A Volkswagen atualizou o Golf de oitava geração na última semana, mas deliberadamente deixou de fora o modelo topo de linha. Antes de um lançamento completo previsto para meados de 2024, a versão esportiva R está aparecendo nas primeiras imagens oficiais. O  hatchback com tração nas quatro rodas está usando uma capa azul distinta para esconder um design que vimos há alguns dias nas versões mais baratas.

Claro, há algumas mudanças sutis no R, mas ele ainda é um Golf. O para-choque dianteiro ajustado tem um sensor de radar montado centralmente que você não encontrará no modelo anterior. Os modelos de entrada agora também têm esse sensor, já que o facelift do modelo de oitava geração traz uma série de atualizações para os sistemas de assistência ao motorista e de segurança. Sinceramente, o sensor acaba se destacando e não é de uma maneira positiva, mas esse tem sido um problema em vários carros nos últimos anos.

Volkswagen Golf R 2025 com camuflagem

A Volkswagen não compartilhou nenhum detalhe sobre o novo Golf R. A diferença de potência entre o GTI e o R diminuiu com o lançamento do facelift. O primeiro ganhou 20 cv para um total de 265 cv. O R pré-facelift tem 315 cv. Não podemos esquecer que os europeus receberam uma versão R 333 mais potente no ano passado, com 333 cv. Para dividir ainda mais as atenções dos entusiastas europeus, uma perua Golf R também está disponível no Velho Continente.

Por outro lado, o Golf R da Europa é vendido exclusivamente com o câmbio DSG de dupla embreagem, enquanto o modelo atual vendidos nos EUA pode ser adquirido com um câmbio manual. Mas não por muito tempo, pois o manual será descontinuado após o ano modelo de 2024. De fato, o GTI também será vendido apenas com DSG daqui para frente.

A montadora alemã continua a ter uma extensa linha de Golfs na Europa e em outras partes do mundo, onde vende um hatch de desempenho híbrido plug-in GTE e versões a diesel, entre outros sabores. Reinhold Ivenz, chefe da Volkswagen R, diz que o Golf R revisado será lançado em algum momento deste verão.

Golf R no Brasil?

No final do ano passado, Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, foi um dos convidados do Motor1.com Podcast. Durante a entrevista, o executivo deu algumas pistas dos planos futuros da marca para nosso mercado e, aparentemente, a empresa está de olho no sucesso de esportivos de nicho como o Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla. De acordo com Possobom, a VW está estudando o retorno do Golf ao Brasil nas versões GTI ou R.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com