Rara Ferrari Enzo é destruída em acidente na Autobahn
Toda a frente do esportivo foi arrancada e três pessoas ficaram feridas
A Ferrari fabricou apenas 399 exemplares do supercarro Enzo, o que os torna bastante raros nas ruas. A tragédia atingiu uma dessas máquinas extraordinárias na Autobahn perto de Munique (Alemanha) na terça-feira, com um acidente que arrancou o nariz da Ferrari e feriu três pessoas.
"Uma Ferrari derrapou por razões desconhecidas e colidiu com a barreira central", disse o Corpo de Bombeiros de Munique em seu anúncio do incidente. Os destroços do acidente cobriram cerca de 200 metros, e partes da Ferrari que voaram danificaram outro veículo. Uma das três pessoas feridas precisou ir ao hospital.
Galeria: Acidente com a Ferrari Enzo na Autobahn
Fotos do local mostram a Enzo sem a parte dianteira. A colisão arrancou a roda do lado do motorista do carro. Um tópico no fórum Ferrari Chat especula que o veículo pode ser consertado, mas que, obviamente, será muito caro.
A Hagerty informa que um Enzo em condições médias vale US$ 3,55 milhões (R$ 17,66 milhões) hoje. Ele lista o preço de venda mais alto desse supercarro da Ferrari nos Estados Unidos, de US$ 4,51 milhões (R$ 22,4 milhões). O piloto da Fórmula 1 Fernando Alonso vendeu seu exemplar com a primeira carroceria de produção pelo equivalente a US$ 5,9 milhões (R$ 29,3 milhões) em 2023. Suspeitamos que este, mesmo em seu estado atual, valha pelo menos sete dígitos.
O Enzo chegou em 2002 como a sequência da Ferrari para supercarros anteriores, como o F40 e o F50. Na época, a empresa era dominante na Fórmula 1, conquistando campeonatos consecutivos de construtores de 1999 a 2004. O Enzo se inspirou no sucesso na F1, usando um nariz inspirado nas corridas e fazendo uso extensivo de fibra de carbono na estrutura do veículo e nos painéis da carroceria.
Um painel transparente no deque traseiro mostrava o motor 6.0 V12. O grande motor produzia 660 cv a 7.800 rpm e 66,9 kgfm de torque. A única caixa de câmbio disponível era uma manual automatizada de seis marchas (não tem pedal de embreagem, mas o motorista tem que fazer as trocas pelas borboletas no volante) que podia trocar de marcha em 150 milissegundos.
Fonte: Munich Fire Department via Road & Track
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