Sem fazer alarde, a Volkswagen anunciou uma nova versão para o Polo. Trata-se do Polo Robust, uma variante que recebeu mudanças voltadas para o uso em pisos mais complicados, como estradas de terra nas fazendas. A suspensão foi elevada, para aumentar a distância em relação ao solo, além de dois kits de acessórios para adequar o veículo ainda mais à situação com a qual irá conviver. O preço não foi revelado e a empresa diz que é exclusivo para venda direta.

O Volkswagen Polo Robust utiliza o mesmo nome que batiza a Saveiro Robust, outro veículo com a mesma proposta de ser usado para o trabalho. O hatchback é quase o mesmo que o Polo Track, com o motor 1.0 turbo de três cilindros, que entrega até 84 cv e 6.450 rpm e 10,3 kgfm a 3.000 rpm, sempre combinado ao câmbio manual de 5 marchas. O design também é o mesmo da versão de entrada do compacto, com o para-choque diferente.

A VW diz que o carro foi “desenvolvido e testado junto a clientes do segmento agro”, o que mostra qual será o seu foco. Recebeu uma suspensão dianteira e traseira elevada, ajudando a evitar que raspe a parte de baixo em algumas situações. Terá dois pacotes de acessórios. Um deles adiciona capas para o banco em vinil, revestimento para o assoalho de borracha e protetor de grade frontal. O segundo pacote tem os mesmos itens do anterior e soma tapete de borracha no porta-malas e engate para reboque.

Volkswagen Polo Robust 2025
Volkswagen Polo Robust 2025
Volkswagen Polo Robust 2025

Ainda não temos a lista de equipamentos, mas como a base é o Polo Track, espera-se que tenha os mesmos itens. Assim, deve trazer ar-condicionado, direção elétrica, rádio com Bluetooth, quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, bloqueio eletrônico de diferencial e rodas de 15 polegadas.

Para realizar a estreia do Volkswagen Polo Robust, a empresa escolheu a feira Expodireto Cotrijal, para iniciar a pré-venda para os clientes. O evento acontecerá entre os dias 4 e 8 de março. A Volkswagen deve apresentar todos os detalhes nos próximos dias, quando o Expodireto abrir as portas. Como será vendido direto para produtores rurais e empresas, o valor final deve ficar bem abaixo dos R$ 87.990 cobrados pelo Polo Track no varejo.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com