A Fiat finalmente começou a vender uma picape média no Brasil com a chegada da Titano. Será uma batalha difícil para a marca italiana, pois é um segmento bem tradicional e competitivo, com seis concorrentes bem conhecidos para superar. A caminhonete começa a ser vendida no final do mês, então resolvemos ver como ela se compara com as rivais.
Apesar de ser baseada na Peugeot Landtrek (que deveria ter sido vendida aqui, mas os planos mudaram após a fusão da Fiat-Chrysler com a PSA), a Fiat fez algumas alterações específicas para a Titano. Começando com a mudança do motor, deixando de lado o 1.9 turbodiesel de 170 cv da picape da Peugeot para adotar o 2.2 tubodiesel de 180 cv, o mesmo da Ducato, porém com uma potência levemente menor. Isto levou a mudanças mais específicas para o ajuste da suspensão.
Ter somente 180 cv pode parecer pouco, mas não é a mais fraca da categoria, que é a Nissan Frontier na versão de entrada S com câmbio manual, com o 2.3 turbodiesel em uma calibração que gera 163 cv. A Ford Ranger também é mais fraca, com um 2.0 turbodiesel de 170 cv. A Mitsubishi L200 Triton já supera a Titano, com um 2.4 turbodiesel de 190 cv.
O problema não é a potência, e sim o torque. Com 40,8 kgfm nas versões com câmbio automático, a picape da Fiat é a última colocada no quesito. Mesmo a Frontier S perdendo em cavalos-vapor, entrega mais torque, com 43,3 kgfm. A mais próxima da Titano é a Ranger 2.0 e seus 41,3 kgfm.
MODELO | MOTOR | POTÊNCIA | TORQUE | TRANSMISSÃO |
Fiat Titano | 2.2 turbodiesel | 180 cv a 3.750 rpm | 37,7 kgfm (manual) / 40,8 kgfm (AT) a 2.000 rpm | Manual ou automática de 6 marchas; tração 4x4 |
Chevrolet S10 | 2.8 turbodiesel | 200 cv a 3.600 rpm | 51 kgfm a 2.000 rpm | Manual ou automática de 6 marchas; tração 4x4 |
Ford Ranger | 2.0 turbodiesel / 3.0 V6 turbodiesel |
170 cv a 3.500 rpm / 250 cv a 3.250 rpm | 41,3 kgfm a 2.000 rpm / 61,2 kgfm a 1.750 rpm | Manual de 6 marchas, automática de 6 marchas ou automática de 10 marchas; tração 4x2, 4x4 ou 4x4 integral |
Mitsubishi L200 Triton | 2.4 turbodiesel | 190 cv a 3.500 rpm | 43,9 kgfm a 2.500 rpm | Automática de 6 marchas, tração 4x4 |
Nissan Frontier | 2.3 turbodiesel | 163 cv a 3.750 rpm / 190 cv a 3.750 rpm | 43,3 kgfm a 1.500 rpm / 45,9 kgfm a 1.500 rpm | Manual de 6 marchas ou automática de 7 marchas; tração 4x4 |
Toyota Hilux | 2.8 turbodiesel | 204 cv a 3.400 rpm / 224 cv a 3.000 rpm | 50,9 kgfm a 2.800 rpm / 55 kgfm a 1.600 rpm | Manual ou automática de 6 marchas; tração 4x4 |
Volkswagen Amarok | 3.0 V6 turbodiesel | 258 cv a 3.250 rpm | 59,1 kgfm a 1.400 rpm | Automática de 7 marchas, tração integral |
Em tamanho e capacidade de carga, a Fiat Titano não decepciona, mas também não surpreende. Seus 5.330 mm de comprimento a colocam na média. É maior do que Nissan Frontier (5.262 mm), Volkswagen Amarok (5.254 mm) e Mitsubishi L200 Triton (5.300 m), mas é menor do que a Chevrolet S10 (5.361 mm) e Ford Ranger (5.370 mm).
MODELO | COMPRIMENTO | ENTRE-EIXOS | LARGURA | ALTURA | CAÇAMBA |
Fiat Titano | 5.330 mm | 3.180 mm | 1.963 mm | 1.858 mm | 1.109 litros / 1.020 kg |
Chevrolet S10 | 5.361 mm | 3.096 mm | 1.874 mm | 1.825 mm | 1.061 litros / 1.108 kg |
Ford Ranger | 5.370 mm | 3.270 mm | 2.208 mm | 1.884 mm | 1.180 litros / 1.054 kg |
Mitsubishi L200 Triton | 5.300 mm | 3.000 mm | 1.820 mm | 1.795 mm | 1.046 litros / 1.060 kg |
Nissan Frontier | 5.262 mm | 3.150 mm | 1.850 mm | 1.855 mm | 1.054 litros / 1.032 kg |
Toyota Hilux | 5.325 mm | 3.085 mm | 1.855 mm | 1.815 mm | 1.000 litros / 1.005 kg |
Volkswagen Amarok | 5.254 mm | 3.097 mm | 1.944 mm | 1.834 mm | 1.280 litros / 1.156 kg |
O destaque está no preço. A Fiat sabe que precisa ganhar mercado rápido e o melhor jeito de fazer isso é oferecendo a Titano por menos do que as rivais. O valor inicial de R$ 219.990 pela versão Endurance faz com que seja a segunda picape média mais barata do Brasil, só perde para a Mitsubishi L200 Triton GLS da geração antiga, ainda produzida em Catalão (GO) e que custa R$ 219.900, uma diferença de somente R$ 90. Ainda assim, está bem abaixo de todas as outras picapes.
A versão Volcano sobe para R$ 239.990 e está mais perto das opções de entrada das rivais. Por exemplo, a Ford Ranger XLS 2.0 4x2 custa R$ 234.990 e é a única mais barata. Uma Chevrolet S10 LS sai por R$ 247.860, enquanto a Toyota Hilux STD Power Pack é vendida por R$ 242.590. Listamos só para constar, mas a Amarok parte de pesados R$ 298.430.
Quando olhamos para a Titano Ranch, a opção topo de linha, a diferença é ainda maior, pois a maioria do segmento passa dos R$ 300 mil nas configurações mais caras. A que está mais próxima é a Mitsubishi L200 Triton HPE-S por R$ 289.990 - não consideramos as versões especiais Sertões ou Savana, de oferta mais limitada. Aí já pulamos para a S10 High Country por R$ 302.900 e os valores vão subindo até os R$ 337.280 da Volkswagen Amarok Extreme.
MODELO | PREÇO |
Fiat Titano Endurance 2.2 AT6 4x4 | R$ 219.990 |
Mitsubishi L200 Triton GLS 2.4 AT6 4x4 | R$ 219.900 |
Fiat Titano Volcano 2.2 AT6 4x4 | R$ 239.990 |
Chevrolet S10 LS 2.8 AT6 4x4 | R$ 247.860 |
Ford Ranger XLS 2.0 AT6 4x2 | R$ 234.990 |
Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLS 2.4 AT6 4x4 | R$ 245.490 |
Nissan Frontier S 2.3 MT6 4x4 | R$ 244.450 |
Toyota Hilux STD Power Pack 2.8 MT6 4x4 | R$ 242.590 |
Volkswagen Amarok Comfortline 3.0 V6 AT7 AWD | R$ 298.430 |
Fiat Titano Ranch 2.2 AT6 4x4 | R$ 259.990 |
Chevrolet S10 High Country 2.8 AT6 4x4 | R$ 302.900 |
Ford Ranger Limited 3.0 V6 AT10 4x4 AWD | R$ 319.990 |
Mitsubishi L200 Triton HPE-S 2.4 AT6 4x4 | R$ 289.990 |
Nissan Frontier Pro-4X 2.3 AT7 4x4 | R$ 321.950 |
Toyota Hilux SRX Plus 2.8 AT6 4x4 | R$ 334.890 |
Volkswagen Amarok Extreme 3.0 V6 AT7 AWD | R$ 337.280 |
O rendimento não é dos melhores. Comparando o consumo com todas as rivais, a Titano é a menos eficiente entre todas as picapes médias, fazendo só 8,5 km/litro na cidade e 9,2 km/litro na estrada. O resultado no ciclo urbano não chega a ser tão gritante pois a S10 faz 8,6 km/litro e a Ranger registra 8,9 km/litro na versão 3.0 V6. Poucas chegam nos 10 km/litro, que é o caso só da Ranger 2.0 e da Toyota Hilux.
Só que o consumo na estrada é consideravelmente pior e por uma diferença bem grande em quase todos os carros. Só a Amarok está próxima e, ainda assim, faz 9,7 km/litro. Daí já pulamos para os 10,2 km/litro da Ranger V6, alcançando 1 km/litro de diferença e só sobe nos modelos seguintes, chegando a 11,5 km/litro na Ranger 2.0.
A comparação foi feita com todas as versões automáticas e com tração 4x4 das picapes, para ter uma igualdade, sem considerar os modelos manuais.
MODELO | CONSUMO CIDADE | CONSUMO ESTRADA | CONSUMO ENERGÉTICO |
Fiat Titano | 8,5 km/litro | 9,2 km/litro | Não divulgado |
Chevrolet S10 | 8,6 km/litro | 10,9 km/litro | 2,86 MJ/km |
Ford Ranger 2.0 | 10,0 km/litro | 11,5 km/litro | 2,53 MJ/km |
Ford Ranger 3.0 V6 | 8,9 km/litro | 10,2 km/litro | 2,88 MJ/km |
Mitsubishi L200 Triton | 9,3 km/litro | 10,3 km/litro | 2,78 MJ/km |
Nissan Frontier | 9,1 km/litro | 11,0 km/litro | 2,73 MJ/km |
Toyota Hilux | 10,1 km/litro | 11,3 km/litro | 2,54 MJ/km |
Volkswagen Amarok | 9,0 km/litro | 9,7 km/litro | 2,92 MJ/km |
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