Desde 2022, a Índia vem preparando o terreno para o uso de etanol em seu mercado. Algumas das medidas incluem a adição gradual do combustível vegetal na gasolina com os mesmos moldes do Brasil, além da introdução do E85 como opção. Trata-se de uma mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina.

Em tese, é uma solução para eliminar dificuldades de partida a frio, mas, como os franceses estão descobrindo, nem sempre é o suficiente. A Índia, porém, é um país menos frio em grande parte de seu território. Agora, durante o Bharat Mobility Global Expor em Delhi (IND), algumas marcas de moto estão mostrando os primeiros modelos flex.

Royal Enfield Classic 350 flex traseira

A Honda já tinha mostrado a tecnologia Flex One brasileira para suas motos na Índia. Agora, foi a vez de a Royal Enfield revelar uma Classic 350 capaz de rodar com E85, gasolina ou qualquer proporção de mistura dos dois combustíveis. Além do sistema de alimentação nada mudou. Porém, a marca exibiu a moto no evento indiano com pintura exclusiva mesclando verde e vermelho.

De acordo com a Autocar India, a escolha da Classic 350 para estrear o sistema flex da Royal Enfield deu-se por ser um dos modelos mais populares no mercado indiano. Porém, seu propulsor e plataforma são compartilhados com diversas outras motos, como Meteor 350 e Hunter 350, por exemplo.

Antes de se animar com a possibilidade de a Royal Enfield oferecer suas motos com tecnologia flex também no Brasil, vale lembrar que a marca ainda não fez nenhuma confirmação a respeito para cá. Além disso, há um obstáculo técnico bastante relevante. O modelo indiano é feito para rodar no máximo com os 85% de etanol do E85 indiano. Esta configuração de combustível não é oferecida no Brasil. Nosso etanol hidratado é mais puro e exige calibrações específicas para cá.

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