Com estreia programada para 27 de março, o novo Citroën Basalt está próximo de chegar às lojas. Enquanto isso não acontece, o modelo foi flagrado circulando na Rodovia dos Bandeirantes pelo leitor Jonas Schimidt, que compartilhou a imagem que vocês estão vendo acima. O modelo ainda estava com camuflagens, tentando se passar por C3 Aircross, mas já está rodando com a carroceria definitiva.
O Citroën Basalt terceiro e último modelo da família C-Cubed, desenvolvida junto com sua divisão na Índia. Até agora apelidado como C3 X (por ser o nome usado nos outros SUVs-cupê na Europa), o carro teve seu nome oficial revelado nesta semana. Será apresentado por completo no dia 27 de março, mas só deve desembarcar no Brasil no 2º semestre deste ano.
E o que significa Basalt? A Citroën não disse, mas trata-se do basalto, um tipo de rocha vulcânica, criada a partir do resfriamento rápido do magma. Rica em ferro e magnésio, é muito utilizada como material de construção. Também foi o nome de uma versão especial, o Citroën GS Basalte de 1978.
O que sabemos sobre o Basalt é que, assim como o C3 hatchback e o C3 Aircross, será construído com com a plataforma CMP em Porto Real (RJ), e deverá compartilhar boa parte dos componentes não só estruturais como também de acabamento – não estranhe se até parte da carroceria for a mesma. Como foi desenvolvido pensando também na Índia, não será nada refinado, pois o posicionamento da marca é ser a mais acessível dentro da Stellantis.
Os flagras até agora tem escondido bastante a parte traseira, para não revelar como será o caimento do teto, justamente a parte mais curiosa do SUV-cupê. Porém o teaser divulgado pela Citroën revela que terá uma traseira muito curta e com um caimento bem acentuado. Pelo comprimento, deve ser um carro menor do que o Fiat Fastback, que mede 4,42 metros.
Foi na Índia que vimos as primeiras imagens da cabine, adiantando que terá uma inspiração maior no Aircross. O Basalt terá linhas semelhantes e a central multimídia flutuante. Também esperamos pelo painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas. Como deve ser o modelo mais caro dessa linha, ficando abaixo apenas do C4 Cactus, deve chegar mais equipados do que o hatch e a minivan, até mesmo com itens que os dois ficaram devendo, como chave canivete, ar-condicionado automático e controle de cruzeiro.
A parte mecânica não tem mistérios. O Basalt virá com o motor 1.0 turboflex de 130 cv e 20,4 kgfm de torque desenvolvido pela Fiat e que já equipa o C3 Aircross. A transmissão será a CVT simulando 7 marchas, sem opção manual. Poderia contar com uma versão topo de linha com o 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, mas aí criaria problemas para o C4 Cactus e seu 1.6 THP de 173 cv.
O Citroën Basalt será apresentado mundialmente na próxima quarta-feira (27). Começará a ser vendido primeiro na Índia, ainda no 2º trimestre, onde deve ter motores diferentes como o 1.2 turbo. Já no Brasil, a expectativa é que inicie a produção somente no último trimestre deste ano.
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