Oito meses depois de anunciar o investimento de R$ 3 bilhões para instalar sua primeira fábrica de carros elétricos e híbridos plug-in no Brasil, a BYD enfim anuncia o início das obras no complexo em Camaçari. O local, que foi da Ford até o ano passado, deverá ficar pronto e começar a operação entre o fim de 2024 e início de 2025, com uma capacidade de quase 150 mil unidades por ano. A empresa ainda confirma que produzirá Dolphin, Dolphin Mini, Yuan Plus e Song Plus.

Após pagar R$ 287,8 milhões pelo terreno de 4,6 milhões de m², a BYD irá iniciar as obras com a construção de 26 novas instalações, com galpões, pista de teste e outras estruturas. A fabricante afirma que não utilizará os prédios que eram da Ford, que serão destinados para os fornecedores se instalarem no local.

O projeto inicial era produzir os elétricos Dolphin e Yuan Plus, além do híbrido plug-in Song Plus. Agora a fabricante adicionou o recém-lançado Dolphin Mini à lista de carros que serão feitos no Brasil. Com a montagem local, a BYD afirma que conseguirá ter “preços ainda mais competitivos e, assim, gerar ainda mais oportunidades ao consumidor brasileiro de ter um carro elétrico na garagem.” O Song Plus será adaptado para passar a aceitar etanol.

“Ao olharmos para o futuro, estamos entusiasmados com as oportunidades que esta nova fábrica irá gerar. Não apenas em termos de emprego, mas também no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias e à contribuição para uma economia mais sustentável. Estamos comprometidos em operar de maneira responsável, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o bem-estar da nossa comunidade. Que este seja o começo de um capítulo próspero e cheio de sucessos. Juntos, vamos construir um futuro brilhante para nossa empresa, nossos colaboradores e para toda a comunidade”, afirma Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

BYD Dolphin Mini (BR)
BYD Yuan Plus - concessionária Daruj SP (8)
BYD Song Plus DM-i 2023
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A segunda fase, que virá com um novo investimento, será a nacionalização de mais componentes, incluindo as baterias. A meta da BYD é chegar a 70% de nacionalização em 5 anos. Desde o início, da fabricante chinesa sempre incluiu no projeto uma segunda fábrica, destinada a construção de baterias no Brasil, além de um terceiro complexo, para caminhões e ônibus.

A produção nacional será um passo importante para qu a BYD ao menos mantenha o ritmo de vendas no país. Atualmente, a fabricante é a 10ª no ranking geral e é a líder tanto na comercialização de carros elétricos quanto híbridos. No entanto, seus preços ainda estão congelados após a volta do imposto de importação para veículos eletrificados, então não se sabe o quanto isso irá afetar seu desempenho no mercado. A fábrica em Camaçari permitirá que os carros evitem este tributo, além de aumentar o volume disponível no país.

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