Quase quatro anos desde que a Audi apresentou a geração atual do S3, chegou a hora de um facelift. Coberto por uma pintura típica da Audi Sport, o compacto esportivo está sendo apresentado nas variantes hatchback e sedã. Surpreendentemente, há muitas mudanças mecânicas para uma atualização de meio de vida.

No coração do novo S3 está uma versão melhorada do conhecido 2.0 turbo a gasolina, que agora produz 333 cv de potência e 42,8 kgfm de torque. Ele ganhou 23 cv e 2 kgfm em relação ao anterior para combinar perfeitamente com a edição especial do Volkswagen Golf R 333, com quem compartilha a mecânica.

Audi S3 2024 (protótipos camuflados)

O motor atualizado é acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, com tempos de troca de marchas reduzidos pela metade ao acelerar a toda velocidade. Talvez ainda mais importante seja a adição de um divisor de torque traseiro herdado do RS3. Embora não tenha o modo de drift dedicado, o hardware deve tornar o S3 mais agradável quando em uma curva. É provável que os motoristas se sintam mais confiantes ao volante graças à maior aderência obtida por meio de um fornecimento ideal de torque entre as duas rodas traseiras.

Com grande potência, vem grande responsabilidade, e é por isso que a Audi está dando ao S3 facelifted freios maiores na dianteira. Os discos de aço têm 357 mm de diâmetro e foram engrossados em 4 mm, agora com 34 mm. Os discos dianteiros são abraçados por novas pinças de pistão duplo e vêm com pastilhas ampliadas para proporcionar uma superfície de atrito maior. A Audi trabalhou com a Falken em um novo conjunto de pneus 235/35 mais aderentes para as rodas de 19 polegadas.

Audi S3 2024 (protótipos camuflados)

Além dos freios mais robustos, o eixo dianteiro ganha um novo rolamento de pivô no suporte da suspensão McPherson, juntamente com braços mais rígidos. Corroborado por uma evolução do sistema de direção progressiva e amortecedores reajustados, a marca de luxo alemã afirma que o S3 agora está mais afiado do que nunca.

A revelação completa está programada para ocorrer no decorrer do ano, quando a Audi apresentará toda a família A3 atualizada. A lógica nos diz que a linha de motores deve espelhar a do recém-apresentado VW Golf facelift.

Audi S3 2024 (protótipos camuflados)

O RS3 também está recebendo ajustes, possivelmente com mais potência do motor de cinco cilindros sem recorrer à eletrificação. A marca sediada em Ingolstadt deu a entender que o 2.5 TFSI poderia ser ajustado para oferecer uma potência além dos atuais 406 cv.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com