Lançado em outubro de 2021 como primeiro SUV da Fiat totalmente criado e projetado em solo brasileiro, o Pulse acaba de alcançar a marca de 100.000 unidades vendidas no Brasil. O desenvolvimento foi inteiramente tocado no Polo Automotivo Stellantis em Betim (MG), onde o modelo também é produzido. Na prática, o Pulse foi primeiro veículo da Fiat baseado na plataforma MLA, considerada uma evolução da base MP1 do Argo.

Das 100.000 unidades comercializadas desde o lançamento, 86.000 foram vendidas só no ano passado. O Pulse cresceu 43% na comparação com o ano anterior e teve em 2023 seu melhor ano no Brasil. No geral, alcançou 11% de participação no segmento de B-SUVs, onde concorre com Volkswagen Nivus e, em breve, rivalizará também com o Renault Kardian.

Fiat Pulse Abarth (teste BR)

Atualmente, o Pulse é oferecido nas versões Drive, S-Design, Audace e Impetus, além da esportiva Abarth. Oferece de série, dependendo da configuração escolhida, equipamentos como ar-condicionado digital automático, central multimídia de 8,4 polegadas (10,1” na versão topo de gama), integração Android Auto e Apple CarPlay sem fio, quatro airbags, controle de tração e estabilidade, TC+ e faróis e lanternas de LEDs.

Sob o capô, as versões mais caras têm motor 1.0 turboflex com três cilindros, injeção direta de combustível, tecnologia MultiAir e bloco de alumínio. O propulsor entrega 130 cv de potência com etanol e 125 cv com gasolina, além de 20,4 kgfm de torque com ambos os combustíveis (disponíveis a partir de 1.750 rpm).

Comparativo: Honda City Hatchback Touring vs. Fiat Pulse Impetus

Já a opção de mais barata Drive utiliza o conhecido 1.3 Firefly, amplamente usado na gama Fiat e capaz de entregar 98/107 cv e até 13,7 kgfm de torque. Pode vir associado ao câmbio manual de 5 marchas ou à transmissão CVT. De forma exclusiva, a variante Abarth tem motor 1.3 turbo T270 de 185 cv e 27,5 kgfm, trocando a transmissão CVT por uma automática de 6 marchas com conversor de torque.

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