Enquanto o mercado brasileiro passou por uma queda nas vendas em maio na comparação com abril, o setor automotivo ainda está em alta. Os emplacamentos recuaram 11,95% em comparação com abril, alcançando a marca de 183.214 carros e comerciais leves registrados no mês, o que ainda é um número melhor do que em 2023, quando 166.322 veículos foram vendidos.
Isto reduziu a vantagem do acumulado do ano. Se em abril a indústria registrava 17,49% mais carros emplacados desde o início de 2024 em comparação com 2023, agora o mercado está 15,87% acima, com 874.570 veículos. Ainda está acima da projeção da Fenabrave, que prevê que o mercado chegará a 2,44 milhões de automóveis e comerciais leves emplacados, um crescimento de 12% ante 2023.
Se no total do mercado, a Fiat Strada retomou a liderança nos emplacamentos, ultrapassando o Volkswagen Polo, o recorte pelas vendas às pessoas físicas pinta um quadro bem diferente. O líder foi o Hyundai HB20, com 4.533 unidades comercializadas no último mês. Ficou praticamente estável na comparação com abril, quando emplacou 4.436 unidades no varejo.
HB20 e CRETA chegam às concessionárias nas versões ano-modelo 2024/2025
A Fiat Strada aparece na segunda colocação para vendas a pessoas físicas, com 4.462 unidades emplacadas nessa modalidade. O pódio é fechado pelo Hyundai Creta, com 4.250 veículos emplacados em maio no varejo. O Volkswagen Polo aparece apenas na sexta colocação (3.446) entre os carros comprados por pessoas físicas. Ele foi superado nessa modalidade ainda por Chevrolet Onix (3.891) e Toyota Corolla Cross (3.786).
Outra particularidade no ranking do varejo em maior em comparação com o de vendas diretas é a maior participação de SUVs no ranking. No Top 10 de varejo do mês passado, 6 dos 10 primeiros colocados eram utilitários esportivos.
Os 50 carros mais vendidos no varejo em maio
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (MAIO/2024) | % TOTAL | UNIDADES (ABRIL/2024) | ACUMULADO |
1º | Hyundai HB20 | 4.533 | 67,75% | 4.436 | 17.533 |
2º | Fiat Strada | 4.462 | 40,66% | 4.039 | 18.452 |
3º | Hyundai Creta | 4.250 | 74,05% | 4.771 | 20.790 |
4º | Chevrolet Onix | 3.891 | 49,25% | 4.829 | 20.240 |
5º | Toyota Corolla Cross | 3.786 | 82,94% | 3.003 | 13.973 |
6º | Volkswagen Polo | 3.446 | 40,62% | 3.192 | 15.960 |
7º | Honda HR-V | 3.280 | 89,62% | 3.506 | 15.528 |
8º | Volkswagen T-Cross | 3.135 | 48,22% | 3.185 | 14.244 |
9º | Chevrolet Tracker | 2.767 | 59,98% | 3.821 | 15.871 |
10º | Volkswagen Nivus | 2.736 | 60,18% | 3.136 | 12.642 |
11º | Fiat Fastback | 2.642 | 73,61% | 2.621 | 14.015 |
12º | Nissan Kicks | 2.608 | 44,13% | 2.455 | 12.053 |
13º | Chevrolet Onix Plus | 2.605 | 47,22% | 2.774 | 11.879 |
14º | Caoa Chery Tiggo 5X | 2.288 | 93,54% | 2.480 | 10.814 |
15º | Fiat Pulse | 2.275 | 73,77% | 2.298 | 11.201 |
16º | Fiat Argo | 2.261 | 40,72% | 2.385 | 12.548 |
17º | Jeep Renegade | 2.225 | 53,32% | 2.559 | 11.660 |
18º | BYD Dolphin Mini | 2.072 | 98,48% | 3.015 | 7.472 |
19º | Fiat Toro | 1.930 | 44,73% | 1.856 | 8.429 |
20º | Toyota Hilux | 1.901 | 56,03% | 2.496 | 10.504 |
21º | Jeep Compass | 1.898 | 57,83% | 2.805 | 12.490 |
22º | Toyota Corolla | 1.800 | 75,00% | 2.298 | 9.477 |
23º | Caoa Chery Tiggo 7 | 1.629 | 96,16% | 3.002 | 7.371 |
24º | BYD Song Plus | 1.435 | 91,99% | 1.489 | 7.565 |
25º | Toyota Yaris | 1.370 | 77,97% | 1.634 | 7.266 |
26º | Fiat Mobi | 1.309 | 21,29% | 1.492 | 6.635 |
27º | Ford Ranger | 1.255 | 54,42% | 1.306 | 5.505 |
28º | BYD Dolphin | 1.102 | 96,24% | 1.335 | 7.577 |
29º | Fiat Cronos | 1.073 | 30,71% | 793 | 4.742 |
30º | Chevrolet S10 | 1.065 | 46,08% | 1.238 | 4.128 |
31º | Volkswagen Virtus | 1.017 | 49,73% | 1.171 | 5.476 |
32º | Renault Kardian | 982 | 81,63% | 822 | 1.877 |
33º | Chevrolet Montana | 981 | 42,54% | 1.114 | 5.053 |
34º | Peugeot 208 | 956 | 62,44% | 646 | 5.133 |
35º | Toyota SW4 | 952 | 89,56% | 1.405 | 5.656 |
36º | Ram Rampage | 907 | 52,34% | 1.014 | 4.208 |
37º | Honda City | 867 | 81,95% | 870 | 4.235 |
38º | Honda City Hatch | 857 | 89,55% | 911 | 4.061 |
39º | Hyundai HB20S | 797 | 25,46% | 836 | 3.991 |
40º | Citroën C3 | 748 | 47,34% | 871 | 4.962 |
41º | Caoa Chery Tiggo 8 | 748 | 96,64% | 639 | 3.531 |
42º | Chevrolet Spin | 721 | 28,51% | 815 | 3.074 |
43º | Renault Kwid | 701 | 25,06% | 1.386 | 3.884 |
44º | Volkswagen Taos | 701 | 56,76% | 294 | 3.072 |
45º | Citroën C3 Aircross | 628 | 74,32% | 749 | 1.937 |
46º | Mitsubishi Eclipse Cross | 620 | 84,47% | 649 | 2.870 |
47º | Renault Duster | 602 | 50,63% | 747 | 3.368 |
48º | Toyota Yaris Sedan | 598 | 41,27% | 579 | 2.860 |
49º | Jeep Commander | 569 | 48,38% | 677 | 3.135 |
50º | Nissan Versa | 491 | 70,24% | 751 | 3.387 |