Uma nova lei entrará em vigor na União Europeia em 7 de julho de 2024, com o objetivo de regulamentar a segurança cibernética em carros que já estão no mercado para dificultar ataques de hackers a veículos. E se os fabricantes ou fornecedores não puderem provar que já tinham um sistema de gerenciamento certificado em vigor quando os veículos estavam sendo desenvolvidos, só há duas opções.

Ou o veículo afetado é adaptado ao padrão de segurança cibernética mais recente ou o modelo deve ser retirado de linha. Além disso, como os custos de investimento podem ser extremamente altos, a VW não está apenas retirando o up! e a Transporter T6.1 de linha para sempre, mas a Porsche também foi forçada a fazer cortes e está removendo o 718 Boxster, o 718 Cayman e o Macan a combustão de seu catálogo europeu, de acordo com o jornal Tagesschau.

Porsche 718 Boxster GTS 4.0 (BR)

E isso não é para julho, mas sim com efeito imediato. No site da Porsche, você ainda pode encontrar os dois modelos 718 no configurador, mas apenas com a nota "Esgotado" e porque o fabricante ainda quer dar a seus clientes e partes interessadas a "oportunidade de continuar visualizando o modelo no site". Provavelmente levaria muito tempo para construir, entregar e registrar um veículo reconfigurado agora. No entanto, o estoque de veículos novos ainda pode ser consultado nas concessionárias e, de acordo com o Tagesschau, os modelos também continuarão a ser produzidos para os mercados de exportação.

Fotos de espionagem interior do Porsche Boxster EV

E quanto aos sucessores? A mudança para propulsão elétrica talvez aconteça mais rápido do que alguns fãs da Porsche gostariam. Já em 2017, Porsche revelou um conceito do Cayman puramente elétrico, que serviria como um trampolim para o desenvolvimento de um carro elétrico. E, desde 2021, também houve indicações crescentes de um modelo Boxster correspondente, de acordo com declarações de revendedores publicadas pela Automotive News. Recentemente, também foram flagrados repetidas vezes carros esportivos silenciosos da Porsche que são claramente menores do que um 911 atual.

Se somarmos agora todas as evidências e incluirmos o novo Macan elétrico na equação, que foi eletrificado quase exatamente dez anos após seu lançamento como modelo original, podemos esperar que o Boxster e o Cayman façam sua estreia como modelos EV já em 2025. Os irmãos esportivos chegariam ao mercado como modelos de 2026. Em outras palavras, exatamente dez anos após a introdução do Type 982. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com