O otimismo da indústria com o primeiro quadrimestre esfriou bastante com o resultado de maio. Os emplacamentos recuaram 11,95% em comparação com abril, alcançando a marca de 183.214 carros e comerciais leves registrados no mês, o que ainda é um número melhor do que em 2023, quando 166.322 veículos foram vendidos.

Isto reduziu a vantagem do acumulado do ano. Se em abril a indústria registrava 17,49% mais carros emplacados desde o início de 2024 em comparação com 2023, agora o mercado está 15,87% acima, com 874.570 veículos. Ainda está acima da projeção da Fenabrave, que prevê que o mercado chegará a 2,44 milhões de automóveis e comerciais leves emplacados, um crescimento de 12% ante 2023.

Apesar da tragédia no Rio Grande do Sul, a Fenabrave aponta que a queda nos emplacamentos está ligada à quantidade menor de dias úteis em maio, por conta dos feriados. Andreta Jr, presidente da associação, afirma que as condições favoráveis de crédito mantiveram o mercado aquecido em todo o país, mantendo o resultado positivo em comparação com 2023.

Fiat Strada Endurance Cabine Dupla

Porém, a própria associação revela que há uma grande perda de veículos não emplacados no Rio Grande do Sul, que teria representado uma queda de 4 pontos percentuais nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves. Dados do Renavam apontam para uma retração de 63,81% nos emplacamentos do estado ante abril.

Neste cenário, a Fiat conseguiu manter a liderança com folga, aproveitando que a Volkswagen teve que suspender a produção por falta de peças. A italiana fechou maio com 38.690 veículos vendidos, contra os 27.533 da Volkswagen, a segunda colocada. A General Motos se aproximou da VW, contabilizando 25.804 veículos.

O destaque do mês, infelizmente, foi a Renault, que perdeu duas posições do ranking e está na 8ª colocação, com 7.302 unidades. A fabricante francesa está sem produzir há quase um mês na fábrica em São José dos Pinhais (PR), por conta de uma greve que segue sem solução. Isso permitiu que a Jeep ocupasse a 6ª posição no ranking.

POSIÇÃO MARCA UNIDADES (MAI/2024) PARTICIPAÇÃO (MAI/2024) UNIDADES (ACUMULADO) PARTICIPAÇÃO (ACUMULADO)
Fiat 38.690 21,12% 182.297 20,84%
Volkswagen 27.533 15,03% 137.796 15,76%
General Motors 25.804 14,08% 112.553 12,87%
Hyundai 15.621 8,53% 68.489 7,83%
Toyota 14.996 8,18% 74.302 8,50%
Jeep 8.644 4,72% 43.717 5,00%
Nissan 8.162 4,45% 34.791 3,98%
Renault 7.302 3,99% 45.905 5,25%
Honda 6.448 3,52% 30.625 3,50%
10º BYD 5.255 2,87% 27.226 3,11%
11º Caoa Chery 4.918 2,68% 23.004 2,63%
12º Ford 3.599 1,96% 15.433 1,76%
13º Citroën 2.574 1,40% 12.273 1,40%
14º Ram 2.275 1,24% 11.894 1,36%
15º GWM 1.972 1,08% 9.989 1,14%
16º Mitsubishi 1.837 1,00% 8.752 1,00%
17º Peugeot 1.749 0,95% 9.414 1,08%
18º BMW 1.477 0,81% 6.056 0,96%
19º Volvo 927 0,51% 2.972 0,34%
20º Mercedes-Benz 692 0,38% 2.933 0,28%
Volkswagen Polo Track 2023

A disputa entre Fiat Strada e Volkswagen Polo pela liderança esquentou com a picape italiana recuperando a liderança após dois meses, chegando a 10.973 unidades. O resultado ajuda o modelo da Fiat a pegar a 1ª posição também no acumulado, somando 49.050 unidades emplacadas.

Mesmo que não esteja em 1º lugar, o Polo ainda tem um resultado positivo para a Volkswagen, liderando o segmento dos hatchbacks com folga. Mesmo que tenha perdido fôlego em maio, vendeu 8.484 unidades, com uma boa distância sobre Chevrolet Onix (7.901) e Hyundai HB20 (6.691).

Nissan Kicks Advance CVT 2022

O Volkswagen T-Cross foi o SUV mais vendido novamente, com 6.501 veículos, ajudando a manter a sua liderança no acumulado do ano. Uma surpresa foi o Nissan Kicks (5.910) na 5ª colocação, superando Hyundai Creta (5.739) e Chevrolet Tracker (4.613). O Toyota Corolla Cross (4.565) aproveitou a reestilização e disparou nos emplacamentos, aparecendo na 11ª posição geral e como líder entre os SUVs médios, superando o Jeep Compass (3.282) pela segunda vez no ano.

Carro elétrico mais vendido do Brasil, o BYD Dolphin Mini esfriou e emplacou 2.104 unidades em maio, um resultado que pode ser a quantidade normal de vendas para o modelo agora que atenderam todos os pedidos acumulados da pré-venda. Outro estreante é a Fiat Titano, que segue com problemas para emplacar, sem conseguir entrar no país por causa da greve do Ibama, emplacando somente 260 unidades no mês.

POSIÇÃO

MODELO

UNIDADES (MAIO/2024)

Fiat Strada 10.973

Volkswagen Polo 8.484

Chevrolet Onix 7.901

Hyundai HB20 6.691

Volkswagen T-Cross 6.501

Fiat Mobi 6.148

Nissan Kicks 5.910

Hyundai Creta 5.739

Fiat Argo 5.552

10º

Chevrolet Onix Plus 5.517

11º

Chevrolet Tracker 4.613

12º

Toyota Corolla Cross 4.565

13º

Volkswagen Nivus 4.546

14º

Fiat Toro 4.315

15º

Jeep Renegade 4.173

16º

Honda HR-V 3.660

17º

Fiat Fastback 3.589

18º

Volkswagen Saveiro 3.557

19º

Fiat Cronos 3.494

20º

Toyota Hilux 3.393

21º

Jeep Compass 3.282

22º

Hyundai HB20S 3.130

23º

Fiat Pulse 3.084

24º

Renault Kwid 2.797

25º

Chevrolet Spin 2.529

26º

Caoa Chery Tiggo 5X 2.446

27º

Toyota Corolla 2.400

28º

Chevrolet S10 2.311

29º

Ford Ranger 2.306

30º

Chevrolet Montana 2.306

31º

BYD Dolphin Mini 2.104

32º

Volkswagen Virtus 2.045

33º

Toyota Yaris 1.757

34º

Ram Rampage 1.733

35º

Caoa Chery Tiggo 7 1.694

36º

Citroën C3 1.580

37º

BYD Song Plus 1.560

38º

Peugeot 208 1.531

39º

Toyota Yaris Sedan 1.449

40º

GWM Haval H6 1.438

41º

Volkswagen Taos 1.235

42º

Renault Kardian 1.203

43º

Renault Duster 1.189

44º

Jeep Commander 1.176

45º

BYD Dolphin 1.145

46º

Renault Oroch 1.107

47º

Fiat Fiorino 1.102

48º

Toyota SW4 1.063

49º

Honda City 1.058

50º

Nissan Frontier 1.054
Envie seu flagra! flagra@motor1.com