Já sabíamos que isso iria acontecer e chegou a hora de finalmente dizer adeus ao Audi TT. Apresentado originalmente no Salão de Frankfurt (Alemanha) em 1995, o modelo de primeira geração foi colocado à venda três anos depois na carroceria cupê, ganhando uma versão conversível em 1999. Após quase 26 anos de produção e três gerações depois, o último Tourist Trophy saiu da linha de montagem da fábrica da Audi em Györ, na Hungria.

De 18 de fevereiro de 1998 a 10 de novembro de 2023, a Audi montou um total de 662.762 veículos. O último da geração é um TTS Coupe com motor  2.0 turbo a gasolina e tração integral Quattro compartilhada com o S3. Em um mundo automotivo dominado por crossovers e SUVs, estamos francamente surpresos que o TT tenha conseguido sobreviver por um quarto de século.

 

A triste imagem não vem acompanhada de um comunicado à imprensa, pois o anúncio foi feito pela Audi em sua conta oficial alemã no Instagram. O último TT está acompanhado do conceito de 1995 que mencionamos anteriormente e por um conversível da primeira geração com o desejável interior de couro com costura em estilo de beisebol. Indiscutivelmente, a terceira geração do TT foi o carro mais estiloso construído na plataforma MQB, mas sempre preferiremos o visual do TT original.

Antes de sair de linha, o TT gerou um monte de edições finais em diversos mercados. Sua aposentadoria efetivamente dá início ao desaparecimento gradual do motor de cinco cilindros, que ainda está disponível nos modelos RS3 e RS Q3. Em seu auge, o carro esportivo era oferecido com um motor ainda maior, já que as duas primeiras gerações estavam disponíveis com um VR6.

Quanto ao que o futuro reserva, a marca de luxo alemã sugeriu que o TT poderia retornar um dia como carro elétrico, mas a decisão ainda não foi tomada. Esperamos que continue sendo uma dupla de cupê e conversível. Dito isso, não podemos esquecer que a Audi criou conceitos com diferentes estilos de carroceria, como um sedã (na forma do TT Sportback) e um crossover (o TT Offroad).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com