Em um mercado que caiu 11,95% no geral por diversos fatores, a participação das vendas diretas foi de 46,11 para 47,7% em maio. É perceptível a queda quando analisamos os números por modelos, que em sua maioria acabaram ficando em baixa. Neste jogo de números, a Fiat Strada voltou ao topo, deixando o VW Polo para trás.
Ambos tem quase 60% de dependência da modalidade dentro de suas vendas gerais. O Fiat Mobi foi um dos modelos que acabou crescendo e está no terceiro lugar - a Fiat colocou quatro modelos entre os 10 mais vendidos em vendas diretas no mês. Outro que cresceu foi o Nissan Kicks, com 3.302 unidades em VD, ou 55,87% de seu total em maio.
Entre os SUVs, o VW T-Cross também cresceu (3.366) e tem quase 52% de suas vendas nessa modalidade. Uma rápida análise mostra que os modelos mais caros, como SUVs e picapes, não aparecem entre os mais vendidos, mas são os favoritos nas lojas, mostrando como o mercado brasileiro se comporta diante de empresas e de clientes físicos. Veja a tabela completa abaixo
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (MAIO/2024) | % TOTAL | UNIDADES (ABRIL/2024) | ACUMULADO |
1º | Fiat Strada | 6.511 | 59,34% | 7.458 | 30.598 |
2º | Volkswagen Polo | 5.038 | 59,38% | 9.242 | 32.221 |
3º | Fiat Mobi | 4.839 | 78,71% | 3.928 | 19.598 |
4º | Chevrolet Onix | 4.010 | 50,75% | 4.258 | 14.548 |
5º | Volkswagen T-Cross | 3.366 | 51,78% | 3.039 | 11.339 |
6º | Volkswagen Saveiro | 3.313 | 93,14% | 5.019 | 19.649 |
7º | Nissan Kicks | 3.302 | 55,87% | 2.127 | 11.452 |
8º | Fiat Argo | 3.291 | 59,28% | 6.214 | 19.656 |
9º | Chevrolet Onix Plus | 2.912 | 52,78% | 4.275 | 11.490 |
10º | Fiat Cronos | 2.421 | 69,29% | 2.610 | 8.621 |
11º | Fiat Toro | 2.385 | 55,27% | 2.040 | 10.000 |
12º | Hyundai HB20S | 2.333 | 74,54% | 1.229 | 6.331 |
13º | Hyundai HB20 | 2.158 | 32,25% | 3.758 | 15.405 |
14º | Renault Kwid | 2.096 | 74,94% | 3.799 | 17.232 |
15º | Jeep Renegade | 1.948 | 46,68% | 1.823 | 7.297 |
16º | Chevrolet Tracker | 1.846 | 40,02% | 1.849 | 7.077 |
17º | Volkswagen Nivus | 1.810 | 39,82% | 2.123 | 7.865 |
18º | Chevrolet Spin | 1.808 | 71,49% | 1.506 | 4.088 |
19º | Toyota Hilux | 1.492 | 43,97% | 2.296 | 7.890 |
20º | Hyundai Creta | 1.489 | 25,95% | 564 | 3.883 |
21º | Jeep Compass | 1.384 | 42,17% | 1.109 | 6.341 |
22º | GWM Haval H6 | 1.342 | 93,32% | 1.585 | 6.664 |
23º | Chevrolet Montana | 1.325 | 57,46% | 1.420 | 5.602 |
24º | Chevrolet S10 | 1.246 | 53,92% | 1.235 | 6.035 |
25º | Ford Ranger | 1.051 | 45,58% | 1.076 | 4.236 |
26º | Volkswagen Virtus | 1.028 | 50,27% | 1.285 | 6.950 |
27º | Renault Oroch | 977 | 88,26% | 913 | 4.636 |
28º | Nissan Frontier | 969 | 91,94% | 971 | 3.827 |
29º | Fiat Fastback | 947 | 26,39% | 1.264 | 4.163 |
30º | Fiat Fiorino | 854 | 77,50% | 1.149 | 5.884 |
31º | Toyota Yaris Sedan | 851 | 58,73% | 1.091 | 4.824 |
32º | Citroën C3 | 832 | 52,66% | 666 | 3.184 |
33º | Ram Rampage | 826 | 47,66% | 742 | 5.199 |
34º | Fiat Pulse | 809 | 26,23% | 1.241 | 3.945 |
35º | Toyota Corolla Cross | 779 | 17,06% | 751 | 3.633 |
36º | Jeep Commander | 607 | 51,62% | 416 | 2.354 |
37º | Toyota Corolla | 600 | 25,00% | 806 | 3.836 |
38º | Renault Duster | 587 | 49,37% | 1.323 | 5.436 |
39º | Mitsubishi L200 Triton | 578 | 61,62% | 779 | 2.657 |
40º | Peugeot 208 | 575 | 37,56% | 826 | 2.372 |
41º | Volkswagen Taos | 534 | 43,24% | 294 | 2.050 |
42º | Volvo EX30 | 468 | 100,00% | 30 | 498 |
43º | Renault Master | 430 | 68,47% | 672 | 2.945 |
44º | Toyota Yaris | 387 | 22,03% | 593 | 2.713 |
45º | Honda HR-V | 380 | 10,38% | 779 | 2.123 |
46º | Ford Territory | 293 | 67,36% | 350 | 1.794 |
47º | Volvo XC60 | 267 | 100,00% | 203 | 1.203 |
48º | Chevrolet Trailblazer | 238 | 94,07% | 218 | 584 |
49º | Renault Kardian | 221 | 18,37% | 759 | 1.561 |
50º | Nissan Sentra | 221 | 44,47% | 110 | 866 |