Apesar de já ter sido lançado na Europa, o novo Volkswagen Tiguan não será vendido no Brasil na mesma forma. A fabricante tem planos diferentes, tirando de linha a versão esticada Allspace, que será substituída pelo Tayron, um modelo que foi criado na China com base no Tiguan, porém com um design diferente. A segunda geração do SUV médio será um produto global, com confirmado pela própria marca, e agora aparece em testes nas ruas chinesas.
O Tayron nasceu por conta das peculiaridades do mercado chinês, onde a Volkswagen tem duas joint ventures com fabricantes locais diferentes. A SAIC-Volkswagen normalmente lança os carros com o mesmo nome e design que os modelos vendidos na Europa, enquanto a FAW-Volkswagen acaba tendo que ser criativa, mexendo no design e criando novos nomes para os veículos, que em grande parte são praticamente os mesmos da SAIC-VW. Assim, o Tiguan teve que ser modificado e deu origem ao Tayron, que ganhou até uma versão SUV-cupê chamada Tayron X.
As primeiras fotos mostram o Tayron ainda bem camuflado, mas já com a carroceria definitiva. Até o momento, mostra ter muito do design do Tiguan L Pro, lançado em maio na China, como a grade larga posicionada no para-choque em forma de “X”,as luzes de neblina com uma área grande e dividida por barras horizontais e os faróis com design parecido com o da linha elétrica ID, inclusive com uma linha em LED na parte superior que segue até o centro do veículo.
A traseira também está próxima do Tiguan L Pro, usando lanternas finas com desenho interno em forma de pequenos retângulos e uma linha iluminada percorrendo o porta-malas. As medidas oficiais ainda não foram divulgadas, mas espere algo perto da versão esticada do Tiguan na China, com 4.735 mm de comprimento e um entre-eixos de 2.791 mm. Como comparação, o Tiguan Allspace reestilizado vendido no Brasil mede 4.728 mm e tem um entre-eixos de 2.790 mm.
Ainda não se sabe qual será a motorização a ser adotada. O Tiguan europeu está disponível com motor 1.5 TSI de 150 cv combinado a um sistema micro-híbrido e um 2.0 turbo de 204 cv. Conta também com uma opção híbrida plug-in, combinando o 1.5 turbo com um motor elétrico, entregando 204 cv ou 272 cv, dependendo da variante escolhida. Considerando os planos de eletrificação da Volkswagen e as falas recentes sobre apostar em híbridos, o sistema PHEV seria a melhor escolha, sendo feito no México para abastecer tanto a América do Norte quanto o Brasil.
O lançamento do Volkswagen Tayron deve acontecer na China ao longo do 2º semestre deste ano, chegando à Europa em 2025. Para o continento americano, a estreia pode levar mais um tempo, dependendo do investimento para atualizar a fábrica em Puebla (México). E, considerando que o facelift chegou ao Brasil somente no ano passado, a operação local não deve ter pressa para trazer uma nova geração antes de 2026.
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