Algo completamente impensável até poucos anos atrás, a produção de veículos elétricos chineses por um grande conglomerado automotivo ocidental em plena Europa está caminhando para se tornar realidade. Conforme relata reportagem da agência de notícias Automotive News, a Stellantis está planejando estabelecer na Itália uma base produtiva de modelos da marca Leapmotor para abastecer todos os principais mercados europeus.
O plano da Stellantis é utilizar a estrutura da histórica fábrica de Mirafiori, sediada na região de Turim, e produzir aproximadamente 150.000 unidades por ano, começando em 2026. A escolha pela Leapmotor é estratégica, tendo em vista a parceria recentemente firmada entre as duas empresas.
No negócio, anunciado em outubro passado, a Stellantis se compromete a investir cerca de 1,5 bilhão de euros (aproximadamente R$ 7,9 bilhões) em troca de 20% da Leapmotor, tornando-se acionista relevante. O acordo também prevê a formação da Leapmotor Internacional, uma joint venture 51/49 liderada pela Stellantis com direitos exclusivos para exportação, venda e fabricação de produtos da Leapmotor fora da China.
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, ao lado do CEO da Leapmotors, Zhu Jiangming
A Leapmotor tem se destacado no desenvolvimento de NEVs (sigla para New Energy Vehicle) e se especializado na produção de elétricos, híbridos plug-in e modelos a hidrogênio. Só em 2022, na China, a empresa vendeu 111.000 unidades - um feito e tanto alcançado em apenas 8 anos de existência.
A empresa também atua na área de inteligência artificial e domina programas complexos de gerenciamento de grupos motopropulsores, assistentes de direção avançados e outras importantes tecnologias. A Leapmotor já nasceu desenvolvendo recursos do tipo e, graças aos acordos formados com Nvidia e Qualcomm, adquiriu competências e conhecimentos altamente relevantes. Ou seja, uma oportunidade e tanto para a Stellantis.
“Se tivermos a oportunidade, porque faz sentido do ponto de vista econômico, de produzir carros Leapmotors em Itália, é claro que o faremos”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Só depende da nossa competitividade em termos de custo e qualidade”, completou.
Na prática, a produção de carros elétricos chineses na Europa ajudará a Stellantis a trazer modelos de baixo preço para o mercado, sem arriscar tarifas alfandegárias que poderiam surgir da investigação da União Europeia sobre práticas desleais de marcas de chinesas. Os modelos mais conhecidos da Leapmotor são o pequeno T03 e o SUV C10 (o primeiro modelo desenvolvido para o mercado global).
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