Atualmente posicionado como opção de entrada da Audi no segmento de SUVs tradicionais, o Q2 deverá passar por importantes transformações na próxima geração. Além do design completamente revisado, o modelo mudará totalmente de categoria e passará a ser vendido unicamente como elétrico. Será do tipo dedicado e, portanto, já nascerá com todas as especificações técnicas, estéticas e dinâmicas de um carro do tipo.

Embora a Audi ainda não tenha confirmado o nome, tudo indica que o modelo se chamará Q2 e-tron e seguirá o mesmo padrão de nomenclatura dos demais SUVs elétricos da marca. Como no Q2 atual, o novo terá dimensões relativamente compactas e medirá aproximadamente 4,20 ou 4,30 metros de comprimento, além de largura próxima dos 1,80 m.

Audi Q2 e-tron - Projeção

O design, adiantado em projeção, será diretamente influenciado pelos “irmãos” maiores Q4 e-tron e Q6 e-tron. Ou seja, dianteira com grade do tipo Singleframe, faróis com formato mais delgado e para-choque com recortes bem marcados. O mesmo vale para a traseira, que terá barra de LED na horizontal interligando as lanternas.

Mecanicamente, o conjunto elétrico deverá incorporar as tecnologias mais modernas da Audi e apresentar recursos ainda inéditos, uma vez que o Q2 e-tron deverá chegar ao mercado apenas em 2026. Nesse sentido, são esperados motores e baterias ainda mais eficientes. A autonomia deverá ficar na casa nos 400 km e a potência deverá variar entre 200 e 250 cv. Dependendo da versão, a tração poderá ser dianteira ou integral.

Audi SQ2 2021

Audi Q2 atual

Dentro do grupo Volkswagen, o Q2 e-tron será diretamente aparentado com o Volkswagen ID.2 SUV, que será o sucessor elétrico do T-Cross na Europa. Alguns componentes mecânicos, inclusive, serão compartilhados entre os dois carros. O preço inicial ficará entre 45.000 e 50.000 euros (R$ 247.000 e R$ 272.000, numa conversão direta).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com