Depois dos carros, BYD agora quer investir no mercado de motos elétricas
Empresa tem ambicioso plano para desenvolver baterias para veículos de duas rodas
Segundo maior produtor de baterias do mundo, com participação de 15,8% no mercado global em 2023, a BYD quer conquistar ainda mais espaço nos próximos anos. Depois de produzir componentes para seus próprios carros e também vendê-los para outras empresas, a marca agora quer fabricar baterias para motocicletas elétricas, e-bikes e outros veículos de duas rodas.
O setor, até então inexplorado pela fabricante, é considerado bastante promissor e receberá agora pesados investimentos da marca. A confirmação foi dada recentemente pela FinDreams, subsidiária integral de baterias da BYD. A meta será produzir baterias seguras e confiáveis para todo o mercado de veículos de duas rodas. “Nossa missão é permitir que as pessoas usem baterias sem preocupações”, anunciou.
Nerva EXE E-Scooter
A declaração foi feita depois que 15 pessoas morreram e 44 ficaram feridas durante o incêndio em um prédio residencial no distrito de Yuhuatai, em Nanquim, na China, no último dia 23 de fevereiro. O incêndio supostamente começou em áreas onde veículos de duas rodas estavam estacionados e, apesar da causa exata ainda estar sendo investigada, provocou uma discussão acirrada na China sobre a segurança das e-scooters.
EXE recarrega de 0 a 80% em 3,5 horas
Desde então, várias cidades chinesas proibiram moradores de estacionar veículos de duas rodas dentro dos edifícios. De acordo com dados do Departamento Nacional de Incêndios e Resgate, houve 21.000 incêndios relatados em veículos elétricos de duas rodas na China em 2023, o que representou aumento de 17,4% em comparação com 2022. Em 2022, foram 18.000 casos, com alta de 23,4% sobre 2021.
Hoje, parcela significativa de motocicletas na China ainda usa baterias de chumbo-ácido, consideradas pouco seguras e obsoletas diante de tecnologias bem mais modernas. A BYD planeja entrar nesse segmento já com baterias LFP (íons de lítio), consideradas bem mais modernas e eficientes. São componentes já pensados para suportar compressão, vibração, quedas livres e condições de baixa pressão atmosférica ou temperaturas extremas.
Em 2022, a BYD cooperou com a marca espanhola de motocicletas Nerva para fornecer baterias LFP para o modelo Exe E-Scooter. A scooter foi lançada em fevereiro do mesmo ano com uma bateria LFP de 5,76 kWh e capaz de carregar de 0 a 80% em 3,5 horas. O projeto agora é produzir baterias para motos em larga escala, atendendo diferentes empresas.
Bombando
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