Royal Enfield apresenta Classic 350 flex, mas não roda com nosso etanol

Novidade apareceu na Índia e, visualmente, ganhou apenas pintura exclusiva

Royal Enfield Classic 350 flex dianteira Royal Enfield Classic 350 flex dianteira

Desde 2022, a Índia vem preparando o terreno para o uso de etanol em seu mercado. Algumas das medidas incluem a adição gradual do combustível vegetal na gasolina com os mesmos moldes do Brasil, além da introdução do E85 como opção. Trata-se de uma mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina.

Em tese, é uma solução para eliminar dificuldades de partida a frio, mas, como os franceses estão descobrindo, nem sempre é o suficiente. A Índia, porém, é um país menos frio em grande parte de seu território. Agora, durante o Bharat Mobility Global Expor em Delhi (IND), algumas marcas de moto estão mostrando os primeiros modelos flex.

A Honda já tinha mostrado a tecnologia Flex One brasileira para suas motos na Índia. Agora, foi a vez de a Royal Enfield revelar uma Classic 350 capaz de rodar com E85, gasolina ou qualquer proporção de mistura dos dois combustíveis. Além do sistema de alimentação nada mudou. Porém, a marca exibiu a moto no evento indiano com pintura exclusiva mesclando verde e vermelho.

De acordo com a Autocar India, a escolha da Classic 350 para estrear o sistema flex da Royal Enfield deu-se por ser um dos modelos mais populares no mercado indiano. Porém, seu propulsor e plataforma são compartilhados com diversas outras motos, como Meteor 350 e Hunter 350, por exemplo.

Antes de se animar com a possibilidade de a Royal Enfield oferecer suas motos com tecnologia flex também no Brasil, vale lembrar que a marca ainda não fez nenhuma confirmação a respeito para cá. Além disso, há um obstáculo técnico bastante relevante. O modelo indiano é feito para rodar no máximo com os 85% de etanol do E85 indiano. Esta configuração de combustível não é oferecida no Brasil. Nosso etanol hidratado é mais puro e exige calibrações específicas para cá.

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