page ad skin

SUVs mais vendidos: Volkswagen T-Cross retoma liderança em abril

Entre os modelos médios, Caoa Chery Tiggo 7 se consolida na 3ª posição e Compass vê Corolla Cross se aproximar

VW T-Cross Comfortline 200TSI 2022

Categoria preferida dos clientes no Brasil, os SUVs tiveram uma série de novidades nos últimos meses e isso está movimentando um pouco o ranking de vendas para todos os tamanhos. E, com mais lançamentos previstos para os próximos meses, ainda veremos muitas mudanças entre os mais vendidos.

Começando pelos SUVs compactos, o Volkswagen T-Cross (6.244 unidades em abril), que foi líder de vendas em 2023, finalmente voltou para a 1ª posição, que era do Hyundai Creta (5.335) desde janeiro. Não foi só no resultado mensal, como também no acumulado do ano, embora a diferença seja bem pequena, de menos de 100 unidades. E ainda tem o Chevrolet Tracker (5.670) seguindo de perto, na 3ª posição no acumulado entre janeiro e abril.

Será uma disputa interessante de acompanhar. O T-Cross ainda terá uma mudança este mês, recebendo a tão esperada reestilização, o que deve movimentar ainda mais as vendas. O Creta também ganhará um facelift, porém deve aparecer mais para o final do ano.

Entre os modelos abaixo, o Nivus também está para receber uma reestilização e isso não assusta os clientes, tanto que foi o 4º mais vendido em abril, superando o Nissan Kicks. O utilitário japonês será renovado no ano que vem com um facelift e a nova geração virá em 2025.

Renault Kardian Premiere Edition 1.0T 2025

Recém-lançado, o Renault Kardian começa a ganhar ritmo de vendas e foi o 12º mais emplacado em abril, logo atrás do veterano Duster. Em uma situação oposta, o Peugeot 2008 emplacou somente 245 unidades, consequência do fim da produção em Porto Real (RJ) e da espera pela nova geração, que será feita na Argentina. O Citroën C4 Cactus também está em baixa e vendeu apenas 121 unidades.

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (ABRIL/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Volkswagen T-Cross 6.224 14,0% 19.082
Chevrolet Tracker 5.670 20,4% 18.335
Hyundai Creta 5.335 23,6% 18.935
Volkswagen Nivus 5.259 34,3% 15.962
Nissan Kicks 4.582 -9,0% 17.596
Jeep Renegade 4.382 12,9% 14.784
Honda HR-V 4.285 17,2% 13.991
Fiat Fastback 3.885 1,7% 14.589
Fiat Pulse 3.539 16,5% 12.062
10º Caoa Chery Tiggo 5X 2.731 10,8% 9.165
11º Renault Duster 2.070 -6,3% 7.616
12º Renault Kardian 1.581 156,7% 2.235
13º BMW X1 339 -32,5% 1.457
14º Peugeot 2008 245 20,7% 945
15º Audi Q3 215 -5,3% 760
16º Kia Stonic 147 34,9% 354
17º Citroën C4 Cactus 121 4,3% 584
18º Mercedes-Benz GLA 78 21,9% 229
19º Land Rover Discovery Sport 73 -8,8% 316
20º Volvo XC40 66 -21,4% 423
21º Land Rover Evoque 62 21,6% 234
22º Suzuki Jimny Sierra 55 -21,4% 180
23º Kia Niro 52 -11,9% 241
24º Volvo C40 50 -59,7% 289
25º BMW iX1 42 -23,6% 160
26º Mini Cooper Countryman 39 -50,0% 235
27º Volvo EX30 31 --------- 31
28º Lexus UX 25 38,9% 73
29º Hyundai Kona 2 -92,3% 103
30º Jaguar E-Pace 1 0,0% 3
Jeep Compass Blackhawk 2025 com motor Hurricane 2.0 turbo

No degrau acima, o Jeep Compass continua a perder ritmo e vê sua liderança, antes inquestionável, cada vez mais perto de acabar. O SUV feito em Goiana (PE) emplacou 3.914 unidades em abril, menos de 200 unidades mais do que o Toyota Corolla Cross (3.754). Ainda temos que esperar para ver como a mudança na linha do Jeep irá afetar as vendas. Por um lado, ficou mais barato e ganhou a versão com motor 2.0 turbo de 272 cv. Por outro, agora tem somente uma opção com o 2.0 turbodiesel, que era um dos diferenciais do carro.

