A partir de 1º de março de 2024, a Toyota terá novas lideranças. Tudo começa com Masahiro Inoue, CEO da Toyota TLAC (América Latina e Caribe), promovido a presidente da Daihatsu Motor após uma série de problemas que vieram a tona sobre a homologação de diversos modelos no Japão. Inoue substitui Soichiro Okudaira.

Masahiro Inoue, Presidente da Daihatsu Motor Co. Ltd. e Evandro Maggio, Presidente da Toyota do Brasil

Masahiro Inoue, Presidente da Daihatsu Motor Co. Ltd. e Evandro Maggio, Presidente da Toyota do Brasil

Com isso, Rafael Chang, então presidente da Toyota do Brasil, assume como CEO da TLAC. Chang tem 30 anos de Toyota, com passagem no Japão, Peru, Venezuela e o Brasil. Para seu lugar, Evandro Maggio, até então Diretor Regional de P&D e Compras, foi o escolhido depois de passagens pela Lexus no Japão e outros cargos no Brasil. Maggio é o primeiro brasileiro neste cargo desde que a Toyota chegou ao país.

Rafael Chang - CEO da Toyota América Latina e Caribe

Rafael Chang - CEO da Toyota América Latina e Caribe

A movimentação acontece em um momento importante para a Toyota. A marca já anunciou investimentos na região para a renovação do Corolla (feita em 2023), mudanças no Corolla Cross e a produção do Yaris Cross, um SUV compacto que aumentará o volume de vendas da marca na região em um segmento que, até então, ela não participava. No Brasil, tem fábricas em Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP), além da planta de motores em Porto Feliz (SP). 

Em 2023, a Toyota foi a quarta marca mais vendida no Brasil, com 8,82 % de participação, atrás de Fiat, Volkswagen e Chevrolet, que possuem modelos mais baratos e de maior volume. Entre modelos, tem a liderança no segmento de sedãs médios, com o Corolla, de picapes médias, com a Hilux, e de SUVs grandes em chassi, com o SW4. Corolla Cross briga com o Jeep Compass nos SUVs médios e tem crescido nos últimos meses.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com