Audi R8 tem produção estendida até março antes de sair de linha

Fabricante ainda está atendendo aos pedidos da versão de despedida

Audi R8 Coupe V10 performance RWD em Laguna Seca Audi R8 Coupe V10 performance RWD em Laguna Seca

O ano de 2023 marcou o fim da linha do carro esportivo júnior da Audi, o TT, e o grandalhão R8 deveria ser descontinuado logo em seguida. No entanto, isso não aconteceu. Embora o plano inicial fosse encerrar a produção do supercarro V10 antes da virada do ano, a máquina naturalmente aspirada continua viva.

Em conversa com o jornal de negócios alemão Automobilwoche, a Audi confirmou que o R8 ainda está em produção na fábrica de Böllinger Höfe, que também monta o RS E-Tron GT. Isso apesar do fato de que o R8 V10 GT RWD, que serve como epílogo do modelo, ter sido apresentado em outubro de 2022. Sabendo que o fim está próximo para o principal modelo esportivo da Audi, parece que os clientes ricos estão correndo para comprar um novo.

O novo plano é descontinuar o R8 no final de março de 2024, um atraso de cerca de três meses em comparação com o cronograma inicial. Entramos em contato com a Audi, que nos mandou o seguinte posicionamento, confirmando que o R8 ainda está em produção:

"É verdade, o último Audi R8 deixará a linha de produção no final do primeiro trimestre de 2024. Isso marca o fim da produção de um carro esportivo icônico na unidade da Audi Böllinger Höfe em Neckarsulm. O Audi e-tron GT, totalmente elétrico, continuará a ser fabricado na Böllinger Höfe.

Como parte de nossa estratégia, que tem o objetivo claro de eletrificar todo o portfólio de produtos, decidimos retirar o R8 do programa no final do primeiro trimestre de 2024.

A declaração de que o R8 será descontinuado no final de 2023 remonta a 2019. Desse ponto de vista, não é surpreendente que a data final real tenha mudado em algumas semanas."

Uma substituição direta não está nos planos, já que o Grupo Volkswagen está eliminando o motor 5.2 V10. Sim, isso também significa que o sucessor do Lamborghini Huracan perderá o motor de dez cilindros. Em seu lugar, a fabricante italiana pretende colocar uma motorização híbrida plug-in baseado em um motor a combustão reduzido.

A Audi Sport não está abandonando a ideia de ter um modelo esportivo topo de linha. A empresa já tem dado indícios de que um R8 elétrico poderia acontecer um dia na futura plataforma SSP do Grupo VW. O novo hardware pode ser adaptado para "carros icônicos - carros esportivos e assim por diante". Talvez isso também signifique que o TT voltará um dia? Veremos.

Audi R8 E-Tron

Audi R8 E-Tron

Lembremos que a Audi já fez um R8 elétrico. No entanto, foi um fracasso comercial, pois o R8 E-Tron foi descontinuado depois de menos de 100 unidades vendidas. Ele foi lançado no Salão do Automóvel de Genebra de 2015 e ficou disponível por apenas cerca de um ano na Europa, onde seu preço era de € 1 milhão (R$ 5.360.794). O supercarro elétrico um tanto obscuro não estava disponível nas concessionárias e era preciso ir até a sede da Audi para fazer um pedido.

Na verdade, ele nem sequer estava incluído no configurador, portanto, sem o marketing adequado, estava fadado ao fracasso. É claro que o preço exorbitante também não ajudou sua causa. O ideal é que a Audi tenha uma estratégia melhor para um novo R8 elétrico, que esperamos que não custe sete dígitos. O elegante PB18 E-Tron sugeriu as perspectivas de um R8 sem motor de combustão, embora esse conceito já tenha quase quatro anos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com