Lançamento de peso dentro do calendário de novidades da Fiat para 2024, a nova geração do icônico Panda acaba de ter detalhes revelados em imagens de patente. As fotos vazaram através da imprensa italiana e mostram sem qualquer disfarce o design do agora ex-segredo da Stellantis. A apresentação oficial do modelo acontecerá no dia 11 de julho e fará parte das comemorações do aniversário de 125 anos da Fiat.
Quando chegar ao mercado, o Panda 2025 desempenhará papel de destaque no portfólio da Fiat e terá importância comercial estratégica. Nascerá inicialmente apenas como elétrico e terá a missão de representar a marca no concorrido segmento de EVs de entrada, rivalizando principalmente com modelos chineses. Para tanto, terá preços competitivos, ampla autonomia e pacote recheado de equipamentos.
O design, como visto nas imagens, guarda inspiração direta no conceito Fiat Centoventi apresentado no Salão de Genebra de 2019. As linhas gerais são bem retilíneas e a carroceria quadrada remete à primeira geração do Panda. Os faróis têm delineadores de LED na parte interna e são conectados por uma linha com entalhes oblíquos no lado esquerdo, em referência ao antigo emblema da marca. Junto com novo Panda, inclusive, a Fiat apresentará uma nova interpretação de seu logotipo.
A produção será concentrada na fábrica de Kragujevac, na Sérvia, que está atualmente em processo de modernização produzir veículos elétricos. Não à toa, o Panda 2025 estreará unicamente como elétrico, deixando o Panda atual como opção equipada com motores a gasolina. O modelo antigo, inclusive, será reestilizado e deverá seguir em produção na fábrica de Pomigliano, na Itália, até 2026.
O Panda 2025 é primo direto do Citroën C3 de nova geração apresentado recentemente na Europa e será posicionado como 'cross-hatchback'. Mecanicamente, compartilhará com o francês a plataforma global Smart Car, que é uma versão simplificada da arquitetura CMP (Common Modular Platform). O conteúdo técnico do Panda provavelmente será o mesmo do C3, ou seja, motor elétrico no eixo dianteiro com potência de 83 kW (113 cv) e bateria com capacidade de 44 kWh para autonomia de 320 km.
Fiat Panda atual continuará em produção até 2026
No ano passado, a Fiat declarou que deverá unificar as linhas da Europa e do Brasil como forma de melhorar os índices de rentabilidade e acabar com o atual regionalismo. Nas palavras do CEO Olivier François, “não há como a Fiat se tornar regularmente lucrativa se não fundirmos nossas linhas europeias e sul-americana”. Diante disso, fica a possibilidade de que o Panda vire uma opção para o nosso mercado como sucessor dos modelos Argo e Uno.
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