Nascida em 2002 com o lançamento do aclamado Golf R32, a divisão R da Volkswagen deverá ganhar autonomia e seguir caminho próprio nos próximos anos. De acordo com a Volks, a ideia é fazer a linha R evoluir gradualmente e direciona-la para o desenvolvimento de veículos elétricos de alto desempenho. A transição já foi iniciada com o projeto do Touareg R, que usa trem de força V6 híbrido plug-in.
A decisão da Volkswagen de independentizar a R (originalmente chamada de Volkswagen Individual GmbH) começou em 2020, quando a divisão se tornou uma unidade de negócios separada. Dentro do grupo, o mesmo aconteceu com a Cupra em relação à Seat em 2018. Desde então, o spin-off espanhol deu tão certo que a Cupra ganhou modelos próprios e tem alcançado números de vendas bastante significativos.
Volkswagen Touareg R 2024
A Volkswagen quer alcançar o mesmo sucesso agora com a R, aproveitando a base de clientes que a divisão já possui. Só em 2023, por exemplo, mais de 35.000 modelos R foram vendidos em todo o mundo (o mesmo ano da história da subsidiária). Desde 2002, mais de 300.000 veículos com o emblema R foram entregues. Resta saber se os clientes fiéis da R, acostumados com modelos tradicionais de máxima performance, aceitarão migrar para veículos elétricos.
Novo Golf R 2025 ainda com camuflagem
De todo modo, a Volkswagen alimenta grandes expectativas. Não por acaso, a empresa abrirá para a R uma seção dedicada dentro do parque temático Autostadt, em Wolfsburg, na Alemanha. A atração turística fica localizada perto da fábrica da empresa e anualmente atrai cerca de 2 milhões de pessoas aos seus múltiplos pavilhões dedicados às marcas do grupo Volkswagen, desde Skoda e SEAT até Audi e Lamborghini. O pavilhão R, com mais de 100 m², será inaugurado em breve.
Antes de virar elétrica e independente, a R realizará o lançamento do Golf R reestilizado. O modelo já está quase pronto e chegará ao mercado exclusivamente e deverá ser apresentado ainda neste verão europeu.
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