A Bugatti finalmente concluiu os testes do Bolide com especificações de produção. O hipercarro com asas selvagens e exclusivo para o uso nas pistas parece tão extremo quanto o conceito que estreou há quatro anos e, após uma avaliação considerável em uma infinidade de pistas de corrida, as entregas aos clientes começarão em breve. Se esses poucos compradores realmente levarem seu Bolide para uma pista, eles poderão ter um gostinho do que é dirigir um carro de Fórmula 1 - de acordo com a Bugatti, pelo menos.

Não é um exagero. O Bolide de produção tem 1.600 cv de potência gerados por seu motor W16, igualando a potência dos outros esportivos da Bugatti. No entanto, ele é consideravelmente mais leve, pesando cerca de 1.133 kg, contra 1.950 kg do Chiron completo. Diz-se que a safra atual de carros de Fórmula 1 tem cerca de 1.000 cv, portanto, o Bolide certamente tem uma vantagem de potência. Mas o peso favorece a F1 por uma margem significativa.

Teste de pista do Bugatti Bolide
Teste de pista do Bugatti Bolide
Teste de pista do Bugatti Bolide

Mas, aparentemente, está perto o suficiente para dar ao Bolide alguns direitos de se gabar fora das curvas. O piloto da Bugatti, Andy Wallace, diz que o desempenho está em um nível completamente diferente dos outros carros que ele já dirigiu, imensamente capaz, mas ainda assim fácil de manusear no limite. E, sim, ele também é rápido.

"A sensação quando você sai de uma curva, pressiona o acelerador e sente aquela onda implacável de potência é incomparável", disse ele. "Você sai da curva a 100 km/h, e daí para 200 km/h e depois 300 km/h é uma revelação absoluta. Nesse cenário específico, o Bolide se distanciaria de um carro de Fórmula 1."

Galeria: Teste de pista do Bugatti Bolide

O Bolide de produção é um pouco mais manso do que o conceito. Originalmente com 1.850 cv e uma velocidade máxima teórica acima de 480 km/h, a versão que as pessoas podem comprar atinge "apenas" 380 km/h. Mantendo a comparação com a F1, a Bugatti ressalta que isso é mais rápido do que o atual recorde de velocidade da F1 (372 km/h), mas, como todos sabemos, as corridas não se resumem apenas a uma aceleração em linha reta. Os engenheiros ajustaram o Bolide para ser bem ágil e afirmam que pode fazer curvas a 2,5 g. Isso é impressionante, mas muito abaixo dos 5 g que os pilotos de F1 experimentam.

Ainda assim, o Bolide deve ser uma máquina e tanto em uma pista. E, pelo que vale, esperamos que esses carros sejam dirigidos ao máximo pelo menos uma vez na vida. Mas com um preço de US$ 4 milhões (R$ 20.474.000) e apenas 40 previstos para produção, suspeitamos que a maioria irá para coleções guardadas a sete chaves.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com