Toyota Corolla Cross XRX 2025

O Corolla Cross terá dias melhores pelos próximos meses, com a chegada da reestilização às lojas, atraindo os clientes fiéis que vão aproveitar para atualizar o carro na garagem. Ressurgindo desde o lançamento da versão Sport, o Caoa Chery Tiggo 7 subiu para a 3ª posição na categoria, passando de 3 mil unidades, mas ainda está bem longe no acumulado. Terá uma briga interessante com o BYD Song Plus, que ainda é o 3º mais vendido no ano e que recebeu a tão esperada atualização na bateria do sistema híbrido plug-in, prometendo aumentar a autonomia para 1.200 km.

Com todos os problemas econômicos na Argentina impedindo que tenha um bom ritmo de produção, o Volkswagen Taos vai perdendo espaço e já é o 6º no segmento. Tem uma reestilização no horizonte, mas está prevista somente para 2025. E está em uma situação difícil, vendo o Mitsubishi Eclipse Cross se aproximar nas vendas mensais.

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (ABRIL/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Jeep Compass 3.914 -1,4% 15.550
Toyota Corolla Cross 3.754 12,9% 13.041
Caoa Chery Tiggo 7 3.026 73,4% 5.880
BYD Song Plus 1.699 17,2% 6.569
GWM Haval H6 1.609 46,7% 5.452
Volkswagen Taos 795 -14,5% 3.887
Mitsubishi Eclipse Cross 723 2,8% 2.491
Honda ZR-V 544 -12,1% 1.949
Ford Territory 431 236,7% 1.614
10º Volkswagen Tiguan 349 0,3% 1.261
11º Chevrolet Equinox 233 0,4% 847
12º Toyota RAV4 215 16,8% 724
13º Volvo XC60 204 -27,7% 937
14º BYD Yuan Plus 196 -12,5% 919
15º BMW X3 192 200,0% 372
16º Ford Bronco Sport 175 -20,1% 754
17º Honda CR-V 163 8,7% 355
18º Audi Q5 122 -23,3% 547
19º Porsche Macan 122 -21,8% 439
20º BMW X4 116 8,4% 372
21º Kia Sportage 80 -25,2% 397
22º Land Rover Defender 77 1,3% 264
23º Mercedes-Benz GLC 74 39,6% 322
24º Mercedes-Benz GLB 53 15,2% 170
25º Lexus NX 42 13,5% 157
26º Land Rover Velar 41 41,4% 126
27º Jaguar F-Pace 33 94,1% 82
28º BYD Tan 16 60,0% 79
29º BMW iX3 11 -57,7% 57
30º Subaru Forester 10 -33,3% 71
31º Peugeot 3008 10 0,0% 76
32º Subaru XV 7 --------- 7
33º Hyundai Tucson 3 -94,1% 89
34º Audi E-Tron 2 100,0% 3
35º JAC E-JS4 1 0,0% 7
36º Jaguar I-Pace 0 -100,0% 1
Avaliação Toyota SW4 Diamond 2024

O segmento dos SUVs grandes não teve muitas novidades. O Toyota SW4 continua a liderar com uma boa folga, com o Jeep Commander na 2ª posição. O que pode mexer no jogo é que o Commander teve mudanças, ganhando mais versões como a Blackhawk de 272 cv, o que pode trazer mais clientes. Esperando pelo início da produção da versão híbrida plug-in no Brasil, o Caoa Chery Tiggo 8 segue em terceiro. O Chevrolet Trailblazer teve um aumento nos emplacamentos e subiu para a 4ª colocação, uma surpresa considerando que a versão reestilizada chegará às lojas somente este mês.

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (ABRIL/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Toyoya SW4 1.561 44,9% 5.115
Jeep Commander 1.093 6,5% 4.310
Caoa Chery Tiggo 8 697 13,3% 2.993
Chevrolet Trailblazer 240 142,4% 473
Mitsubishi Pajero 200 25,8% 637
Volvo XC90 88 -20,0% 365
BMW X6 83 56,6% 269
Mercedes-Benz GLE 82 18,8% 263
Porsche Cayenne 80 37,9% 233
10º Land Rover Range Rover 62 5,1% 269
11º Land Rover Discovery 58 0,0% 244
12º BMW X5 53 130,4% 196
13º Audi Q8 17 21,4% 53
14º BMW iX 16 14,3% 53
15º Audi Q7 13 116,7% 42
16º Jeep Wrangler 10 -28,6% 51
17º Jeep Grand Cherokee 5 -54,5% 50
18º Aston Martin DBX 0 --------- 1
Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários