A Audi está mais uma vez passando por uma crise. Apesar dos números relativamente aceitáveis de vendas, a marca parece não se recuperar. Novos modelos estão em falta e há muita movimentação na administração. Além do chefe de design Marc Lichte, o novo chefe Gernot Döllner também demitiu o diretor de desenvolvimento Oliver Hoffmann e está assumindo ele mesmo o cargo. Pelo menos agora podemos voltar a falar sobre carros.
Isso porque o facelift do Audi A3 está sendo revelado na Europa. O A3 Sportback e o A3 Sedan foram atualizados três anos e meio após o lançamento da atual geração no mercado europeu. E a Audi também está nos apresentando um modelo completamente novo: o A3 allstreet foi projetado para entrar na onda dos crossovers, estratégia similar aos aventureiros brasileiros e, mais recentemente, com a usada pela VW com o Polo Robust. Qualquer coisa que seja elevada e tenha painéis de plástico não pode vender mal, não é mesmo?
E agora vamos aos novos recursos das variantes convencionais do A3. Você já pode ver pelas fotos - a roda não foi completamente reinventada aqui. Na frente, vemos uma grade de estrutura única com novo formato, que é um pouco mais plana e mais larga do que antes. Há também novas saias.
No A3 Sportback verde das fotos, você pode ver o exterior das opções S-Line, que chega a lembrar um RS 3 na frente. Essa cor de pintura é nova, assim como o vermelho A3 Sedan, que usa os acabamentos convencionais, sem pretensões esportivas. Precisa de uma ajudinha? À esquerda, você pode ver o modelo pré-facelift e, à direita, o A3 novo.
Audi A3 Sportback S line (2021)
Audi A3 Sportback S line (2024)
Audi A3 Sportback (2020) sem o pacote S-Line
Audi A3 Limousine (2024) sem o pacote S-Line
A traseira do compacto premium também foi redesenhada, em cada caso com novos para-choques e - no caso do pacote S-line - um difusor bastante pronunciado. Aqui, novamente, o antigo (à esquerda) versus o novo (à direita):
Audi A3 Sportback S line (2021)
Audi A3 Sportback S line (2024)
O fato de a Audi ter feito com que algumas novas assinaturas de luzes diurnas valessem um parágrafo no comunicado à imprensa também mostra muito bem que esse facelift não é uma grande revolução. Pela primeira vez na série de modelos A3, é possível selecionar e alternar entre até quatro diferentes assinaturas digitais de luzes diurnas por meio da central multimídia do carro. As luzes de chegada/saída (função coming/leaving home) de casa também foram personalizadas para cada assinatura.
No interior, a Audi fez alterações no design do console central, nas saídas de ar e na alavanca do seletor do câmbio automático. A iluminação ambiente cobre uma área maior e a lista de equipamentos de série. Entre as novidades estão volante multifuncional de couro, ar-condicionado automático, pacote de iluminação ambiente e um apoio de braço central ajustável dianteiro.
As portas dianteiras são iluminadas em uma grande área como um elemento de design totalmente novo. Uma fonte de luz no revestimento das portas ilumina cinco segmentos, dinamicamente, quando as portas são abertas e fechadas. Também são novidades: um sistema de som 3D da Sonos e duas novas opções de acabamentos dos bancos - uma feita inteiramente de poliéster reciclado e a outra em material de microfibra "Dinamica". Este último também está disponível como uma capa de assento. Ele foi projetado para dar a sensação de camurça, mas também é feito parcialmente de poliéster reciclado.
Além de um rádio digital e da tela para a central multimídia de 10,1", o Audi Virtual Cockpit e uma opção de carregamento sem fio para smartphones agora também são itens de série. As variantes do Audi A3 também oferecem duas portas de carregamento USB-C no console central e mais duas portas na parte traseira. Opcionalmente, você pode escolher o MMI Navigation Plus, incluindo o acesso à loja de aplicativos, que permite usar muitos aplicativos diretamente na tela do veículo e também por meio de comandos de voz. O Amazon Alexa também está incluído.
Se você tende a esquecer coisas ao fazer pedidos, o A3 vem em seu auxílio com o "Functions on Demand". Isso permite que você reserve espaço customizáveis na tela da multimídia para funções do carro à sua escolha, incluindo por quanto tempo você quer que elas estejam lá.
Quando as vendas começarem em março, os A3 estarão disponíveis com o motor a gasolina de 1.5 turbo de 150 cv (35 TFSI) e o motor turbodiesel 2.0 (35 TDI), também com 150 cv. Ambos contam com transmissão de dupla embreagem de 7 velocidades. Uma caixa manual de 6 marchas também estará disponível para o motor a gasolina. De acordo com a Audi, outras variantes somente a combustão virão no segundo trimestre de 2024, com um híbrido plug-in também chegando no final do ano.
Como parte do facelift, o esportivo S3 recebeu uma atualização técnica que deve encantar os fãs da dinâmica de direção: Além do aumento de potência para 333 cv, ele também poderá contar com a tração integral com atuação mais rápida na distribuição de força entre os eixos. Isso é algo que já conhecemos do Golf R e de seu irmão maior, o RS 3, entre outros. Ainda não sabemos o que acontecerá com essa última. No momento, ela não é configurável.
Todos os modelos do A3 são fabricados na planta de Ingolstadt (ALE). O Sportback com 35 TFSI e S-Tronic custa a partir de 35.650 euros (R$ 194 mil) na Alemanha. O Sedan com mesma configuração é 800 euros (R$ 4,3 mil) mais cara. O A3 allstreet superior está disponível como 35 TFSI com S-Tronic a partir de 37.450 euros (R$ 204 mil).
Fonte: Audi
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: Audi A3 Sedan 2024 testa novo design antes da estreia este ano
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Flagra: Audi A3 Sedan 2024 aparece em testes com design renovado
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Novo Audi A3 entra para serviço de assinatura por R$ 5.980 mensais
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Teste rápido Audi A3 Sedan mild-hybrid: entrada VIP eletrificada