Faixas de mercado e preços superiores começam a mostrar preferência pelos veículos elétricos e eletrificados. Entre os sedãs, temos boas vendas do médio BYD Seal, um crescimento do Honda Civic híbrido, bons números do Accord híbrido e como Porsche Taycan e BYD Han estão saindo entre os grandes, considerando seus valores.

No geral, não temos grandes alterações nas lideranças, com o Chevrolet Onix Plus entre os compactos e o Toyota Corolla entre os médios. Apenas entre os grandes que o Accord tirou os modelos da Porsche do topo, como o Panamera que aguarda a chegada da versão amplamente reestilizada nos próximos lotes. 

Avaliação Volkswagen Virtus Highline 200TSI 2023

Sedãs compactos

E 2024 começou como terminou entre os compactos, com Chevrolet Onix Plus e Fiat Cronos nas duas primeiras posições. Só que o sedã argentino não teve uma vida tão confortável quanto em dezembro, com o Onix Plus abrindo uma boa distância - o que pode aumentar, já que a Argentina passa por uma crise de produção que afeta o Cronos e outros modelos. Destaque para o VW Virtus, que desbancou o HB20S na terceira posição. 

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (JANEIRO/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR
Chevrolet Onix Plus 3.559 -44,2%
Fiat Cronos 2.926 -53,8%
Volkswagen Virtus 2.372 -34,6%
Hyundai HB20S 1.702 -43,9%
Toyota Yaris Sedan 1.685 -37,6%
Nissan Versa 938 -8,4%
Honda City 927 -0,4%
Renault Logan 72 -82,7%

Sedãs médios

O Toyota Corolla segue dominando o segmento, mas conheceu um novo concorrente logo abaixo. O elétrico BYD Seal segue emplacando bem e foi entregue a mais clientes que o Nissan Sentra e BMW Série 3 somados. Janeiro é um mês mais fraco quando comparado a dezembro naturalmente, mas o Toyota foi o que mais perdeu entre os três primeiros. O Honda Civic, que vive de lotes importados da Tailândia, emplacou 151 unidades. 

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (JANEIRO/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR
Toyota Corolla 2.142 -47,1%
BYD Seal 612 -28,6%
Nissan Sentra 308 -19,8%
BMW Série 3 269 -41,3%
Volkswagen Jetta 224 -19,4%
Honda Civic 151 694,7%
Chevrolet Cruze 104 -40,6%
14º Mercedes-Benz Classe C 57 -71,5%
Audi A3 Sedan 56 -25,3%
Mercedes-Benz CLA 55 -5,2%
16º Audi A5 17 -57,5%
13º Caoa Chery Arrizo 6 16 -15,8%
10º BMW Série 4 9 -59,1%
12º BMW i4 6 -33,3%
11º Hyundai Ioniq 3 200,0%
15º JAC E-JS7 3 200,0%
17º BMW Série 2 1 -95,0%
Honda Accord e:Hybrid 2024 Prata no Brasil

Sedãs grandes

Entre os maiores e mais caros sedãs, o Honda Accord vive uma boa fase pela chegada da nova geração. São 39 unidades, o suficiente para tirar o Porsche Panamera da liderança, ao menos enquanto as unidades da reetilização não chegam. Aqui, os elétricos tem bom espaço, com o Porsche Taycan e BYD Han no jogo. 

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (JANEIRO/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR
Honda Accord 39 -25,0%
Porsche Panamera 25 -55,4%
Porsche Taycan 22 -48,8%
BYD Han 19 216,7%
Lexus ES 15 36,4%
Audi A4 9 -83,0%
Toyota Camry 6 50,0%
BMW Série 5 2 -77,8%
Envie seu flagra! flagra@motor1.com