A Ford confirmou recentemente que implementará importantes mudanças no esquema de produção de alguns modelos nos Estados Unidos. Na linha de montagem da F-150 Lightning no Michigan, por exemplo, cerca de 1.400 trabalhadores serão desligados das atividades por motivos de aposentadoria ou transferência para outras fábricas. Com isso, o ritmo de produção será reduzido e o volume cortado pela metade.

Na prática, a montagem semanal cairá das atuais 3.200 unidades para aproximadamente 1.600 exemplares. A F-150 Lightning é hoje a picape elétrica mais vendida dos EUA (24.165 unidades em 2023), mas a Ford prevê queda na demanda por EVs nos próximos meses. O próprio CEO Jim Farley confirmou a revisão das estimativas e disse que o recuo se dará em razão dos preços elevados e da infra-estrutura de carregamento inadequada - fatores que desencorajaram os consumidores.

“Estamos aproveitando nossa flexibilidade de fabricação para oferecer opções aos clientes e, ao mesmo tempo, equilibrar nosso crescimento e lucratividade", disse Farley. Dos 1.400 funcionários impactos com a redução da produção da F-150 elétrica, aproximadamente 700 serão transferidos para a linha de produção dos modelos Bronco e Ranger. Para estes dois, a Ford estima aumento de vendas e desde já reforçará a produção.

A transferência de funcionários também faz parte de acordo firmado no ano passado pela Ford junto ao sindicato UAW. "As medidas nos ajudarão a alcançar o equilíbrio ideal entre produção, crescimento de vendas e lucratividade”, disse a empresa.

Durante todo o ano de 2023, o Bronco vendeu nos EUA 105.665 unidades e caiu 9,7% sobre as 117.057 unidades de 2022. O mesmo aconteceu com a Ranger, que recuou de 57.005 para 32.334 unidades de um ano para o outro (queda de 43%). Ainda assim, a Ford deposita ampla confiança nos dois modelos para 2024. A picape acabou de trocar de geração (o que explica a baixa nos números) e está significativamente mais competitiva diante da concorrência.

Ford Ranger Raptor 2024

Ranger Raptor para os EUA

Envie seu flagra! flagra@motor1.com