Nome forte dentro do portfólio da Dodge desde 1969, o icônico Challenger não terá espaço no plano estratégico da marca para os próximos anos. Prova disso é a saída do modelo do mercado sem expectativa de sucessor nos mesmos moldes. “Não há planos futuros para o Challenger neste momento”, disse um porta-voz da marca em entrevista recente.

A última geração do Challenger foi lançada em 2008 e trouxe versões poderosas como Scat Pack, Hellcat, Redeye e muitas outras. Agora, depois de 16 anos, o Challenger não existe mais – pelo menos não o nome. O derradeiro exemplar produzido, modelo Demon 170, saiu da linha de montagem de Brampton, no Canadá, em 22 de dezembro do ano passado.

Dodge Challenger SRT Demon 170

Embora seja decepcionante para os fãs mais aguerridos do modelo, caberá ao recém-revelado Charger EV ocupar o lugar do tradicional Challenger no catálogo da Dodge. O novato está disponível em versões de duas e quatro portas, com opções de acabamento clássico como R/T e Scat Pack.

Em termos dimensionais, o novo Charger Daytona Coupé mede 5,24 metros de comprimento e 3,07 metros de distância entre-eixos. Para efeito de comparação, o finado Challenger tinha 5,03 metros e 2,95 metros, respectivamente. Além disso, o Charger é 22 cm mais largo que o Challenger: 2,14 metros contra 1,92 metros.

Dodge Charger Daytona 2024

O tamanho adicional é refletido no espaço extra para passageiros e na capacidade de armazenamento: até 646 litros atrás dos bancos traseiros e 1.059 litros com os bancos traseiros rebatidos. Em comparação, o Challenger tinha apenas 459 litros de espaço.

O Charger Daytona não tem motor V8, mas será equipado - além da versão elétrica - com o novo motor 3.0 de 6 cilindros em linha da família Hurricane. O propulsor entrega 426 cv nas versões mais brandas e 557 cv nas mais fortes. Na prática, é mais potência do que o motor V8 básico do Challenger.

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