18º | BMW X4 | 101 | -12,9% | 473 |
19º | Audi Q5 | 85 | -30,3% | 632 |
20º | Kia Sportage | 80 | 0,0% | 477 |
21º | Porsche Macan | 68 | -44,3% | 507 |
22º | Mercedes-Benz GLB | 67 | 26,4% | 237 |
23º | Mercedes-Benz GLC | 56 | -24,3% | 378 |
24º | Land Rover Defender | 43 | -44,2% | 307 |
25º | BYD Tan | 40 | 150,0% | 119 |
26º | Lexus NX | 34 | -19,0% | 191 |
27º | Land Rover Velar | 34 | -17,1% | 160 |
28º | Peugeot 3008 | 8 | -20,0% | 84 |
29º | BMW iX3 | 5 | -54,5% | 62 |
30º | Hyundai Tucson | 3 | 0,0% | 92 |
31º | JAC E-JS4 | 2 | 100,0% | 9 |
32º | Jaguar F-Pace | 0 | -100,0% | 82 |
33º | Subaru Forester | 0 | -100,0% | 71 |
34º | Subaru XV | 0 | -100,0% | 7 |
35º | Audi E-Tron | 0 | -100,0% | 3 |
36º | Jaguar I-Pace | 0 | --------- | 1 |
37º | Mercedes-Benz EQC | 0 | --------- | 0 |
Jeep Commander Blackhawk 2025
SUVs grandes
Na categoria de SUVs grandes, o Jeep Commander liderou com 1.176 unidades vendidas, um aumento de 7,6%. O Toyota SW4 ficou em segundo lugar com 1.063 unidades, uma queda de 31,9%. Em terceiro lugar, o Caoa Chery Tiggo 8 vendeu 774 unidades, um aumento de 11,0%. O Porsche Cayenne registrou 283 unidades vendidas, um crescimento impressionante de 253,8%, ficando em quarto lugar. Fechando o top 5, o Chevrolet Trailblazer vendeu 253 unidades, um aumento de 5,4%.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (MAIO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2024 |
1º | Jeep Commander | 1.176 | 7,6% | 5.486 |
2º | Toyoya SW4 | 1.063 | -31,9% | 6.178 |
3º | Caoa Chery Tiggo 8 | 774 | 11,0% | 3.767 |
4º | Porsche Cayenne | 283 | 253,8% | 516 |
5º | Chevrolet Trailblazer | 253 | 5,4% | 726 |
6º | Mitsubishi Pajero | 165 | -17,5% | 802 |
7º | Mercedes-Benz GLE | 95 | 15,9% | 358 |
8º | Volvo XC90 | 89 | 1,1% | 454 |
9º | BMW X5 | 78 | 47,2% | 274 |
10º | Land Rover Range Rover | 74 | 19,4% | 343 |
11º | Land Rover Discovery | 50 | -13,8% | 294 |
12º | Mercedes-Benz Classe G | 19 | 111,1% | 83 |
13º | Audi Q8 | 14 | -17,6% | 67 |
14º | BMW X6 | 10 | -88,0% | 279 |
15º | BMW iX | 8 | -50,0% | 61 |
16º | Audi Q7 | 5 | -61,5% | 47 |
17º | Jeep Wrangler | 2 | -80,0% | 53 |
18º | Jeep Grand Cherokee | 2 | -60,0% | 52 |
19º | Aston Martin DBX | 1 | --------- | 2 |
20º | Mercedes-Benz GLS | 0 | --------- | 0 |
21º | Maserati Levante | 0 | --------- | 0 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
VW T-Cross Sense (quase) mantém preço e finalmente renova visual
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?